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Foi realizada de 19 a 25 de abril em Assunção, no Paraguai, a 8a Olimpíada do Cone Sul. Participam dessa competição, todos os anos, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, e cada país compete com quatro alunos. A Olimpíada do Cone Sul é dedicada aos alunos muito jovens, e segundo o regulamento o participante na competição deste ano poderia ter no máximo 15 anos no ano passado. Por força desse regulamento, todos os países têm feito um grande esforço para detectar, com o auxílio dos colégios, os alunos talentosos em Matemática e promover seu desenvolvimento. No Brasil, temos trabalhado bastante nestes últimos anos e os resultados estão aparecendo.
Os alunos que representaram o Brasil na 9a Olimpíada de Matemática do Cone Sul foram selecionados entre os classificados na Olimpíada Brasileira Júnior, após um intenso treinamento. A delegação brasileira teve como líder a professora Luzinalva Amorim (membro da Comissão de Olimpíadas da SBM), e como vice-líder o professor José Vieira Alves (coordenador regional em Campina Grande, PB). O desempenho dos nossos jovens candidatos em sua primeira experiência internacional foi excelente e merece um destaque na nossa revista.
A prova da Olimpíada do Cone Sul é realizada em dois dias consecutivos, com três problemas em cada dia. Cada problema vale, no máximo, 10 pontos e portanto a pontuação máxima de um aluno é de 60 pontos. |
Primeiro Dia
Problema 1De cada número inteiro positivo
subtraímos a soma dos
quadrados de suas cifras. Para que valores de n, essa
diferença é a maior possível? Problema
2 Seja C uma circunferência de centro O, AB o seu diâmetro e R um ponto qualquer em C distinto de A e de B. Seja P a intersecção da perpendicular traçada por O a AR. Sobre a reta OP se situa Q, de maneira que QP é a metade de PO e Q não pertence ao segmento OP. Por Q traçamos a paralela a AB que intercepta a reta AR em T. Chamamos H a intersecção das retas AQ e OT. Provar que H, R e B são colineares. Problema 3Demonstrar que existem infinitos ternos , com números naturais que satisfazem a relação . Duração:
3 horas. Segundo Dia Problema 4Considere um tabuleiro com n linhas e 4 colunas. Escreva na primeira linha 4 zeros (um em cada casa do tabuleiro) e, em seguida, cada linha é obtida da linha anterior realizando a seguinte operação: uma das casas, a escolha, deixa-se como está; nas outras três faz-se as trocas: se tem 0 põe-se 1, se tem 1 põe-se 2 e se tem 2 põe-se 0.Construa o maior tabuleiro possível com todas as linhas diferentes e demonstre que é impossível se ter um tabuleiro maior com essa propriedade. |
Problema 5Seja n um número natural, Demonstre que entre os múltiplos de 9 menores que existem mais números com a soma de seus dígitos igual a do que números com a soma de seus dígitos igual a Problema
6 Considere um triângulo acutângulo ABC e seja X um ponto no plano do triângulo. Sejam M, N e P as projeções ortogonais de X sobre as retas que contêm as alturas do triângulo ABC. Determinar para que posições de X, o triângulo MNP é congruente ao triângulo ABC. Nota: A projeção ortogonal de um ponto X sobre uma
reta r
é a intersecção de r
com a perpendicular a ela que passa por
X. Duração:
3 horas.
As provas da 3a Olimpíada de Maio foram aplicadas em 9 de maio de 1997 às 14 horas, com a participação de cerca de 40 colégios, só no Estado de São Paulo. A estrutura de funcionamento dessa olimpíada já foi descrita na seção Olimpíadas da RPM 31 e as instruções para inscrição estão na pág. 53 da RPM 33. A seguir, colocamos as questões do primeiro
nível da Olimpíada de Maio de 1997. Essas questões foram consideradas
muito difíceis pelos professores que inscreveram alunos; foram
consideradas acima da capacidade de crianças de 13 anos. Lembramos que
participam no primeiro nível alunos que completam, em 1997, até
13 anos, e no segundo
nível, alunos que completam até 15
anos em 1997. Primeiro nívelDuração da prova: 3 horas. Cada
problema vale 10 pontos. Justifique cada uma de suas respostas. Não se
pode usar calculadora. Problema 1Em um tabuleiro quadrado três por três (ou seja, com 9 casas) devem-se colocar nove elementos do conjunto , diferentes entre si, um em cada casa e cumprindo as condições seguintes: · As somas dos números da segunda e terceira linhas são, respectivamente, o dobro e o triplo da soma dos números da primeira linha. · As somas dos números da segunda e terceira colunas são, respectivamente, o dobro e o triplo da soma dos números da primeira coluna. |
