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A RPM, considerando de
interesse de seus leitores, selecionou alguma
questões do ENEM, realizado em todo o Brasil, em agosto/98. As questões
aqui publicadas são as que envolvem
raciocínio matemático e análise de gráficos.
Observe nas questões 1 e 2 o que foi feito para colocar bolinhas de gude de 1 cm de diâmetro numa caixa cúbica com 10 cm de aresta. 01 Uma pessoa arrumou as bolinhas em camadas superposta iguais, tendo assim empregado: (A) 100 bolinhas. (B) 300 bolinhas. (C) 1 000 bolinhas. (D) 2 000 bolinhas. (E) 10 000 bolinhas.
02 Uma segunda pessoa procurou encontrar outra maneira de arrumar as bolas na caixa achando que seria uma boa idéia organizá-las em camadas alternadas, onde cada bolinha de uma camada se apoiaria em 4 bolinhas da camada inferior, como mostra a figura. Deste modo, ela conseguiu fazer 12 camadas. Portanto, ela conseguiu colocar na caixa: (A) 729 bolinhas. (B) 984 bolinhas. (C) 1 000 bolinhas. (D) 1 086 bolinhas. (E) 1 200 bolinhas.
10 A sombra de uma pessoa que tem 1,80 m de altura mede 60 cm. No mesmo momento, a seu lado, a sombra projetada de um poste mede 2,00 m. Se, mais tarde, a sombra do poste diminuiu 50 cm, a sombra da pessoa passou a medir: (A) 30 cm (B) 45 cm (C) 50 cm (D) 80 cm (E) 90 cm
Um estudo sobre o problema do desemprego na Grande São Paulo, no período 1985-1996, realizado pelo SEADE-DIEESE, apresentou o seguinte gráfico sobre taxa de desemprego.
15 Pela análise do gráfico, é correto afirmar que, no período considerado, (A) a maior taxa de desemprego foi de 14%. (B) a taxa de desemprego no ano de 1995 foi a menor do período. (C) a partir de 1992, a taxa de desemprego foi decrescente. (D) no período 1985-1996, a taxa de desemprego esteve entre 8% e 16%. (E) a taxa de desemprego foi crescente no período compreendido entre 1988 e 1991.
Um armazém recebe sacos de açúcar de 24kg para que sejam empacotados em embalagens menores. O único objeto disponível para pesagem é uma balança de 2 pratos, sem os pesos metálicos. 18 Realizando uma única pesagem, é possível montar pacotes de: (A) 3kg (B) 4kg (C) 6kg (D) 8kg (E) 12kg
19 Realizando exatamente duas pesagens, os pacotes que podem ser feitos são os de: (A) 3kg e 6kg (B) 3kg, 6kg e 12kg (C) 6kg, 12kg e18kg (D) 4kg e 8kg (E) 4kg, 6kg e 8kg> Em um concurso de televisão, apresentam-se ao participante 3 fichas voltadas para baixo, estando representada em cada uma delas as letras T, V e E. As fichas encontram-se alinhadas em uma ordem qualquer. O participante deve ordenar as fichas ao seu gosto, mantendo as letras voltadas para baixo, tentando obter a sigla TVE. Ao desvirá-las, para cada letra que esteja na posição correta ganhará um prêmio de R$ 200,00. 20 A probabilidade de o participante não ganhar qualquer prêmio é igual a: (A) 0 (B) 1/3 (C) 1/4 (D) 1/2 (E) 1/6
21 A probabilidade de o concorrente ganhar exatamente o valor de R$400,00 é igual a: (A) 0 (B) 1/3 (C) 1/2 (D) 2/3 (E) 1/6 No quadro abaixo estão as contas de luz e água de uma mesma residência. Além do valor a pagar, cada conta mostra como calculá-lo, em função do consumo de água (em m3) e de eletricidade (em kWh). Observe que, na conta de luz, o valor a pagar é igual ao consumo multiplicado por um certo fator. Já na conta de água, existe uma tarifa mínima e diferentes faixas de tarifação.
