Élio Mega e Eduardo Wagner
São Paulo, SP, e Rio de Janeiro, RJ

Correspondência:
RPM  Olimpíadas
Caixa Postal 66281
05315-970 São Paulo, SP

 

     OLIMPÍADA DO CONE SUL

Foi realizada de 19 a 25 de abril em Assunção, no Paraguai, a 8a Olimpíada do Cone Sul. Participam dessa competição, todos os anos, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, e cada país compete com quatro alunos.

A Olimpíada do Cone Sul é dedicada aos alunos muito jovens, e segundo o regulamento o participante na competição deste ano poderia ter no máximo 15 anos no ano passado. Por força desse regulamento, todos os países têm feito um grande esforço para detectar, com o auxílio dos colégios, os alunos talentosos em Matemática e promover seu desenvolvimento. No Brasil, temos trabalhado bastante nestes últimos anos e os resultados estão aparecendo.

 

 

     Medalhas brasileiras na 9a Olimpíada do Cone Sul  

Os alunos que representaram o Brasil na 9a Olimpíada de Matemática do Cone Sul foram selecionados entre os classificados na Olimpíada Brasileira Júnior, após um intenso treinamento. A delegação brasileira teve como líder a professora Luzinalva Amorim (membro da Comissão de Olimpíadas da SBM), e como vice-líder o professor  José Vieira Alves  (coordenador  regional  em  Campina  Grande, PB).

O desempenho dos nossos jovens candidatos em sua primeira experiência internacional foi excelente e merece um destaque na nossa revista.

 

Medalhas de Ouro

 

Medalhas de Bronze


Rui Lopes Viana Filho
(SP) - 60/60

Murali  S. Vajapeyam (PB) - 59/60

 


Daniele Veras
(CE) - 35/60

Christian Yveson (SP) - 34/60

A prova da Olimpíada do Cone Sul é realizada em dois dias consecutivos, com três problemas em cada dia. Cada problema vale, no máximo, 10 pontos e portanto a pontuação máxima de um aluno é de 60 pontos.

 

     Pontuação por países


Caixa de texto: 1o lugar - Brasil	 188 pontos
2o lugar - Peru	 141 pontos
3o lugar - Chile	 127 pontos
4o lugar - Argentina	 120 pontos
5o lugar - Uruguai	   92 pontos
6o lugar - Paraguai	   81 pontos

Toda Olimpíada internacional de Matemática é uma competição individual. Entretanto, é costume estabelecer uma competição paralela entre países, somando os resultados de cada um, da mesma forma que é feito nas olimpíadas esportivas. Na 9a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, o Brasil conquistou um destacado primeiro lugar, como mostramos ao lado.

 
 

     A prova da Olimpíada do Cone Sul  

Primeiro Dia

 

Problema 1

De cada número inteiro positivo    subtraímos a soma dos quadrados de suas cifras. Para que valores de  n,  essa diferença é a maior possível?

Problema 2

Seja  C  uma circunferência de centro  O,  AB  o seu diâmetro e  R  um ponto qualquer em  C  distinto de  A  e de  B. Seja  P  a intersecção da perpendicular traçada por  O  a  AR. Sobre a reta  OP  se situa  Q,  de maneira que   QP  é a metade de  PO  e  Q  não pertence ao segmento  OP. Por  Q  traçamos a paralela a  AB  que intercepta a reta  AR  em  T.  Chamamos  H  a intersecção das retas   AQ  e  OT.  Provar que  H,  R  e  B  são colineares.

Problema 3

Demonstrar que existem infinitos ternos  ,  com   números naturais que satisfazem

a relação .

Duração:  3 horas.

 

Segundo Dia
 

Problema 4

Considere um tabuleiro com  n  linhas e  4  colunas. Escreva na primeira linha  4  zeros (um em cada casa do tabuleiro) e, em seguida, cada linha é obtida da linha anterior realizando a seguinte operação: uma das casas, a escolha, deixa-se como está; nas outras três faz-se as trocas: se tem  0  põe-se  1,  se tem  1  põe-se  2  e  se tem  2  põe-se  0.

Construa o maior tabuleiro possível com todas as linhas diferentes e demonstre que é impossível se ter um tabuleiro maior com essa propriedade.

 

Problema 5

Seja  n  um número natural, 

Demonstre que entre os múltiplos de  9  menores que  existem mais números com a soma de seus dígitos igual a  do que números com a soma de seus dígitos igual a 

Problema 6

Considere um triângulo acutângulo  ABC  e seja  X  um ponto no plano do triângulo. Sejam  M,  N  e  P  as projeções ortogonais de  X  sobre as retas que contêm as alturas do  triângulo  ABC.

Determinar para que posições de  X,  o triângulo  MNP  é congruente ao triângulo  ABC.

Nota: A projeção ortogonal de um ponto  X  sobre uma reta  r  é a intersecção de  r  com a perpendicular a ela que passa por  X.

Duração: 3 horas.

