Élio Mega e Eduardo Wagner
São Paulo, SP, e Rio de Janeiro, RJ

Correspondência:
RPM  –  Olimpíadas
Caixa Postal 66281
05315-970 São Paulo, SP

 

      AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA NO BRASIL E SEU NOVO ESPAÇO

Está sendo implementado um projeto de grandes dimensões com a finalidade de fazer deslanchar  o programa de Olimpíadas de Matemática no Brasil, no que se refere tanto à realização de eventos no país como à participação em eventos internacionais.

Uma parceria da SBM* com o IMPA* submeteu ao CNPq* um projeto (já aprovado) com a finalidade de contribuir para a melhoria do ensino de Matemática no Brasil utilizando as Olimpíadas de Matemática.

Como se sabe, o ensino de Matemática no Brasil não mudou muito nos últimos vinte anos. Os livros didáticos lançados apresentam, às vezes, alterações gráficas, mas, na sua maioria, repetem o estilo e os conteúdos, faltando estímulo à criatividade e imaginação. Para isso, entendemos que não é suficiente um aprendizado burocrático da Matemática, sendo fundamental para os estudantes resolver, desde cedo, problemas novos e desafiantes.

* SBM – Sociedade Brasileira de Matemática, IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O programa de Olimpíadas de Matemática é reconhecido em todos os países do mundo desenvolvido como um eficiente instrumento para atingir esse objetivo. Aproveitando o natural gosto dos jovens pelas competições, as Olimpíadas de Matemática têm conseguido estimular alunos a estudar conteúdos além do currículo escolar e também têm contribuído para incentivar os professores a desenvolver sua competência e a aprimorar seu conhecimento dos conteúdos e do ensino da Matemática.

Para que o novo projeto de Olimpíadas atinja suas metas será necessária a colaboração de alunos, professores, escolas, universidades, secretarias de educação e de entidades privadas que possam contribuir para o sucesso dessa empreitada.
 

 

     O Centro Nacional de Olimpíadas

As atividades necessárias para a concretização do projeto serão conduzidas pelo Centro Nacional de Olimpíadas de Matemática, com sede no IMPA, no Rio de Janeiro. O Centro já conta com uma razoável infra-estrutura: tem à sua disposição uma sala, computadores e uma secretária permanente. Muito brevemente estarão disponíveis um site na Internet com um vasto banco de problemas e uma biblioteca especializada no Centro. Também estão planejados cursos de aperfeiçoamento para professores em diversas regiões do país.

O projeto será gerenciado por uma comissão de professores, composta por:

·    um presidente, que representará o Centro Nacional de Olimpíadas junto às demais entidades;

·    um coordenador, encarregado de promover a aglutinação das atividades relacionadas com competições matemáticas, treinamento de alunos e professores, publicações e divulgação.

·    um vice-coordenador, que tem a função essencialmente técnica de produzir e corrigir provas e organizar material de treinamento.

·    dois vice-presidentes, que têm tarefas específicas (como a criação da home page da Olimpíada, planejamento da divulgação de eventos, contatos com as secretarias de educação, pesquisa de bibliografia, etc.), devendo auxiliar o coordenador e o vice-coordenador na administração e execução das atividades previstas no projeto.

·    vários outros membros, que representam diversas regiões do país, tratam da criação de novos centros de treinamento para alunos e professores, da preparação e acompanhamento dos estudantes nas competições internacionais e participação no planejamento global de todas as atividades envolvendo o projeto.

A composição da atual comissão, nomeada pelo presidente da SBM, tem como presidente Elon Lages Lima (RJ) e como coordenador Eduardo Wagner (RJ).

As atividades do Centro Nacional de Olimpíadas serão também apoiadas pelos coordenadores regionais, encarregados de divulgar as atividades planejadas pelo Centro da forma mais ampla possível, mantendo contatos permanentes com os colégios e realizando a Olimpíada Brasileira de Matemática de sua região.
 

 

     A Revista da Olimpíada Brasileira de Matemática

Como parte do projeto, foi concebida a publicação trimestral de uma revista dedicada principalmente aos alunos do nível médio, mas, sem dúvida, também de grande valia para o professor. A revista, já em fase de produção, tem mais ou menos a seguinte estrutura:

1.    Seção de problemas de treinamento, com soluções, dividida em três níveis: para os alunos de 5a e 6a séries do ensino fundamental, para os alunos de 7a e 8a séries do ensino fundamental e para alunos do ensino médio. Essa parte da revista visa fornecer aos estudantes material para estudo e pesquisa direcionado para a Olimpíada Brasileira, que será realizada nesses mesmos três níveis.

2.    Seção de artigos de Matemática elementar tratando de assuntos que complementem o currículo escolar ou que apresentem novidades interessantes. Esses artigos estarão classificados em três níveis: iniciante, intermediário ou avançado, de acordo com o estágio de desenvolvimento do leitor.

