|
|
||||
O
objetivo deste artigo é relatar nossa experiência trabalhando com
professores de Matemática do Ensino Fundamental II da rede pública,
envolvidos no Programa de Educação Continuada (PEC), um projeto conjunto
da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e da Universidade de São
Paulo – USP, além de nossa experiência em oficinas do Centro de Ensino
de Matemática da USP. A
aceitação e envolvimento dos professores participantes e a decisão de
aplicação do material concreto na sala de aula nos estimularam a
divulgar mais amplamente o trabalho. O
objetivo das atividades propostas é, inicialmente, a modelagem, através
de peças coloridas de cartolina, de expressões algébricas do primeiro e
segundo graus. A seguir, usa-se esse material para modelar a resolução
de equações do primeiro grau e fatoração de trinômios do segundo
grau. Uma
observação deve sempre ser feita quando se trabalha com material
concreto. O professor precisa estar atento quanto à necessidade dos
alunos em usá-lo, pois, para aqueles que não necessitam de atividades
com esse material para compreensão do processo algébrico, a insistência
pode ser desmotivadora.
Um
conjunto de fichas de cartolina em duas cores (que representaremos aqui em
branco e cinza) constituído por: Quadrados
pequenos (1
1) –
que representarão a
unidade: 1. Os quadrados
brancos representarão as unidades positivas e os cinza as unidades
negativas. Retângulos
– com um dos lados com a
mesma medida 1
dos quadrados pequenos e
o outro lado com uma medida qualquer, que não seja um múltiplo inteiro
da unidade escolhida. Os retângulos brancos corresponderão à incógnita
e os cinza, ao seu oposto
. Quadrados
grandes
– cujos lados devem ter
a mesma medida escolhida para o lado não unitário do retângulo
anterior; também em duas cores, o branco representando
e o cinza o seu oposto
.
Para
as atividades propostas neste artigo, é necessário que os alunos dominem
as operações com números inteiros, de preferência com representação
concreta de modo análogo ao aqui utilizado.
Trabalhamos
inicialmente com a modelagem para expressões algébricas, ou seja, vamos
escolher o conjunto de peças que representará cada uma dessas expressões
como nos exemplos a seguir.
Podemos
efetuar adição
(
) + (
) observando que
as peças de cores diferentes representam quantidades opostas e “se
anulam” aos pares.
Para
efetuar a diferença
, uma das
formas de trabalhar pode ser somando a expressão oposta, ou seja, usando
que
=
+
e
teremos
=
:
Podemos
também modelar as várias possibilidades para o produto, usando
as representações:
Usando
a propriedade uma
igualdade se mantém se efetuamos operações iguais em ambos os lados,
modelamos
a solução de uma equação do 1o grau, como nos
exemplos a seguir. É
importante que cada operação efetuada em ambos os lados da igualdade
seja acompanhada de sua representação simbólica para que, após muitos
exemplos, o estudante participante apreenda as propriedades usadas e se
liberte do material concreto, passando a resolver as equações
algebricamente. Vários professores que aplicaram a atividade em sala de
aula relatam que, de fato, é isso que acontece.
Sugerimos
ao leitor que resolva, modelando como nos exemplos, outras equações do 1o
grau cujas soluções são números inteiros.
Nesta
atividade, observando um modelo físico, os participantes podem
investigar a fatoração de um trinômio do 2o grau
, com
a, b e
c
inteiros cuja
decomposição resulta em uma expressão do tipo
com
p
e q
inteiros. O objetivo é levar à percepção das propriedades que
permitam fatorar tais expressões no nível simbólico. Para
realizar a atividade estabelecemos o seguinte: Um
trinômio do 2o grau da forma
com
a,
b e
c inteiros
e a
> 0 pode ser fatorado
se, e somente se, for possível formar um retângulo com as peças que o
representam. As dimensões do retângulo formado representam os fatores do
trinômio. Dessa
forma, voltamos à estrutura do produto modelado nos exemplos 1, 2 e 3 da
Atividade 1. Por
exemplo, os fatores de
podem ser encontrados
construindo-se um retângulo com uma peça que representa
três peças que representam
x e duas peças que
representam as unidades positivas.
Vejamos
mais alguns exemplos.
2.
O trinômio
pode ser fatorado
construindo-se o retângulo:
Depois
de muitos exemplos, os alunos que participam da atividade devem estar
aptos para responder à questão: Se
=
, quais as relações que
existem entre os números p,
q e c ? E
p,
q e b? Em
seguida devem usar essas relações para fatorar algebricamente outros
trinômios e estarão prontos para resolver equações do segundo grau
usando a fatoração para recair em equações do primeiro grau. Por
exemplo, para resolver a equação
(exemplo 3) fazemos
e então
ou
; logo,
ou
. Referências
Bibliográficas:
[1]
J. K. Bidwell. A
physical model for factoring quadratic polynomials, Math
Teacher, March, 1972. [2]
A. A. Gibb. More on physical models for factoring polynomials, Math Teacher, Feb, 1972. [3]
C. R. Hirsch. Finding factors physically, Math
Teacher, May, 1982. [4]
B. Kinach. Solving linear equations physically, Math Teacher, September, 1985. |