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Prezado
professor de Matemática: Nesta
nova seção da revista pretendemos apontar erros e imprecisões que se
encontram em textos didáticos de Matemática. Não
negando a importância e as vantagens de se adotar um livro-texto, nossa
intenção é chamar sua atenção para a necessidade de examinar com espírito
crítico os textos disponíveis no mercado. Inaugurando:
as frases a seguir, assinaladas pelos marcadores e entre aspas, foram
extraídas de um texto didático para o ensino médio.
O quadro abaixo
fornece um “Exemplo de uma
relação que não é função”:
RPM:
A relação representa
sim uma função; só que ela não é injetora.
“Na função
nula a expressão
fica reduzida a
, pois
e
. O gráfico se reduz a um único ponto, que é a origem.” RPM:
O gráfico da função
nula é a reta
representada pelo eixo Ox.
RPM:
Embora a igualdade
final esteja correta, a frase leva à confusão que devemos evitar (ver na
RPM
38 o artigo Equações e inequações
com radicais do Prof. Geraldo Ávila) sobre o duplo sinal da raiz
quadrada.
“A figura mostra
um “floco de neve” da obra do artista plástico von Koch, obtido a
partir de uma seqüência de transformações feitas nos lados de um triângulo
eqüilátero.” RPM:
Helge von Koch é um matemático sueco de renome, conhecido
principalmente por seus trabalhos na teoria de sistemas com infinitas equações
lineares e na teoria de matrizes derivadas desses sistemas. A “curva de
Koch” a que o texto didático se refere foi apresentada por ele em um
artigo de pesquisa matemática em 1904.
“A medida linear
de um arco AB é o seu
comprimento, ou seja, a distância linear entre suas extremidades. A
medida angular
de um arco AB é o número
real a,
não-negativo, razão entre o arco AB
e um arco unitário u,
não-nulo e de mesmo raio.” RPM:
Você entendeu a
diferença? E,
por enquanto, ficamos por aqui.
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