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MEC-INEP - EXAME NACIONAL DE CURSOS 1998
A altura aproximada de um prédio de 13 andares, em metros, é: (A)
20 (B) 40 (C) 60 (D)
80 (E) 100
2. das afirmativas abaixo sobre os números naturais é FALSA.
Qual é ela? (A) Dado um número primo, existe sempre um número primo maior do que
ele. (B)
Se dois números não primos são primos entre si, um deles é ímpar. (C) Um número primo é sempre ímpar. (D) O produto de três números naturais consecutivos
é múltiplo de seis. (E) A soma de três números naturais consecutivos é
múltiplo de três.
3.
Assinale a única alternativa verdadeira, a respeito de números reais. (A)
A soma de dois números irracionais é sempre um
número irracional. (B)
O produto de dois números irracionais é sempre um
número racional. (C)
Os números que possuem representação decimal periódica são
irracionais. (D) Todo número racional tem uma representação
decimal finita. (E)
Se a representação decimal infinita de um número é periódica, então
esse número é racional.
4.
A pressão da água do mar varia com a profundidade. Sabe-se que a pressão
da água no nível do mar é de 1 atm (atmosfera) e que a cada 5 m de
profundidade a pressão sofre um acréscimo de 0,5 atm. A expressão
que
dá a pressão p,
em atmosferas, em função da profundidade
h,
em metros, é: (A)
(D)
(B)
(E)
(C)
é: (A)
(B)
(C)
(D)
(E)
6.
Sendo
a função F, definida em
[-2,2], representada no gráfico acima, pode-se afirmar que a função: (A)
é positiva em todo o
domínio. (B)
é negativa em todo o
domínio. (C)
é positiva entre –1
e 0. (D)
é negativa entre 0 e
1. (E)
é negativa quando
é negativa.
7.
Se
, então: (A)
(D)
ou
(B)
(E)
e
C)
8.
Um aluno deu a solução seguinte para a inequação abaixo:
(1)
(2)
(3)
(4)
(5)
(6) Mas
0, por exemplo,
satisfaz a inequação (1)
e não é maior do que 3. Assim, houve um erro na passagem de: (A) (1)
para (2)
(D) (4)
para (5) (B) (2)
para (3)
(E) (5)
para (6) (C) (3)
para (4)
9.
A massa de material radioativo presente em uma
amostra, no instante t,
é dada por
A soma de todos os múltiplos de 6 que se escrevem (no sistema decimal)
com dois algarismos é: (A)
612 (B)
648 (C)
756 (D)
810 (E)
864
A figura abaixo mostra uma seqüência de triângulos
de Sierpinski.
Nível 0 Nível
1
Nível 2
... O
processo começa no nível zero, com um triângulo eqüilátero de área
1. Em cada passo a seguir, cada triângulo eqüilátero é dividido através
dos segmentos que ligam os pontos médios dos seus lados e é eliminado o
triângulo central assim formado. A área que resta no nível
n (indicada nas figuras
pelo sombreado) é dada por:
O resto da divisão de 1212 por 5
é: (A)
0 (B)
1 (C) 2
(D) 3
(E) 4
Considerando
o sistema
(A)
a solução do sistema representa uma reta. (B)
a
solução do sistema representa um ponto. (C)
a
solução do sistema representa um
plano. (D)
a
primeira equação representa uma reta. (E) as duas últimas equações representam planos paralelos.
(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
1
A área do triângulo isósceles da figura acima é:
1
Na figura acima, ABCD
é um tetraedro regular. Considere R
o ponto médio de BC e S
o ponto médio de AD e assinale a afirmativa FALSA,
a respeito dessa figura. (A)
AR
é altura do triângulo ABC. (B)
RS
é altura do triângulo ARD. (C)
RS
é mediana do triângulo BSC. (D)
O
triângulo BSC é isósceles. (E)
O triângulo ARD é eqüilátero.
1 (A)
Todos os quadriláteros que possuem os 4 lados iguais entre si são
semelhantes. (B)
Dois quadriláteros que possuem os lados respectivamente
proporcionais são semelhantes. (C)
Dois retângulos são sempre semelhantes. (D)
Se os lados de dois pentágonos são respectivamente paralelos, então
eles são semelhantes. (E)
Se os lados de dois triângulos são respectivamente paralelos, então
eles são semelhantes.
1 A
região do plano definida por
e
é: (A)
(B)
1
(A)
–2 (B) –1 (C) 1
(D) 2 (E)
3 20.
Os clientes de um banco devem escolher uma senha,
formada por 4 algarismos de 0 a 9, de tal forma que não haja algarismos
repetidos em posições consecutivas (assim, a senha “0120” é válida,
mas “2114” não é). O número de senhas válidas é: (A) 10 000
(C) 7 361 (B) 9 000
(D) 7 290
(E) 8 100
21.
