Élio Mega e Eduardo Wagner
São Paulo, SP, e Rio de Janeiro, RJ

Correspondência:
RPM - Olimpíadas
Caixa Postal 66281
05315-970 São Paulo, SP

 

     A Olimpíada Brasileira de Matemática

.Em 1998, a Olimpíada Brasileira de Matemática, em sua primeira fase, contou com a participação de cerca de 40 000 alunos. Foi um imenso salto. No passado, a OBM tinha como objetivo descobrir os jovens talentos em Matemática e ajudá-los em seu desenvolvimento. Agora, com o apoio do CNPq, a Olimpíada Brasileira de Matemática tem por objetivo principal influenciar na melhoria do ensino de Matemática nas escolas do nosso país. Para perseguir esse objetivo, a OBM procura, através da proposta de solução de problemas novos e criativos, despertar nos jovens o hábito de estudar, raciocinar, e o prazer pelas situações novas e inesperadas, e sobretudo da descoberta. Por outro lado, sabemos também que pouco poderá ser feito sem a preciosa ajuda dos professores, que, na nova OBM, possuem uma grande parcela de responsabilidade. Na primeira e na segunda etapas da Olimpíada são eles que, em cada escola, aplicam e corrigem as provas dos seus alunos, organizam listas de exercícios de treinamento e freqüentemente dão aulas extras com ou sem o apoio da escola em que trabalham.

Em 1999, a Olimpíada Brasileira de Matemática pretende atingir 80 000 alunos, desde a 5 série do ensino fundamental até a 3 série do ensino médio. As datas e as características das provas são:

Primeira fase: 12 de junho

1.° nível (5 e 6 séries/ ensino fundamental) - Prova de múltipla escolha com 20 questões.

2 nível (7.ª e 8 séries/ ensino fundamental) - Prova de múltipla escolha com 20 questões.

3 nível (1.ª a 3 séries/ ensino médio) - Prova de múltipla escolha com 25 questões.
 

Segunda fase: 28 de agosto

1 nível - Prova discursiva com 6 problemas.

2° nível - Prova discursiva com 6 problemas.

3 nível - Prova discursiva com 6 problemas.
 

Terceira fase: 23 de outubro

l nível - Prova discursiva com 5 problemas.

2 nível - Prova discursiva com 5 problemas,

3 nível - Prova discursiva com 3 problemas.

Terceira fase: 24 de outubro

3 nível - Prova discursiva com 3 problemas.

Para participar, o colégio deve fazer o seu cadastramento. Para isso basta escrever para a secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática no endereço: Estrada Dona Castorina 110, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, 22460-320. Também é possível obter informações sobre o cadastro pelo telefone

(021) 529-5077, fax (021) 529-5023 ou pelo e-mail:obm@impa.br.

Os colégios cadastrados passarão a receber todas as informações sobre olimpíadas de Matemática, cartazes de divulgação e material de treinamento.

 

     Visite o site da Olimpíada Brasileira de Matemática

No endereço da internet www.obm.org.br existem muitas informações sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática: provas dos dois anos passados com soluções, resultados, problemas de treinamento, "links" para outros países, cadastramento direto e diversas outras coisas. Consulte-o e envie suas críticas e suas observações.

 

     A revista EUREKA!

A SBM — Sociedade Brasileira de Matemática está editando uma nova revista. A Eureka! Essa revista, que já tem três números publicados, é dedicada a alunos e professores interessados em problemas de Matemática. Cada número possui material bastante variado: informações e problemas das olimpíadas internacionais, problemas de treinamento para a OBM com soluções, artigos diversos, curiosidades matemáticas, problemas propostos para os leitores, e muito mais.

A revista Eureka! é distribuída gratuitamente aos colégios cadastrados. Entretanto, qualquer professor pode receber a Eureka! em casa por apenas R$ 10,00 por ano (três números anuais). Basta escrever para a secretaria da OBM no Rio de Janeiro e solicitar sua assinatura.

A Eureka! deseja também receber contribuições para os próximos números. Problemas interessantes e técnicas de resolução, artigos, sugestão de problemas para treinamento dos alunos em diversos níveis, perguntas, dúvidas, etc.