Alciléa Augusto
Rio de Janeiro, RJ

Correspondência:
RPMCartas do leitor
Caixa Postal 66281
05315-970 São Paulo, SP

 

     Caixas, funções e mães

Nosso conhecido colaborador Hideo Kumayama, de São Bernardo do Campo, SP, enviou mais exemplos de atividades de Origami (RPM 33, págs. 59-60). Desta feita, os alunos constroem caixas que se encaixam servindo de tampas umas para outras. Ele estuda algumas medidas das caixas, graduando a dificuldade conforme as séries. Dessa maneira, ele chega mesmo a estudar gráficos de funções cúbicas. Para o controle de qualidade, usou a medida da aresta em vez da do volume, como no caso descrito na RPM 33. E as mães, o que têm a ver com tudo isso? Bom, a proximidade do Dia das Mães e a eventual necessidade de construir uma embalagem para presente foi a motivação que o mestre usou perante seus alunos!

RPM: O leitor interessado em conhecer melhor essas atividades pode escrever  para a Revista

 

     O leitor comenta

O colega Manoel Rego Filho, de Irapuru, SP, se rebelou contra o que ele considera uma forma “radical, sem exceções, ressalvas ou atenuantes” de expressão quando o autor de um artigo da RPM compara a noção que nosso povo tem do valor da educação com o que “ocorre nos  países  civilizados”  (RPM 28, pág. 2). E lembra que Antoine Laurent De Levoisier, nascido em Paris em 1743, um dos criadores da Química Moderna, com várias contribuições em outras       ciências, membro da Academia de Ciências, foi morto durante a Revolução Francesa, em 1794, guilhotinado na mesma cidade em que nasceu.

¨   

     O melhor livro?

O colega Moody dos Santos Almada, de São João do Meriti, RJ, escreve-nos dando os parabéns à SBM pelo trabalho de divulgação da Matemática e pergunta qual seria o melhor livro de Matemática.

RPM: A Revista tem resenhado alguns bons livros de Matemática. Se o leitor não encontrar o que deseja entre eles, pode nos escrever dando mais indicações do que pretende estudar e em que nível. Assim,
 

 

     Nós escrevemos.


O  PROBLEMA DOS DOIS BODES  DEU “BODE”

A RPM agradece a todos que escreveram ou fizeram comentários sobre o artigo OS DOIS BODES, publicado no número 33.

Agradece especialmente ao Dr. Carlos Alberto de Bragança Pereira, diretor do IME-USP e professor titular na área de Estatística. Sua carta foi a mais esclarecedora que recebemos.

O Comitê Editorial da revista está analisando o assunto e publicaremos uma nota explicativa no nosso próximo número.

Por enquanto, a RPM já aprendeu uma lição:

 

 ... em Matemática, até bodes podem ser surpreendentemente sutis.