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Uma
questão que se discute rotineiramente trata do comportamento do gráfico
da função quadrática
Neste
artigo pretende-se, com o auxílio do computador, observar o comportamento
dos vértices das famílias de parábolas obtidas quando são fixados dois
dos coeficientes a,
b
ou c, e variando-se o terceiro. Para observar esse comportamento,
utilizou-se o software Winplot,
disponível na Internet. O uso do computador, que possibilita traçar
rapidamente os gráficos, permite inferir o que acontece com os vértices
das parábolas da família. Em seguida, procura-se demonstrar
algebricamente as propriedades observadas. Abre-se, assim, uma nova
perspectiva: a de observar inicialmente propriedades via computador para,
posteriormente, buscar-se as demonstrações.
Para
elaborar os gráficos no Winplot, tomou-se o caso particular da família
de parábolas dada pela equação
Logo,
os vértices estão sobre a reta paralela ao eixo
Oy
cuja equação é
Para
elaborar os gráficos no Winplot, tomou-se o caso particular da família
de parábolas dada pela equação
Os
vértices das parábolas sugerem uma outra parábola com a concavidade
contrária às concavidades das parábolas da família dada. De fato,
considerando-se as expressões para as coordenadas dos vértices dadas em
(1) e substituindo, na expressão de
Logo,
o lugar geométrico dos vértices das parábolas obtidas, fixados
a
e c,
variando b, é uma parábola de
equação
De
fato, consideremos o vértice
Caso
2:
Se
Referências
bibliográficas [1] Valente, J. A. Computadores e
conhecimento. Repensando a Educação. 2a edição.
UNICAMP, 1998. [2] Moraes, M. C. O paradigma educacional emergente. Papirus, 1997. [3] http:/www.exeter.edu/~rparris
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