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Lenimar
Nunes de Andrade
Quadrados
mágicos têm intrigado matemáticos, cientistas e curiosos por séculos.
O exemplo conhecido mais antigo é o Loh-Shu, encontrado na China.
Uma
abordagem algébrica Um
quadrado mágico de ordem n pode ser definido
como sendo uma matriz
A
constante M
pode ser facilmente calculada em função de
n.
Para isso, basta observar que a soma das
n
linhas da matriz é igual a
À
primeira vista pode parecer que há uma infinidade de quadrados mágicos
de ordem 3, bastando para isso atribuirmos valores inteiros às variáveis
a
e b. Mas isso deve ser
feito levando em conta que os valores obtidos devem ser inteiros não
repetidos no intervalo
Cada
um desses oito quadrados pode ser obtido a partir de qualquer um dos
outros através de operações de troca de linhas, troca de colunas ou
transposição de matrizes. Nesse caso, dizemos que os quadrados são idênticos
e que existe um único quadrado mágico de ordem 3.
As
técnicas de construção de quadrados mágicos são divididas em três
classes. Existem técnicas específicas para quadrados mágicos de ordem
ímpar, outras para os de ordem par e não múltipla de 4 e outras para os
de ordem múltipla de 4. 2.1
Quadrados mágicos de ordem
ímpar Uma
das técnicas mais conhecidas para construção de quadrados mágicos de
ordem ímpar é o método de Kraitchik
(1942). Esse método está descrito na RPM
39, na segunda metade da página 20. 2.2
Quadrados mágicos de ordem n par e não múltipla
de 4 Uma
técnica simples para construção desse tipo de quadrado é conhecida
como técnica de Conway ou método
“LUX”. Se
Supondo
cada letra L, U
ou X
no centro de um quadrado
Os
quadrados mágicos com ordens n múltiplas de 4 são
os de construção mais fácil. Basta preencher a primeira linha com
inteiros de 1 a n,
a segunda linha de
Em
geral, é um problema ainda não resolvido o cálculo da quantidade de
quadrados mágicos de uma determinada ordem.
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Referências:
Apesar de existirem muitos livros de Matemática recreativa sobre
quadrados mágicos, as informações aqui utilizadas foram obtidas via
Internet. Existem dezenas de endereços na rede mundial sobre esse
assunto. Dois deles, situados no Japão e nos Estados Unidos,
respectivamente, são: http://www.pse.che.tohoku.ac.jp/~msuzuki/MagicSquare.html
e
Mais
interessante, porém, é que um cavalo (do jogo de xadrez), começando seu
movimento em L a partir da casa
1, pode percorrer todas as 64 casas na ordem numérica. |