Quatro atiradores atiram simultaneamente em um alvo. Qual a probabilidade
aproximada de o alvo ser atingido, sabendo-se que cada atirador acerta, em
média, 25% de seus tiros? (A) 100%
(C) 68% (B) 75%
(D) 32%
(E) 25%
22.
(A)
(B)
23.
A)
ponto
24.
O número de raízes reais da equação
é: (A) 0 (B)
1 (C) 2
(D) 7
O resto da divisão do polinômio
por
é: (A) –19
(B) –5 (C) 0
(D) 5 (E) 19
O número complexo
é raiz do polinômio
, de coeficientes reais. Pode-se garantir que
é divisível por: (A).
(D)
(B)
(E)
(C)
27.
O
gráfico acima é o da derivada
de
uma função f.
Um gráfico possível para f
é: (A)
(B)
A
área máxima que pode ter um retângulo inscrito em um semicírculo de
raio 1, como o da figura acima, é: (A)
1/2 (B) 2/3
(C) 1 (D) 3/2
(E) 2
(A)
(B)
31.
Seja P a transformação de IR3
em IR3 definida por
. Se a imagem de uma reta r,
por P,
é um ponto, então: (A)
esta
reta r é paralela a OX. (B)
esta
reta r é paralela a OY. (C)
esta
reta r é paralela a OZ. (D)
esta
reta r necessariamente contém
a origem. (E)
não
existe tal reta r.
32.
Chama-se núcleo de uma transformação
linear T o conjunto dos pontos
cuja imagem por T é nula. O núcleo
da transformação linear T: IR3 ®
IR3, definida por
, é o subespaço do IR3 gerado
por: (A)
33.
(A)
34.
Considere as afirmativas abaixo. I
– Todo corpo é um domínio de integridade. II
– Todo domínio de integridade é um corpo. III
– Todo subanel de um anel é um ideal deste mesmo anel. IV
– Todo ideal de um anel é um subanel deste mesmo anel. As afirmativas verdadeiras são: (A)
apenas I e III.
(A)
0 (B) 2/3
(C) 1 (D)
5/4 (E)
Seja (
) uma seqüência de números reais e seja (
) a seqüência definida por
. Considere as afirmativas abaixo: I
– se (
) é convergente, então
; II – se
, então (
) é convergente; III – se (
) é limitada, então (
) é limitada. A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é(são): (A)
apenas I.
(D) apenas II e III. (B) apenas III.
(E) I, II e III. (C)
apenas I e II
3 Seja
f:
IR ®
IR uma função contínua.
Dado um subconjunto S de IR,
seja
. Considere as afirmativas: I
– se J é um intervalo, então f(J)
é um intervalo; II – se J
é um intervalo aberto, então f(J)
é um intervalo aberto; III – se J
é um intervalo fechado e limitado, então f(J) é um intervalo fechado e limitado. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A).I
apenas.
(D) I e III apenas. (B)
III apenas.
(E) I, II e III. (C).I e II apenas.
3
Considere o trecho de programa abaixo:
repita as duas instruções a seguir
e
até que
, escreva
s.
(Observação:
a notação
expressão
significa que o valor da variável s
é substituído pelo resultado da expressão.) O
valor escrito no final do programa é:
3
40.
(A)
v
não pode ser determinada, pois depende da massa da partícula. (B)
v
não pode ser determinada, pois depende da forma da trajetória. (C)
v
é igual a 2,5 m/s. (D)
v
é igual a 5 m/s. (E) v é igual a 10 m/s.
Em
uma certa cidade, o preço de uma corrida de táxi é calculado do
seguinte modo: (i) a “bandeirada” é R$ 2,50; (ii) durante os
primeiros 10 km, o preço da corrida é de R$ 0,80 por km; (iii) daí por
diante, o preço da corrida passa a ser de R$ 1,20 por km. Para uma
corrida de até 30 km , f(x)
designa o preço total da corrida que começou no km 0 e acabou no
km x.
Suponha que x varie
continuamente no conjunto dos números reais. a)
Expresse f(x)
algebricamente. b)
Calcule o preço de uma corrida de 30 km. c)
Faça um esboço do gráfico de y
= f(x). (valor:
20,0 pontos)
O
losango é um quadrilátero que tem os quatro lados iguais. A partir desta
definição, pode-se demonstrar a seguinte afirmação: “Ter diagonais
perpendiculares é uma condição necessária
para que um quadrilátero seja um losango”. a)
Enuncie esta afirmação sob a forma de um teorema do tipo “Se...
então...”. b)
Demonstre o teorema enunciado no item a). c)
Enuncie a recíproca do teorema no item a) e decida se ela é ou não
verdadeira, justificando a sua resposta. Dados/Informações adicionais: O
teorema sobre os ângulos formados por duas paralelas cortadas por uma
transversal pode ser considerado conhecido, bem como os casos de congruência
de triângulos. (valor: 20,0 pontos)
Seja
f: IR ®
IR a função dada por
. a)
Calcule a equação da reta tangente ao gráfico de
f no ponto de abscissa
. b)
Calcule um valor aproximado de
, utilizando o item a). (valor:
20,0 pontos)
Considere a seqüência
,
,
, ... definida por
e
, para
. Mostre que
para todo
. (valor:
20,0 pontos) Sugestão: Utilize o Princípio da Indução Finita.
