Alciléa
Augusto
Rio
de Janeiro, RJ
Correspondência:
RPM – Cartas
do leitor
Caixa Postal 66281
05315-970 São Paulo,
SP
|
|
Nosso
conhecido colaborador Hideo Kumayama,
de São Bernardo do Campo, SP, enviou mais exemplos de atividades de
Origami (RPM
33, págs. 59-60). Desta feita, os alunos constroem caixas que se encaixam
servindo de tampas umas para outras. Ele estuda algumas medidas das
caixas, graduando a dificuldade conforme as séries. Dessa maneira, ele
chega mesmo a estudar gráficos de funções cúbicas. Para o controle de
qualidade, usou a medida da aresta em vez da do volume, como no caso
descrito na RPM
33. E as mães, o que têm a ver com tudo isso? Bom, a proximidade do Dia
das Mães e a eventual necessidade de construir uma embalagem para
presente foi a motivação que o mestre usou perante seus alunos!
RPM:
O leitor interessado em conhecer melhor essas atividades pode escrever
para a Revista
O
colega Manoel Rego Filho, de
Irapuru, SP, se rebelou contra o que ele considera uma forma “radical,
sem exceções, ressalvas ou atenuantes” de expressão quando o autor de
um artigo da RPM
compara a noção que nosso povo tem do valor da educação com o
que “ocorre nos países
civilizados” (RPM
28, pág. 2). E lembra que Antoine Laurent De Levoisier, nascido em Paris
em 1743, um dos criadores da Química Moderna, com várias contribuições
em outras
ciências, membro da Academia de Ciências, foi morto durante a
Revolução Francesa, em 1794, guilhotinado na mesma cidade em que nasceu.
¨
O
colega Moody dos Santos Almada,
de São João do Meriti, RJ, escreve-nos dando os parabéns à SBM pelo
trabalho de divulgação da Matemática e pergunta qual seria o melhor
livro de Matemática.
RPM:
A Revista tem resenhado alguns bons livros de Matemática. Se o leitor não
encontrar o que deseja entre eles, pode nos escrever dando mais indicações
do que pretende estudar e em que nível. Assim,
|