MEC-INEP - EXAME NACIONAL DE CURSOS 1998

PARTE A

 Questões Objetivas Comuns aos Formandos de Bacharelado e de Licenciatura  (valor: 100,0 pontos)  


     1.

A altura aproximada de um prédio de 13 andares, em metros, é:  

(A) 20   (B) 40   (C) 60   (D) 80   (E) 100

     2.

das afirmativas abaixo sobre os números naturais é FALSA. Qual é ela?

(A) Dado um número primo, existe sempre um número primo maior do que ele.

(B) Se dois números não primos são primos entre si, um deles é ímpar.

(C) Um número primo é sempre ímpar.

(D) O produto de três números naturais consecutivos é múltiplo de seis.

(E) A soma de três números naturais consecutivos é múltiplo de três.  

     3.

Assinale a única alternativa verdadeira, a respeito de números reais.

(A) A soma de dois números irracionais é sempre um  número irracional.

(B) O produto de dois números irracionais é sempre um  número racional.

(C) Os números que possuem representação decimal periódica são irracionais.

(D) Todo número racional tem uma representação decimal finita.

(E) Se a representação decimal infinita de um número é periódica, então esse número é racional.
 

 

     4.

A pressão da água do mar varia com a profundidade. Sabe-se que a pressão da água no nível do mar é de 1 atm (atmosfera) e que a cada 5 m de profundidade a pressão sofre um acréscimo de 0,5 atm. A expressão que dá a pressão  p,  em atmosferas, em função da profundidade  h,  em metros, é:

(A)       (D)        (B)        (E)         (C)        

   

     5.

O período da função  

   é:

(A)       (B)       (C)       (D)       (E)

 

     6.

Sendo a função F, definida em [-2,2], representada no gráfico acima, pode-se afirmar que a função:

(A)   é positiva em todo o domínio.

(B)   é negativa em todo o domínio.

(C)   é positiva entre –1 e 0.

(D)   é negativa entre 0 e 1.

(E)    é negativa quando é negativa.

 

     7.

Se  ,  então:

(A)         (D)    ou         (B)          (E)    e            C)  

 

     8.

Um aluno deu a solução seguinte para a inequação abaixo:

                   (1)

            (2)

                 (3)

                             (4)

                                  (5)

                                   (6)

Mas  0,  por exemplo, satisfaz a inequação  (1)  e não é maior do que 3. Assim, houve um erro na passagem de:

(A)   (1)  para  (2)       (D)   (4)  para  (5)

(B)   (2)  para  (3)        (E)   (5)  para  (6)

(C)   (3)  para  (4)     

 

     9.

A massa de material radioativo presente em uma amostra, no instante  t, é dada por
chamada de vida média do material. O tempo necessário para que a massa do material radioativo se reduza à metade (chamada de meia vida do material) é: 


     10.

 A soma de todos os múltiplos de 6 que se escrevem (no sistema decimal) com dois algarismos é:

(A)    612        (B)  648        (C)  756        (D)  810       (E)  864  

     11.

A figura abaixo mostra uma seqüência de triângulos de Sierpinski.

     Nível 0     Nível 1     Nível 2          

 ...

O processo começa no nível zero, com um triângulo eqüilátero de área 1. Em cada passo a seguir, cada triângulo eqüilátero é dividido através dos segmentos que ligam os pontos médios dos seus lados e é eliminado o triângulo central assim formado. A área que resta no nível  n  (indicada nas figuras pelo sombreado) é dada por:


 

     12.

O resto da divisão de 1212 por 5 é:

(A)  0       (B)  1       (C)  2       (D)  3       (E)  4  

     13.

Considerando o sistema

(A) a solução do sistema representa uma reta.

(B)  a solução do sistema representa um ponto.

(C)  a solução do sistema representa um      plano.

(D)  a primeira equação representa uma reta.

(E)    as duas últimas equações representam planos paralelos.

   

     14.

(A)     (B)     (C) 

(D)      (E) 

     15.

A área do triângulo isósceles da figura acima é:

     16.

Na figura acima, ABCD é um tetraedro regular. Considere R o ponto médio de BC e S o ponto médio de AD e assinale a afirmativa FALSA, a respeito dessa figura.

(A)  AR é altura do triângulo ABC.

(B)  RS é altura do triângulo ARD.

(C)  RS é mediana do triângulo BSC.

(D)  O triângulo BSC é isósceles.