Por
esta razão, ela representa, na base canônica do IR3, uma rotação
S em torno de um eixo, contendo
a origem, cuja direção é dada por um autovetor v com autovalor 1. Determine um vetor não nulo v Î
IR3 na direção do eixo de rotação de S. (valor:
20,0 pontos)
Um professor, ao preparar uma prova para duas
turmas de 6a série, resolveu dar o mesmo problema,
mudando apenas
os dados numéricos. Assim, apresentou as formulações abaixo. Turma
A: Com
4 litros de leite, uma babá de uma creche faz 18 mamadeiras iguais.
Quantas mamadeiras iguais a essas ela faria com 8 litros de leite? Turma B: Com 4 litros de leite, uma babá de uma creche faz 18 mamadeiras
iguais. Quantas mamadeiras iguais a essas ela faria com 10 litros de
leite? Em termos de nível de dificuldade, as duas
formulações são equivalentes? Justifique sua resposta. (valor:
20,0 pontos)
Observe as duas soluções apresentadas para a
questão: “Determine
p
para que 2 seja raiz da equação
”. Solução
A:
Substituindo
na equação, tem-se
, logo
. Solução
B:
Resolvendo a equação: Igualando x a
2, tem-se:
, logo
. Analise estas soluções sob o ponto de vista
de um professor que quer avaliar o nível de compreensão da noção de
raiz de uma equação.
(valor:
20,0 pontos)
Ao perceber que um aluno efetuou uma adição
de frações adicionando numeradores e denominadores, dois professores
agiram da seguinte forma: - O professor A corrigiu a tarefa
cuidadosamente no quadro, usando redução ao mesmo denominador; - O professor B, inicialmente, propôs a esse
aluno que efetuasse:
e comparasse o resultado
obtido com cada uma das parcelas. Analise os procedimentos dos professores A e B
frente ao erro cometido pelo aluno.
(valor: 20,0 pontos)
Você está conduzindo um curso para uma das
últimas séries do Ensino Fundamental, e vai começar o assunto “Áreas
das figuras planas”. Para iniciar com um exemplo sugestivo, você fez
com que seus alunos desenhassem um retângulo com dimensões de 7 cm e 5 cm e
pesquisassem o número de quadrados unitários (de 1cm2) em que
se pode decompor o retângulo dado. Todos perceberam que, dividindo o lado
maior em 7 segmentos e o lado menor em 5 segmentos de 1 cm, e traçando
paralelas aos lados, o retângulo ficava decomposto em
quadrados unitários e,
portanto, sua área era de 35 cm2. Algumas experiências mais
com outros números inteiros positivos e, finalmente, com inteiros
positivos genéricos a
e b
convenceram a todos de que
a área de um retângulo é dada (em cm2) pela fórmula
, quando
os lados
não paralelos
têm medidas
a e b
(em cm). Na aula seguinte, um aluno pergunta: “E o
que acontecerá se os lados do retângulo medirem 3,6 cm e 6,2 cm?” Como
você lidaria com esta pergunta? (valor:
20,0 pontos)
A discussão sobre o número de raízes
distintas de uma equação do
2o grau é comumente feita por meio do discriminante da
equação. Para o caso da equação
, (
,
), isso pode ser feito geometricamente, como mostra a figura. Nela,
o arco é uma semicircunferência de diâmetro AB,
com
e
. As
raízes r
e s
da equação são representadas pelos segmentos AF
e BF,
respectivamente. De
fato,
e
, uma vez que o triângulo AEB
é retângulo e EF é a altura
relativa à hipotenusa.
a)
A
partir da construção acima, conclua qual é a relação entre
r e
s, no caso em que
. b)
Calcule
o valor do discriminante da equação para
e compare o que você
concluiu com o observado em a). c)
Um
mesmo resultado foi analisado sob os pontos de vista geométrico e algébrico.
Para um professor, quais as vantagens de adotar esse procedimento em sala
de aula?
(valor: 20,0 pontos) Observação:
Deixamos de publicar as questões abertas específicas para os formandos
de bacharelado por falta de espaço.
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