Zóard A.L. Geöcze

 

     Problemas

18. Resolva o sistema de equações

20. Da cidade A partem simultaneamente um carro, uma motocicleta e uma bicicleta para a cidade B. Alcançando B, o carro retorna à cidade A e encontra a motocicleta a “a” quilômetros de B e a bicicleta a “b” quilômetros de B. A motocicleta ao chegar a B retorna também, encontrando a bicicleta a “c” quilômetros de B. Determine a distancia  AB (suponha todos os movimentos uniformes)

21. Em um triangulo ABC, os pontos médios dos lados AB, BC e CA são C1, A1 e B1, respectivamente. Construa o triangulo, sendo dados o ponto A, o centro O do circulo circunscrito ao triangulo e o ponto médio F de B1C1. Verifique que, dependendo da posição dos pontos  A, O e F, existe, ou não, solução de problema.

(As soluções devem conter: desenho, descrição da construção e sua justificativa).

  22. Colocamos 400 pontos, distintos dois a dois, no interior do cubo unitário. Prove que, entre os quatrocentos pontos, existem pelo menos 4 que estão no interior de uma esfera de raio igual a 4/23.

 

     RETIFICANDO

O problema n.º 17 da RPM, n.º 3, foi publicado com texto errado, que ora estamos retificando:

17. Inscrevemos um triangulo ABC no circulo unitário. Seja K o centro do circulo inscrito. Prove que, se KA . KB . KC = 1 então o triangulo é eqüilátero. (Olimpíada Húngara, 1982).
 

     ... e Probleminhas

1) Eu tenho três bolas: A, B e C. Pintei uma de vermelho, uma de branco e outra de azul, não necessariamente nesta ordem. Somente uma das seguintes afirmações é verdadeira:

A é vermelha

B não é vermelha

C não é azul

Qual é a cor de cada bola?

Alice, Beatriz, Célia e Dora apostaram uma corrida.

Alice disse: Célia ganhou; Beatriz chegou em 2º lugar.

Beatriz disse: Célia chegou em 2º lugar e Dora em 3º .

Célia disse: Dora foi a última, Alice a segunda.

Cada uma das meninas disse uma verdade e uma mentira. Quem ganhou a corrida?


2) Recebi um cartão onde estavam impressas 4 afirmações

Neste cartão exatamente uma sentença é falsa.

Neste cartão exatamente duas sentenças são falsas.

Neste cartão exatamente três sentenças são falsas.

Neste cartão exatamente quatro sentenças são falsas.

Quantas dessas afirmações são falsas?

3) Um lógico quis saber da enigmática senhora que estava ao seu lado qual era a idade dos seus 3 filhos. Houve o seguinte diálogo:

S: O produto de suas idades é 36.

L: ?

S: A soma de suas idades é o número daquela casa aí em frente.

L: ?

S: O mais velho toca piano.

L: Ah! Agora eu sei quais são as idades.

Quais são as idades dos 3 filhos?

(Ver respostas no final desta seção )
 

     Soluções dos problemas propostos na RPM, n.º 3.º, 2.º semestre de 1983:

13. Uma calculadora científica com diversos circuitos danificados só está fazendo adições, subtrações, multiplicações e divisões, e calculando as funções trigonométricas seno e cosseno, diretas e inversas. Como podemos obter a raiz quadrada de um número x (x ³ 0) com esta calculadora usando um número finito de operações? (Isto é, por processo não iterativo) (Sugestão do Professor Joy Ramos Marin, São Paulo, SP)

 Solução 1:

 


Aroldo de Oliveira
Rio de Janeiro – RJ

 Solução 2:

Seguem as operações:

 


Eduardo Wagner
Rio de Janeiro – RJ

14. A executa um trabalho em “m” vezes mais tempo que B e C juntos, B executa o mesmo trabalho e “n” vezes mais tempo que A e C juntos. Quantas vezes mais tempo é necessário para C executar o trabalho do que A e B juntos?

1ª Solução: (Usando recursos da Matemática de 2º Grau)

Seja x o tempo necessário para A realizar um certo trabalho e y  o tempo que B leva para realizar o mesmo trabalho. Então A e B juntos realizam o mesmo trabalho no tempo dado pela expressão

 

Se z é o tempo gasto por C para realizar o mesmo citado trabalho, temos, em conta do enunciado:

                                   

onde p é o valor solicitado no problema.