(E)   O triângulo ARD é eqüilátero.  

     17.

Sobre polígonos semelhantes, assinale a única afirmativa verdadeira.

(A)  Todos os quadriláteros que possuem os 4 lados iguais entre si são semelhantes.  

(B)  Dois quadriláteros que possuem os lados respectivamente proporcionais são semelhantes.

(C)  Dois retângulos são sempre semelhantes.

(D) Se os lados de dois pentágonos são respectivamente paralelos, então eles são semelhantes.

(E)  Se os lados de dois triângulos são respectivamente paralelos, então eles são semelhantes.  

     18.

A região do plano definida por    e     é:

           (A)                           (B)                         (C)                       (D)                     (E) 

                            

 

     19.

(A) –2    (B) –1    (C) 1    (D) 2    (E) 3  
 

 

     20.

Os clientes de um banco devem escolher uma senha, formada por 4 algarismos de 0 a 9, de tal forma que não haja algarismos repetidos em posições consecutivas (assim, a senha “0120” é válida, mas “2114” não é). O número de senhas válidas é:

(A) 10 000       (C) 7 361

(B) 9 000         (D) 7 290         (E) 8 100

     21.

Quatro atiradores atiram simultaneamente em um alvo. Qual a probabilidade aproximada de o alvo ser atingido, sabendo-se que cada atirador acerta, em média, 25% de seus tiros?

(A) 100%         (C) 68%

(B) 75%           (D) 32%      (E) 25%

     22.

Assinale a opção que melhor representa um número complexo z e seu inverso 1/z.

        (A)                     (B)                     (C)                     (D)                    (E)

                    

 

     23.

 O lugar geométrico dos pontos z do plano complexo tais que a parte imaginária de z2 é igual a 1 é um(a):  

A) ponto        (B) reta         (C) circunferência           (D) parábola        (E) hipérbole

     24.

O número de raízes reais da equação   é:

(A) 0       (B) 1       (C) 2       (D) 7         (E) uma infinidade  

 

     25.

O resto da divisão do polinômio    por    é:

(A) –19   (B) –5   (C) 0   (D) 5   (E) 19  

     26.

O número complexo  é raiz do polinômio , de coeficientes reais. Pode-se garantir que  é divisível por:

(A).                    (D)

(B)                     (E)

(C)

 

     27.

O gráfico acima é o da derivada  de uma função  f.  Um gráfico possível para  f  é:

                    (A)                     (B)                  (C)                        (D)                   (E)

                            

 

     28.

A área máxima que pode ter um retângulo inscrito em um semicírculo de raio 1, como o da figura acima, é:

(A) 1/2   (B) 2/3   (C) 1   (D) 3/2   (E) 2  

 

     29.

 

     30.

                      (A)                                        (B)                 (C)                 (D)                     (E)

                                

 

     31.

Seja P a transformação de IR3 em IR3 definida por . Se a imagem de uma reta  r, por  P, é um ponto, então:

(A)  esta reta  r  é paralela a OX.

(B)  esta reta  r é paralela a OY.

(C)  esta reta  r  é paralela a OZ.

(D)  esta reta  r  necessariamente contém a origem.

(E)   não existe tal reta  r.  

 

 

     32.

Chama-se núcleo de uma transformação linear T o conjunto dos pontos cuja imagem por T é nula. O núcleo da transformação linear T: IR3 ® IR3, definida por  , é o subespaço do IR3  gerado por:

(A)        (B)       (C)       (D)      (E)

           

    

     33.

Uma curva é tal que a tangente em cada um de seus pontos é perpendicular à reta que liga o ponto à origem. A curva satisfaz, então, a equação diferencial:

(A)           (B)             (D)        (C)        (E)

 

     34.

Considere as afirmativas abaixo.

I – Todo corpo é um domínio de integridade.

II – Todo domínio de integridade é um corpo.

III – Todo subanel de um anel é um ideal deste mesmo anel.

IV – Todo ideal de um anel é um subanel deste mesmo anel.

As afirmativas verdadeiras são:

(A)   apenas I e III.      (B)   apenas I e IV.          (C)   apenas II e III.

(D)   apenas II e IV.      (E)    apenas III e IV.

   

     35.

(A) 0    (B) 2/3    (C) 1    (D) 5/4    (E)

      36.

