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Uma
questão que se discute rotineiramente trata do comportamento do gráfico
da função quadrática
, com
a, b,
c
IR
e
, quando se varia um dos
coeficientes. Neste
artigo pretende-se, com o auxílio do computador, observar o comportamento
dos vértices das famílias de parábolas obtidas quando são fixados dois
dos coeficientes a,
b
ou c, e variando-se o terceiro. Para observar esse comportamento,
utilizou-se o software Winplot,
disponível na Internet. O uso do computador, que possibilita traçar
rapidamente os gráficos, permite inferir o que acontece com os vértices
das parábolas da família. Em seguida, procura-se demonstrar
algebricamente as propriedades observadas. Abre-se, assim, uma nova
perspectiva: a de observar inicialmente propriedades via computador para,
posteriormente, buscar-se as demonstrações.
Para
elaborar os gráficos no Winplot, tomou-se o caso particular da família
de parábolas dada pela equação
. Observa-se na figura a seguir que os vértices das parábolas sugerem
uma reta paralela ao eixo Oy.
Logo,
os vértices estão sobre a reta paralela ao eixo
Oy
cuja equação é
. Reciprocamente, cada ponto
da reta
é vértice de uma parábola
Para
elaborar os gráficos no Winplot, tomou-se o caso particular da família
de parábolas dada pela equação
. Alguns gráficos obtidos
variando-se b
estão na figura a seguir.
Os vértices das parábolas sugerem uma outra parábola com a concavidade contrária às concavidades das parábolas da família dada. De fato, considerando-se as expressões para as coordenadas dos vértices dadas em (1) e substituindo, na expressão de , b Logo,
o lugar geométrico dos vértices das parábolas obtidas, fixados
a
e c,
variando b, é uma parábola de
equação
. Neste caso também temos que cada ponto
da parábola de equação
é vértice da parábola
, para
.
De
fato, consideremos o vértice
da parábola de equação
:
Caso
2:
Se
tem-se
e obtém-se
e substituindo-se na
expressão vértice da parábola
, para
.
Referências
bibliográficas [1] Valente, J. A. Computadores e
conhecimento. Repensando a Educação. 2a edição.
UNICAMP, 1998. [2] Moraes, M. C. O paradigma educacional emergente. Papirus, 1997. [3] http:/www.exeter.edu/~rparris
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