3.    Seção de problemas de diversos níveis, sem solução, para que os leitores possam pesquisar e enviar suas soluções para a revista, que publicará as melhores nos números seguintes.

4.    Seção de cartas dos leitores, onde alunos e professores terão a possibilidade de fazer perguntas ou expor opiniões. Todas as cartas serão respondidas e as mais interessantes serão publicadas.

5.    Agenda, que conterá informações sobre todas as atividades ligadas às Olimpíadas de Matemática, tanto no Brasil como no exterior.

Os professores que desejarem receber a revista, deverão enviar um pedido à Secretaria da Olimpíada, no seguinte endereço:

Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática

Estrada Dona Castorina, 110 - sala 107

Horto - Rio de Janeiro

CEP 22460-320

Mas, atenção: as revistas serão enviadas para a escola na qual o professor leciona, sendo necessário o envio do endereço completo da escola, com o nome do professor responsável pelo recebimento da revista. Uma boa idéia é fazer uma lista dos professores da escola que desejam receber a revista e escolher alguém para ser o responsável.

Os cartazes

A cada mês será enviado gratuitamente a todas as escolas cadastradas (veja a seguir instruções para o cadastramento) um cartaz contendo informações sobre todas as atividades olímpicas relevantes e também o Problema do Mês, para cada um dos três níveis. É importante que as escolas incentivem seus alunos a aceitarem os desafios e enviarem suas soluções para a revista.

O cadastramento da escola

Os coordenadores regionais estão enviando às escolas uma carta do Coordenador da Comissão explicando sucintamente o atual Programa de Olimpíadas anexada a uma ficha de cadastramento que deve ser remetida devidamente preenchida para o endereço apresentado acima.

Caso sua escola deseje participar do programa e não tenha recebido, até fim de março, a correspondência contendo a ficha de cadastramento, entre em contato com a Secretaria da Olimpíada, por carta, ou envie

e-mail para  obm@impa.br

ou, ainda, telefone para   (021) 529 5077   ou   (021) 529 5653

contatando a Srta. Nelly Carvajal, secretária do Centro.

O site na Internet

A página da OBM na Internet tem o seguinte endereço:  http://www.obm.org.br

Possivelmente, na época da publicação deste número da RPM, a página já esteja no ar. Consulte-a.

O novo regulamento

Foi concebido um novo regulamento para a Olimpíada Brasileira de Matemática, cujas partes principais transcrevemos a seguir:

·      Os participantes

A OBM é uma competição dedicada aos alunos das escolas brasileiras, da 5a série do ensino fundamental à 3a série do ensino médio.

·      Os objetivos

A OBM tem como objetivos principais estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino e detectar novos talentos.

·      Os níveis

A OBM será realizada anualmente em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno:

Nível 1 - para alunos da 5a ou 6a séries do ensino fundamental.

Nível 2 - para alunos da 7a ou 8a séries do ensino fundamental.

Nível 3 - para alunos do ensino médio.

As fases

A OBM será realizada anualmente em três fases:

Em 1998:

Primeira fase: dia 6 de junho, sábado.

Segunda fase: dia 12 de setembro, sábado.

Terceira fase: dia 24 de outubro, sábado, para todos os níveis e

dia 25 de outubro, domingo, para o nível 3.

Estrutura das provas

Primeira fase: prova de múltipla escolha, com 20 a 25 questões.

Segunda fase: prova discursiva com 6 problemas.

Terceira fase: níveis 1 e 2 - uma prova discursiva com 5 problemas

nível 3 - duas provas discursivas realizadas em dois dias consecutivos com 3 problemas cada.

A realização da OBM

    A primeira fase será realizada em todos os colégios cadastrados. A responsabilidade do recebimento da prova, impressão, aplicação, correção e transmissão dos dados ao coordenador regional será de um professor do colégio, denominado representante da OBM no colégio, e que estará em contato permanente com o coordenador de sua região.

    A segunda fase será realizada nos colégios que tiverem o maior número de estudantes promovidos. Caberá ao coordenador regional estabelecer os locais onde esta fase será realizada, distribuir todos os alunos classificados nesses locais, solicitar ajuda de todos os professores representantes da OBM para aplicação e correção das provas e transmissão dos resultados para a Secretaria de Olimpíadas.

    A terceira fase da OBM será realizada em local centralizado designado pelo coordenador regional. Em grandes regiões, o coordenador poderá designar mais de um local para a realização desta fase. Ele também ficará encarregado de enviar todas as provas para a Secretaria de Olimpíadas.

 

CONCURSO INTERNACIONAL DE PROBLEMAS

Na RPM 32, pág. 29, publicamos informações sobre o primeiro Concurso Internacional de Problemas promovido pela OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos. Enunciamos abaixo o problema vencedor do concurso.

 

Para cada conjunto  P  de  7  puntos en el plano, sea  f (P)  el número de circunferencias que pasan por al menos  4  puntos de  P.

Encuentre el máximo valor de  f(P)  sobre todos los conjuntos de  7  puntos en el plano.