Élio Mega e Eduardo Wagner
São Paulo, SP, e Rio de Janeiro, RJ

Correspondência:
RPMOlimpíadas
Caixa Postal 66281
05315-970 São Paulo, SP
 

     A OLIMPÍADA DE MAIO

No dia 09 de maio, foi realizada a IV Olimpíada de Maio, que contou com a participação de 12 países. Essa competição é organizada pelo FICOM (Federação Iberoamericana de Competições Matemáticas), que tem sede em Buenos Aires. Essa olimpíada é uma importante competição internacional dedicada a um público muito jovem (até 13 anos no primeiro nível e até 15 anos no segundo) e, por ser realizada e corrigida nas escolas, envolve alunos e professores na atividade de resolução de problemas. Publicamos a seguir os problemas das provas do 1o nível com suas respostas.

 

     IV OLIMPÍADA DE MAIO – PRIMEIRO NÍVEL

Problema 1: Com seis varetas se constrói uma peça como a da figura. As três varetas exteriores são iguais entre si. As três varetas interiores são iguais entre si. Deseja-se pintar cada vareta de uma cor só de modo que em cada ponto de união as três varetas que chegam tenham cores diferentes. As varetas só podem ser pintadas de azul, branco, vermelho ou verde. De quantas maneiras pode-se pintar a peça?           (resp.: 16 formas)

Problema 2: Têm-se 1998 peças retangulares de 2 cm de altura e 3 cm de comprimento e com elas se armam quadrados (sem superposições nem buracos). Qual é a maior quantidade de quadrados diferentes que se pode ter ao mesmo tempo?      (resp.:  9)

 Problema 3: Existem quatro botes numa margem de um rio, seus nomes são Oito, Quatro, Dois e Um, porque essas são as quantidades de horas que demora cada um deles para cruzar o rio. Pode-se atar um bote a outro, porém não mais de um, e então o tempo que demoram para cruzar é igual ao do mais lento dos botes. Um só marinheiro deve levar todos os botes até à outra margem do rio. Qual é a menor quantidade de tempo que precisa para completar o translado?    (resp.: 15 h)

Problema 4:  ABCD  é um quadrado de centro  O. Sobre os lados  DC  e  AD  foram construídos os triângulos eqüiláteros  DAF  e  DCE.  Decida se a área do triângulo  EDF  é maior, menor ou igual à área do triângulo  DOC.                     (resp.: As áreas são iguais.)

Problema 5: Escolha um número de quatro cifras (nenhuma delas zero) e começando com ele construa uma lista de 21 números distintos, de quatro cifras cada um, que satisfaça a seguinte regra: depois de escrever cada novo número da lista devem-se calcular todas as médias entre duas cifras desse número, descartando-se as médias que não dão um número inteiro, e com os que restam se forma um número de quatro cifras que ocupará o lugar seguinte na lista. Por exemplo, se na lista se escreveu o número 2 946, o seguinte pode ser 3 333 ou 3 434 ou 5 345 ou qualquer outro número formado com as cifras 3, 4 e 5.    (resp.: A resposta é pessoal.)

 
 

     O Brasil na Olimpíada de Maio de 1998

O Brasil concorreu com 11 alunos no primeiro nível e 10 alunos no segundo nível da Olimpíada de Maio de 1998. Esses alunos foram selecionados entre os muitos participantes de escolas públicas e particulares de vários Estados brasileiros, segundo as regras já publicadas na seção Olimpíadas da RPM 28.

Os alunos Fábio Dias Moreira (Rio de Janeiro, RJ) e Hugo Pinto Iwata (São José do Rio Preto, SP) receberam medalhas de ouro e ganharam uma viagem de uma semana para a Argentina, onde se encontrarão com os ganhadores de medalha de ouro dos outros países participantes, para atividades turísticas e culturais.

Além das duas medalhas de ouro o Brasil ganhou, nos dois níveis, mais 12 medalhas - 4  de prata e  8  de bronze - e  7  menções honrosas.

Na Olimpíada de Maio, os participantes devem resolver  5  problemas, recebendo para cada um deles de  1  até  10  pontos. O resultado, em pontuação, dos países participantes foi o seguinte:

                 Primeiro nível                                     Segundo nível

Argentina

327

Cuba

192

 

Argentina

392

Uruguai

223

Brasil

303

Uruguai

167

 

Brasil

365

Bolívia

186

México

241

Venezuela

101

 

Cuba

320

Venezuela

155

Peru

225

Equador

82

 

Peru

300

Equador

153

Bolívia

223

Costa Rica

80

 

México

275

Costa Rica

51

Espanha

198

 

 

 

Espanha

257

Panamá

48



     OUTRAS OLIMPÍADAS

A Olimpíada Brasileira de Matemática  está em curso. Foi realizada a primeira fase no início de junho com a participação de mais de  1000  colégios. A segunda fase ocorrerá em setembro e a terceira em outubro.

A 9a Olimpíada do Cone Sul foi realizada em Salvador, BA, com a participação de 7 países. O evento foi um sucesso pela qualidade da organização, pela hospitalidade baiana e pelo nível dos participantes. O Brasil conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze, ficando em segundo lugar em pontuação, perdendo apenas para a Argentina.

A 39a Olimpíada Internacional foi realizada entre 10 e 21 de julho em Taiwan e contou com a participação de 76 países. O Brasil participou com equipe completa,  6 alunos e 2 professores, obtendo uma medalha de ouro, ganha pelo estudante Rui Lopes Viana Filho. Também foram premiados os estudantes Emanuel Carneiro  -  medalha de bronze  -, Murali Vajapeyam e Maurício Carrari - menção honrosa.

A Olimpíada Iberoamericana será realizada em setembro na República Dominicana e participaremos dela com uma equipe de 4 alunos e 2 professores.

 

Informações

Para quaisquer informações sobre olimpíadas de Matemática o leitor pode  contatar a secretaria da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática):

Olimpíada Brasileira de Matemática

Estrada Dona Castorina, 110; 22 460 – 320  Rio de Janeiro, RJ

Telefone: (021) 529 5077  Fax: (021) 529 5023      http://www.obm.org.br

A OBM publicou o primeiro número da revista  EUREKA!  com informações e provas de olimpíadas em geral que pode ser utilizada na preparação de estudantes.