|
|
||||
Considerando vários pedidos de leitores, a RPM resolveu publicar uma solução do Problema 3 da seção Olimpíadas da RPM 37. O problema é o seguinte: Existem quatro botes numa margem de um rio, seus nomes são Oito, Quatro, Dois e Um, porque essas são as quantidades de horas que demora cada um deles para cruzar o rio. Pode-se atar um bote a outro, porém não mais de um, e então o tempo que demoram para cruzar é igual ao do mais lento dos botes. Um só marinheiro deve levar todos os botes até à outra margem do rio. Qual é a menor quantidade de tempo que precisa para completar o translado? Vamos observar inicialmente que para levar quatro botes para a outra margem o barqueiro terá que cruzar o rio cinco vezes. Em três dessas viagens ele estará conduzindo barcos e duas serão viagens de retorno. Em uma das viagens (aquela na qual ele leva o barco mais lento) ele gasta oito horas. Se admitirmos que nessa viagem ele consegue também levar o barco Quatro, sem precisar retornar com nenhum dos dois, sobram quatro viagens (duas de ida e duas de volta) a serem realizadas com os barcos Um e Dois. Conclui-se que o barco Dois deve ir duas vezes (e portanto retornar uma), o que consome mais seis horas. Com o outro retorno sendo feito pelo barco Um, teremos o tempo total mínimo de quinze horas. Para que seja possível realizar o transporte nesse tempo, dois pontos importantes devem ser observados: 1. Os dois botes mais lentos têm que atravessar juntos.
2.
Nenhum
deles pode retornar. Para que essas duas condições sejam satisfeitas é preciso que, no instante em que o barqueiro leva os dois botes mais lentos, os dois mais rápidos estejam um em cada margem do rio. Com essas observações fica fácil montar a solução do problema.
Primeiro
passo
- Leva os
barcos Um e Dois para a outra margem.
Segundo
passo
- Volta
com o barco Um para a margem inicial.
Terceiro
passo
- Leva os
barcos Oito e Quatro para a outra margem.
Quarto
passo
- Volta
com o barco Dois para a margem inicial.
Último
passo
- Leva Um
e Dois para a outra margem. Observações: 1) O tempo total gasto não se altera se no segundo passo ele voltar com o barco Dois em vez do Um. 2) O tempo gasto pelo segundo barco mais lento é irrelevante para a solução do problema. De fato, como ele só vai uma vez e com a velocidade do barco Oito, o seu tempo poderia ser 3, 4, 5, 6 ou 7 horas.
|