COLEÇÕES:
O Prazer da Matemática
Aprender/Fazer Ciência
Ciência Aberta

Editora Gradiva
 

      Coleção: O Prazer da Matemática

A caixa de pandora da matemática - Brian Bolt

É uma coleção de 140 desafios, com 134 páginas, quebra-cabeças e passatempos, concebidos para motivar o interesse pela Matemática. Dentre eles o leitor encontrará problemas com peças dominadas minós, sugestões para construção de dispositivos mecânicos para trissectar um ângulo, desafios numéricos e outros. Na resolução dos problemas o autor procura explorar vários conceitos matemáticos.

Dicionário de números interessantes e curiosos - David Wells

Interessante obra, de 202 páginas, que conta fatos curiosos e um pouco da história de vários números, tais como números triangulares, amigos, cúbicos, irracionais, perfeitos, números de Fibonacci, razão áurea, etc. Algumas referências são bem detalhadas e dão margem à elaboração de várias atividades para aulas de Matemática. Recentemente a editora publicou do mesmo autor Dicionário curioso de geometria.

Roda, vida e outras diversões matemáticas - Martin Gardner

Em 22 capítulos, Gardner explora com linguagem envolvente e clara problemas matemáticos curiosos e desafios intrigantes tais como falácias geométricas, paradoxo das rodas de Aristóteles, truques mágicos envolvendo números, problemas com combinatória, grafos, etc. Todos os desafios possuem resolução comentada do autor.

 

     Coleção: Aprender/Fazer Ciência

Pense num número - Malcom Lines

Esse livro, com 229 páginas, conta a história de alguns famosos problemas com os quais os matemáticos se depararam desde a antiguidade até nossos dias, e suas implicações mais recentes. Temas como criptografia, caos, fractais, quinto postulado de Euclides, seqüência de Fibonacci, congruência numérica e outros são tratados de forma bastante clara e didática.

 

     Coleção: Ciência Aberta

Os problemas da Matemática - lan Stewart

Nesse excelente relato, de 274 páginas, do que é a Matemática Moderna e suas raízes, lan Stewart, um dos divulgadores mais dotados para descrever a Matemática em linguagem acessível, explora vários problemas relacionados a números complexos, paradoxos, enumerabilidade, caos, fractais, geometrias não-euclidianas, números primos, lógica, etc.

Objectos Fractais - Benott Mandelbrot

O que são objetos fractais? Ninguém melhor do que Mandelbrot, importante pesquisador dessa área, para explicar o tema. O livro, com 296 páginas, reúne dois ensaios introdutórios sobre a geometria fractal e suas aplicações, um deles de importância histórica por ter sido a primeira exposição do autor sobre o assunto e o segundo abordando os impactos da linguagem fractal na arte popular e na Matemática Pura.

O último teorema de Fermat - Amir D. Aczel

Uma excelente história resumida dos bastidores que envolveram ao longo dos séculos um dos mais famosos problemas da Matemática, até sua demonstração em 1995. O livro, com 128 páginas, é de leitura extremamente agradável e pode ser lido como se fosse um romance. Apesar de semelhante apresentação, não confundir esse livro com O último teorema de Fermat, de Simon Singh, lançado recentemente pela Editora Record, RJ.

A Gradiva é uma editora de Portugal que dedica boa parte de suas publicações à divulgação da ciência de modo geral, e em particular da Matemática. Muitos dos livros editados são preciosas referências de divulgação matemática de importantes autores como Martin Gardner ou lan Stewart. A maneira mais simples para conhecer e adquirir publicações da editora é via internet no endereço www.gradiva.pt. mas existe ainda a possibilidade de solicitação de catálogo e compra de livros via correio pelo endereço: Rua Almeida e Sousa, 21 - r/c Esq.° 1350-Lisboa   Portugal   (Fax:351-395-3471)

José Luiz Pastore Mello
São Paulo

 

FUNÇÕES
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Grau. 2 Grau. Modular

Glaciete Jardim Zago e 
Walter António Sciani

Série Matemática
Editora Érica, 1996

 

Fiquei agradavelmente surpresa ao me deparar com esse pequeno livro que apresenta as funções polinomiais de uma variável real de 1.° e 2.° graus e a função modular. O estudo feito prioriza a interpretação gráfica das funções, o que torna o estudo de sinais, intervalos de crescimento e decrescimento, pontos de máximo ou mínimo, etc, mais "visual", além da motivação dada por exemplos de funções que descrevem situações da vida real.

O que mais me agradou no livro foi o estudo das funções polinomiais do 2.° grau. Deslocando-se a parábola "básica" y = x2 para cima ou para baixo desenham-se as parábolas y = x2 a e, deslocando-se para a direita ou esquerda, desenham-se as parábolas  y = (x a)2  .

Compondo-se os dois movimentos é possível desenhar o gráfico de qualquer função polinomial do 2.° grau, y = x2 + x + , pois ela pode sempre ser escrita na forma  y = (x a)2 +b .

Desse modo obtêm-se trivialmente as coordenadas do vértice   V = (a, b)  e os valores (se existirem) x = a ± , que anulam y, mostrando o significado gráfico das raízes.

Assim, a obtenção da fórmula de resolução da equação do 2.° grau (conhecida como fórmula de Bhaskara), pelo completamento do quadrado, escrevendo  y = x2 + x + = (x a)2+b,  fica muito natural - é a maneira que se deve  escrever a função para poder desenhar a parábola e obter as raízes e as coordenadas do vértice. Aqui o livro falha, por não explicitar essa observação na dedução da fórmula.

Também o estudo de sinais, ou seja, a solução das ineqüações do 2.° grau fica muito mais didática através da análise gráfica.

Considero o método descrito uma opção muito importante para estudar as equações do 2.° grau, como alternativa ao que se faz usualmente, que é a determinação dos coeficientes e aplicação direta da fórmula de resolução, obtida por "graça divina", negando ao aluno o acesso à idéia que permitiu sua obtenção.

As funções modulares são apresentadas no livro, mais ou menos do mesmo modo, partindo-se da função "básica"  y = I x I.

A idéia é simples, mas trabalhando com professores do ensino fundamental e médio da cidade de São Paulo constatei que essa apresentação era desconhecida para a grande maioria deles, embora a RPM tenha publicado abordagens semelhantes várias vezes, por exemplo nos números 12, 13, 17 e 35, entre outros.

Ana Catarina P. Hellmeister
IME USP