Seja ( ) uma seqüência de números reais e seja ( ) a seqüência definida por . Considere as afirmativas abaixo:

I – se ( ) é convergente, então ;

II – se , então ( ) é convergente;

III – se ( ) é limitada, então ( ) é limitada.

A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é(são):

(A) apenas I.                 (D) apenas II e III.

(B) apenas III.               (E) I, II e III.

(C) apenas I e II

     37.

Seja  f: IR ® IR  uma função contínua. Dado um subconjunto S de IR,  seja  .

Considere as afirmativas:

I – se J é um intervalo, então f(J) é um intervalo;

II – se J é um intervalo aberto, então f(J) é um intervalo aberto;

III – se J é um intervalo fechado e limitado, então f(J) é um intervalo fechado e limitado.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

(A).I apenas.                 (D)  I e III apenas.

(B) III apenas.               (E) I, II e III.

(C).I e II apenas.

     38.

Considere o trecho de programa abaixo:

repita as duas instruções a seguir

   e  

até que ,      escreva  s.

(Observação: a notação    expressão   significa que o valor da variável s é substituído pelo resultado da expressão.)

O valor escrito no final do programa é:  

 

 

     39.

O sistema da figura acima está em equilíbrio. Entre as massas m1 e m2 dos blocos e suas distâncias d1 e d2 ao ponto de apoio existe a relação:  
 

 

 

     40.


Uma partícula é colocada, sem velocidade inicial, no topo da rampa indicada na figura acima. Após deslizar, sem atrito, ela chega ao final da rampa com velocidade de módulo v. A respeito desta situação, assinale a opção correta (use g =10 m/s2).

(A)   v não pode ser determinada, pois depende da massa da partícula.

(B)   v não pode ser determinada, pois depende da forma da trajetória.

(C)    v é igual a 2,5 m/s.

(D)    v é igual a 5 m/s.

(E)   v é igual a 10 m/s.

 

PARTE B

 Questões Abertas Comuns aos Formandos de Bacharelado e de Licenciatura  (valor: 100,0 pontos)  


     Questão no 1

Em uma certa cidade, o preço de uma corrida de táxi é calculado do seguinte modo: (i) a “bandeirada” é R$ 2,50; (ii) durante os primeiros 10 km, o preço da corrida é de R$ 0,80 por km; (iii) daí por diante, o preço da corrida passa a ser de R$ 1,20 por km. Para uma corrida de até 30 km , f(x)  designa o preço total da corrida que começou no km 0 e acabou no km  x. Suponha que x varie continuamente no conjunto dos números reais.

a)      Expresse  f(x)  algebricamente.

b)      Calcule o preço de uma corrida de 30 km.

c)      Faça um esboço do gráfico de y = f(x).

(valor: 20,0 pontos)

 

    Questão no 2

O losango é um quadrilátero que tem os quatro lados iguais. A partir desta definição, pode-se demonstrar a seguinte afirmação: “Ter diagonais perpendiculares é uma condição necessária para que um quadrilátero seja um losango”.

a)      Enuncie esta afirmação sob a forma de um teorema do tipo “Se... então...”.

b)      Demonstre o teorema enunciado no item a).

c)      Enuncie a recíproca do teorema no item a) e decida se ela é ou não verdadeira, justificando a sua resposta.

 

Dados/Informações adicionais:

O teorema sobre os ângulos formados por duas paralelas cortadas por uma transversal pode ser considerado conhecido, bem como os casos de congruência de triângulos.

(valor: 20,0 pontos)

     Questão no 3

Seja  f: IR ® IR  a função dada por  .

a)      Calcule a equação da reta tangente ao gráfico de  f  no ponto de abscissa  .

b)      Calcule um valor aproximado de  , utilizando o item a).

(valor: 20,0 pontos)

     Questão no 4

Considere a seqüência  , , , ... definida por    e  , para  . Mostre que    para todo  .

(valor: 20,0 pontos)

Sugestão: Utilize o Princípio da Indução Finita.

 

     Questão no 5

Por esta razão, ela representa, na base canônica do IR3, uma rotação S em torno de um eixo, contendo a origem, cuja direção é dada por um autovetor v com autovalor 1. Determine um vetor não nulo v Î IR3 na direção do eixo de rotação de S.