Vamos supor, o que, aliás, é natural x > 0, y > 0 e z > 0. Assim, temos um sistema linear homogêneo em:

X = yz                                        Y = xz      Z = xy

mX + Y + Z = 0

X – nY + Z = 0

X + Y – pZ = 0

Como devemos ter X, Y, Z > 0

 

Ou                                                    (mn – 1)p = m + n + 2

O número mn –1 não pode ser 0, pois caso contrário vem X + Y + Z = 0, o que seria absurdo, então

 

 

2ª Solução: (Usando recursos de Matemática do 1º Grau)

Usando as notações já introduzidas, temos

        

e substituindo x na 2ª e y na 1ª equação, após alguns cálculos vem:

(mn – 1)z = (n + 1)x = (m + 1)y,

de onde tiramos

como mn – 1 ¹ 0 (1ª Solução):

realizar o mesmo trabalho.

Solução apresentada pelo Prof. João Lineu Amaral Prado, que ainda enviou uma terceira solução, e generalização do problema. 

 

João Lineu do Amaral Prado
Jaú – SP

15. Determine, sem usar tabela ou máquina de calcular, quanto vale o ângulo agudo X, se

 

Solução:

Usamos as fórmulas de transformação para radicais duplos:

 

se A2 – B = C2

 

.

Considere, o triângulo da figura:

Aqui

 a2 + a – 1 = 0

A raiz positiva desta é

 

logo, X = 18º

Resumo de diversas soluções.

 

16. Resolva o sistema de equações

 

Solução:

Em primeiro lugar x = y = 0 é claramente solução, e vamos supor que existem soluções x, y diferentes de 0. Neste caso x > 0, y > 0 e ainda x > y.

Então por (2)

 

Resumo de diversas soluções.

   

Relação dos leitores que enviaram soluções dos problemas 13 – 16 do nº 3 da RPM (em ordem de chegada):  

Antonio Leonardo P. Pastor (SP) – 15

Luís Antônio Ponce Alonso (SP) – 14, 16

Antonio Ferreira Sobrinho (SP) – 15

Wilson Massaro (SP) – 13 a 16

Eduardo Wagner (RJ) – 13 a 17

Francisco A. Martins da Costa (CE) – 16

Antonio Roberto Alves Andrade (SP) – 16

José Roberto Faiolo da Silva (GO) – 15

Nelson Amauri Pereira (SP) – 15

Herval Paccola (SP) – 13 a 16

Sidneia Regina Goia (SP) – 14, 16

Carlos A. S. de Oliveira Fabin (PE) –16

Roberto P. Chagas e Graciema D’Ávila Roscoe Santoro (MG) – 13 a 16

Jaibis Freitas de Sousa e Antonio Aparecido (BA) – 16

Frederico Heyden (SP) – 15, 16  

Francisco Jonas F. da Silva (CE) – 16

José Hernandez (SP) – 15, 16

Jairo O. Mascarenhas (BA) – 13, 14

Masaiti Sekiune (SP) – 14 a 16

Mauri R. Oliveira (MG) – 15, 16

Sebastião M. dos Santos (MG) – 14 a 16

Mario A. Casarim Junior (SP) – 13 a 16

Luiz H. de Figueredo (RJ) – 13, 14, 16

Milton de Paula Garcia (SP) – 14 a 16

Manuel E. Rocha de Azevedo (RN)–15,16

Jairo Padilha de Sousa (SP) – 15, 16

José Renato Carneiro e Carneiro (SP) – 15

João Carlos Gussi (SP) – 14 a 16

Aroldo de Oliveira (RJ) – 13 a 16

Alberto Hassen Raad (MG) – 13 a 16

Nilo Sá Silva Thé (PE) – 13 a 16

Ivan Costa Cavalcante (CE) – 15, 16

Jaibis Freitas de Sousa (BA) – 15

Deira Alesia Vicentini Villen (SP) – 16

Amadeu C. de Almeida (RJ) – 14 a 16

Leila Deixum Franzini (PR) – 15, 16

Célio Goulart Meira (RJ) – 15

João L. do Amaral Prado (SP) – 13 a 16

Carlos Jeremias Klein (SP) – 14 a 16

 

Esta soluções chegaram até o dia 20 de março de 1984. Continuaremos a publicar o nome das pessoas que enviarem soluções corretas.

O problema nº 17 foi proposto com texto errado. Dois leitores reconheceram o erro e enviaram a solução correta. Por isto o nome deles consta na relação.

O problema nº 17 está sendo proposto outra vez neste número.

 

 RELAÇÃO COMPLEMENTAR

As soluções dos problemas 9, 10, 11, 12 foram enviadas ainda pelo Prof. Alberto Hassen Raad – MG.

Respostas dos probleminhas

1.    A: azul
B: vermelha
C: branca

2.    1º: Célia
2º: Alice
3º Dora
4º Beatriz

3.    Três

4.    2, 2, 9