Mostre todas as formas possíveis de colocar elementos de S no tabuleiro, cumprindo as condições indicadas. Problema 2
Em um tabuleiro 8 por 8, foram colocadas 10 fichas que ocupam uma casa cada uma. Em cada casa sem ficha, está escrito um número de 0 a 8, que é igual à quantidade de fichas colocadas em suas casas vizinhas. Casas vizinhas são as que possuem um lado ou um vértice em comum. Determine uma distribuição das fichas para que a soma dos números escritos no tabuleiro seja a maior possível. Problema 4Joaquim e seu irmão André viajam sempre no ônibus da linha 62 e Joaquim sempre compra as passagens na bilheteria da rodoviária. Cada bilhete de passagem tem impresso um número de 5 algarismos. Um dia, Joaquim observa que os números de seus bilhetes - o seu e de seu irmão -, além de consecutivos, são tais que a soma dos 10 algarismos é precisamente 62. André lhe pergunta se a soma dos algarismos de algum dos bilhetes é 35 e, ao saber a resposta, disse corretamente o número de cada bilhete. Quais são esses números? Problema 5Quando Paulo fez 15 anos, convidou 43 amigos para uma festa. O bolo tinha a forma de um polígono regular de 15 lados e havia 15 velas sobre ele. As velas foram colocadas de tal maneira que não havia três velas em linha reta e também duas velas e um vértice do polígono nunca estavam em linha reta. Paulo dividiu o bolo em pedações triangulares onde cada corte ligava duas velas ou ligava uma vela a um vértice. Além disso, nenhum corte cruzou outro já realizado. Explique por que, ao fazer isso, Paulo pôde dar um pedaço de bolo a cada um dos convidados mas ele próprio ficou sem comer? Como exemplo, publicamos a solução do
Problema 4, como foi enviada aos professores participantes. Solução do Problema 4Solución: Si el número más pequeño es , e debe ser 9, pues en caso contrario el mayor sería y la suma de los diez dígitos es , que es impar y no sería nunca 62. Además si el número más pequeño acaba en un número par de nueves (99 o 9999), la suma de los diez dígitos también sería un número impar. Así pues, el número más pequeño es (d no es 9) o (b no es 9). |
En el primer caso, el otro número será , y la suma de los diez dígitos , o sea, , y los dígitos del número más pequeño suman . Habría más de un número de cinco dígitos en esas condiciones etc.) por lo que la respuesta que dio Joaquín a la pregunta de su hermano fue “no”. Así, pues, los números serán: y , la suma de los diez dígitos es , con lo que , y como b no es 9, y . Los números de los billetes eran entonces: 98999 y
99000.
Olimpíada BrasileiraSerá realizada, em 1997, nas datas abaixo: · 4 de outubro - 1a fase da Júnior e da Sênior · 25 de outubro - 2a fase da Júnior e da Sênior (1a parte) · 26 de outubro - 2a fase da Sênior (2a parte) Este ano, as provas da Olimpíada Brasileira, Júnior e Sênior, coincidirão em data e horário. Os alunos que em 1997 tiverem, no máximo, 15 anos devem optar pela Júnior e os demais farão a Sênior. Essa divisão se faz necessária porque os alunos classificados na Júnior serão os candidatos à Olimpíada do Cone Sul de 1998, enquanto os classificados na Sênior serão direcionados para as Olimpíadas Internacional e Iberoamericana. Os treinamentos são distintos, mas nada impede que qualquer aluno participe de ambas, se for de sua vontade. Nova coordenação no Rio de JaneiroAnunciamos que o Estado do Rio de Janeiro tem um novo coordenador de Olimpíadas. É o professor José Paulo Carneiro, que assumiu o cargo em 1o de junho e contará com o precioso apoio da Universidade Santa Úrsula. Para quaisquer informações sobre o programa de olimpíadas no Rio de Janeiro, o prof. João Paulo poderá ser contatado pelo telefone (021) 256-0875. Olimpíadas na Internet Passaremos a dar neste e nos próximos números da RPM informações para que o leitor conectado possa ter acesso a um vasto material hoje disponível na Internet sobre as Olimpíadas de Matemática. Tudo o que se refere às Olimpíadas Iberoamericanas de Matemática pode ser encontrado em “http://www.oei.es/oim.htm”. Neste site o leitor poderá ver as questões da prova da última Olimpíada Iberoamericana e ter informações sobre diversos outros assuntos, como publicações e o concurso de problemas de matemática. No Brasil, em breve estará pronta a home-page da Olimpíada Brasileira. Entretanto as Olimpíadas Cearenses de Matemática já estão no ar, com muitas informações interessantes. O endereço é “ http://oei.es/sipro01.htm ”. I Olimpíada Regional de MatemáticaAgradecemos o envio à RPM do Boletim Informativo da I Olimpíada de Matemática, realizada na Universidade Federal de Uberlândia, nos meses de novembro e dezembro de 1996. |