(valor: 20,0 pontos)

 

 

PARTE C

Questões Abertas Específicas para os Formandos de Licenciatura  
(valor: 100,0 pontos)
 

 

 

     Questão no 6

Um professor, ao preparar uma prova para duas turmas de 6a série, resolveu dar o mesmo problema, mudando  apenas  os dados numéricos. Assim, apresentou as formulações abaixo.

Turma A: Com 4 litros de leite, uma babá de uma creche faz 18 mamadeiras iguais. Quantas mamadeiras iguais a essas ela faria com 8 litros de leite?

Turma B: Com 4 litros de leite, uma babá de uma creche faz 18 mamadeiras iguais. Quantas mamadeiras iguais a essas ela faria com 10 litros de leite?

Em termos de nível de dificuldade, as duas formulações são equivalentes? Justifique sua resposta.

(valor: 20,0 pontos)

 

     Questão no 7

Observe as duas soluções apresentadas para a questão:

“Determine  p  para que 2 seja raiz da equação  ”.

Solução A: Substituindo    na equação, tem-se  ,  logo  .

Solução B: Resolvendo a equação:

Igualando  x  a  2, tem-se: ,  logo  .

Analise estas soluções sob o ponto de vista de um professor que quer avaliar o nível de compreensão da noção de raiz de uma equação.      (valor: 20,0 pontos)

 

 

     Questão no 8

Ao perceber que um aluno efetuou uma adição de frações adicionando numeradores e denominadores, dois professores agiram da seguinte forma:

- O professor A corrigiu a tarefa cuidadosamente no quadro, usando redução ao mesmo denominador;

- O professor B, inicialmente, propôs a esse aluno que efetuasse:  e comparasse o resultado obtido com cada uma das parcelas.

Analise os procedimentos dos professores A e B frente ao erro cometido pelo aluno.                                                                                 (valor: 20,0 pontos)

 
 

     Questão no 9

Você está conduzindo um curso para uma das últimas séries do Ensino Fundamental, e vai começar o assunto “Áreas das figuras planas”. Para iniciar com um exemplo sugestivo, você fez com que seus alunos desenhassem um retângulo com dimensões de  7 cm e  5 cm e pesquisassem o número de quadrados unitários (de 1cm2) em que se pode decompor o retângulo dado. Todos perceberam que, dividindo o lado maior em 7 segmentos e o lado menor em 5 segmentos de 1 cm, e traçando paralelas aos lados, o retângulo ficava decomposto em    quadrados unitários e, portanto, sua área era de 35 cm2. Algumas experiências mais com outros números inteiros positivos e, finalmente, com inteiros positivos genéricos  a  e  b convenceram  a  todos de que  a área de um  retângulo é dada (em cm2)  pela  fórmula  ,  quando  os  lados  não  paralelos  têm  medidas  a e b  (em cm).

Na aula seguinte, um aluno pergunta: “E o que acontecerá se os lados do retângulo medirem 3,6 cm e 6,2 cm?”

Como você lidaria com esta pergunta?                                (valor: 20,0 pontos)
 

 

     Questão no 10

A discussão sobre o número de raízes distintas  de uma equação do 2o grau é comumente feita por meio do discriminante da equação. Para o caso da equação  , ( , ), isso pode ser feito geometricamente, como mostra a figura.

Nela, o arco é uma semicircunferência de diâmetro AB, com   e .

As raízes  r  e  s  da equação são representadas pelos segmentos  AF  e  BF, respectivamente.

De fato,   e , uma vez que o triângulo AEB é retângulo e EF é a altura relativa à hipotenusa.

a)      A partir da construção acima, conclua qual é a relação entre  r  e  s, no caso em que  .

b)      Calcule o valor do discriminante da equação para    e compare o que você concluiu com o observado em a).

c)      Um mesmo resultado foi analisado sob os pontos de vista geométrico e algébrico. Para um professor, quais as vantagens de adotar esse procedimento em sala de aula?                                                                                                (valor: 20,0 pontos)

 

Observação: Deixamos de publicar as questões abertas específicas para os formandos de bacharelado por falta de espaço.

 

Gabarito das questões de múltipla escolha

1. B

6. C

11. B

16. E

21. C

26. E

31. C  

36. A  

2. C

7. D

12. B

17. E

22. A

27. D

32. D  

37. D

3. E

8. A

13. B

18. A

23. E

28. C

33. A

38. D  

4. B

9. A

14. E

19. D

24. B

29. D  

34. B

39. D

5. C

10. D

15. A

20. D

25. B

30. A

35. A

40. E