22 Suponha que, no próximo mês, dobre o consumo de energia elétrica dessa residência. O novo valor da conta será de: (A) R$ 55,23 (B) R$ 106,46 (C) R$ 802,00 (D) R$ 100,00 (E) R$ 22,90
23 Suponha agora que dobre o consumo d'água. O novo valor da conta será de: (A) R$ 22,90 (B) R$ 106,46 (C) R$ 43,82 (D) R$ 17,40 (E) R$ 22,52 24 Dos gráficos abaixo, o que melhor representa o valor da conta de água, de acordo com o consumo, é:
I. numa bicicleta que tenha duas coroas dianteiras e cinco traseiras, temos um total de dez marchas possíveis onde cada marcha representa a associação de uma das coroas dianteiras com uma das traseiras. II. em alta velocidade, convém acionar a coroa dianteira de maior raio com a coroa traseira de maior raio também. III. em uma subida íngreme, convém acionar a coroa dianteira de menor raio e a coroa traseira de maior raio. Entre as afirmações acima, estão corretas: (A) I e III apenas. (B) I, II e III (C) I e II apenas. (D) II apenas. (E) III apenas. Uma escola de ensino médio tem 250 alunos que estão matriculados na 1a, 2- ou 35 série. 32% dos alunos são homens e 40% dos homens estão na 1â série. 20% dos alunos matriculados estão na 3- série, sendo 10 alunos homens, dentre os alunos da 2- série, o número de mulheres é igual ao número de homens. A tabela abaixo pode ser preenchida com as informações dadas:
(A) 100 (D) 200 (B) 135 (E) 220 (C) 150
51 A percentagem de entrevistados que declararam estar assistindo à TvB é aproximadamente igual a: (A) 15% (D) 27% (B) 20% (E) 30% (C) 22%
No início deste século, com a finalidade de possibilitar o crescimento da população de veados no planalto de Kaibab, no Arizona (EUA), moveu-se uma caçada impiedosa aos seus predadores - pumas, coiotes e lobos. No gráfico abaixo, a linha cheia indica o crescimento real da população de veados, no período de 1905 a 1940; a linha pontilhada indica a expectativa quanto ao crescimento da população de veados, nesse mesmo período, caso o homem não tivesse interferido em Kaibab.
Para explicar o fenômeno que ocorreu com a população de veados após a interferência do homem, o mesmo estudante elaborou as seguintes hipóteses e/ou conclusões: I. lobos, pumas e coiotes não eram, certamente, os únicos e mais vorazes predadores dos veados; quando estes predadores, até então desapercebidos, foram favorecidos pela eliminação de seus competidores, aumentaram numericamente e quase dizimaram a população de veados. II. a falta de alimentos representou para os veados um mal menor que apredação. III. ainda que a atuação dos predadores pudesse representar a morte para muitos veados, a predação demonstrou-se um fator positivo para o equilíbrio dinâmico e sobrevivência da população como um todo. IV. a morte dos predadores acabou por permitir um crescimento exagerado da população de veados, isto levou à degradação excessiva das pastagens, tanto pelo consumo excessivo como pelo seu pisoteamento. O estudante, desta vez, acertou se indicou as alternativas:
Em uma prova de 100 m rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir:
59 Baseado no gráfico, em que intervalo de tempo a velocidade do corredor é aproximadamente constante? (A) Entre 0 e 1 segundo. (B) Entre 1 e 5 segundos. (C) Entre 5 e 8 segundos. (D) Entre 8 e 11 segundos. (E) Entre 12 e 15 segundos.
60 Em que intervalo de tempo o corredor apresenta aceleração máxima? (A) Entre 0 e 1 segundo. (B) Entre 1 e 5 segundos. (C) Entre 5 e 8 segundo. (D) Entre 8 e 11 segundos.
(E) Entre 9 e 15 segundos. A tabela a seguir registra a pressão atmosférica em diferentes altitudes, e o gráfico relaciona a pressão de vapor da água em função da temperatura.
A temperatura de ebulição será: (A) maior em Campos do Jordão. (B) menor em Natal. (C) menor no Pico da Neblina. (D) igual em Campos do Jordão e Natal. (E) não dependerá da altitude.
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