 

     3a OLIMPÍADA DE MAIO

As provas da  3a  Olimpíada de Maio foram aplicadas em  9  de maio  de 1997 às 14 horas, com a participação de cerca de 40 colégios, só no Estado de São Paulo.

A estrutura de funcionamento dessa olimpíada já foi descrita na seção Olimpíadas da RPM 31 e as instruções para inscrição estão na pág. 53 da RPM 33.

A seguir, colocamos as questões do primeiro nível da Olimpíada de Maio de 1997. Essas questões foram consideradas muito difíceis pelos professores que inscreveram alunos; foram consideradas acima da capacidade de crianças de 13 anos. Lembramos que participam no primeiro nível alunos que completam, em 1997, até  13  anos, e no segundo nível, alunos que completam até  15  anos em 1997.
 

Primeiro nível

Duração da prova: 3 horas. Cada problema vale 10 pontos. Justifique cada uma de suas respostas. Não se pode usar calculadora.

Problema 1

Em um tabuleiro quadrado três por três (ou seja, com 9 casas) devem-se colocar nove elementos do conjunto  , diferentes entre si, um em cada casa e cumprindo as condições seguintes:

·       As somas dos números da segunda e terceira linhas são, respectivamente, o dobro e o triplo da soma dos números da primeira linha.

·       As somas dos números da segunda e terceira colunas são, respectivamente, o dobro e o triplo da soma dos números da primeira coluna.

Mostre todas as formas possíveis de colocar elementos de  S  no tabuleiro, cumprindo as condições indicadas.

Problema 2

No retângulo  ABCD, M, N, P e Q  são pontos médios dos lados. Se a área do triângulo sombreado é 1, calcule a área do retângulo  ABCD.

Problema 3

Em um tabuleiro 8 por 8, foram colocadas 10 fichas que ocupam uma casa cada uma. Em cada casa sem ficha, está escrito um número de 0 a 8, que é igual à quantidade de fichas colocadas em suas casas vizinhas. Casas vizinhas são as que possuem um lado ou um vértice em comum. Determine uma distribuição das fichas para que a soma dos números escritos no tabuleiro seja a maior possível.

Problema 4

Joaquim e seu irmão André viajam sempre no ônibus da linha 62 e Joaquim sempre compra as passagens na bilheteria da rodoviária. Cada bilhete de passagem tem impresso um número de 5 algarismos. Um dia, Joaquim observa que os números de seus bilhetes - o seu e de seu irmão -, além de consecutivos, são tais que a soma dos 10 algarismos é precisamente 62. André lhe pergunta se a soma dos algarismos de algum dos bilhetes é 35 e, ao saber a resposta, disse corretamente o número de cada bilhete. Quais são esses números?

Problema 5

Quando Paulo fez 15 anos, convidou 43 amigos para uma festa. O bolo tinha a forma de um polígono regular de 15 lados e havia 15 velas sobre ele. As velas foram colocadas de tal maneira que não havia três velas em linha reta e também duas velas e um vértice do polígono nunca estavam em linha reta. Paulo dividiu o bolo em pedações triangulares onde cada corte ligava duas velas ou ligava uma vela a um vértice. Além disso, nenhum corte cruzou outro já realizado. Explique por que, ao fazer isso, Paulo pôde dar um pedaço de bolo a cada um dos convidados mas ele próprio ficou sem comer?

Como exemplo, publicamos a solução do Problema 4, como foi enviada aos professores participantes.

Solução do Problema 4

Solución:

Si el número más pequeño es  , e debe ser 9, pues en caso contrario el mayor sería  y la suma de los diez dígitos es  , que es impar y no sería nunca 62.

Además si el número más pequeño acaba en un número par de nueves (99 o 9999), la suma de los diez dígitos también sería un número impar.

Así pues, el número más pequeño es  (d no es 9) o (b no es 9).

En el primer caso, el otro número será  , y la suma de los diez dígitos , o sea, , y los dígitos del número más pequeño suman  . Habría más de un número de cinco dígitos en esas condiciones  etc.) por lo que la respuesta que dio      Joaquín a la pregunta de su hermano fue “no”. Así, pues, los números serán:

y  , la suma de los diez dígitos es , con lo que  , y como  b  no es  9, y  .

Los números de los billetes eran entonces:  98999  y  99000.

 

     OUTRAS NOTÍCIAS

Olimpíada Brasileira

Será realizada, em 1997, nas datas abaixo:

·       4 de outubro - 1a fase da Júnior e da Sênior

·       25 de outubro - 2a fase da Júnior e da Sênior (1a parte)

·       26 de outubro - 2a fase da Sênior (2a parte)

Este ano, as provas da Olimpíada Brasileira, Júnior e Sênior, coincidirão em data e horário. Os alunos que em 1997 tiverem, no máximo, 15 anos devem optar pela Júnior e os demais farão a Sênior. Essa divisão se faz necessária porque os alunos classificados na Júnior serão os candidatos à Olimpíada do Cone Sul de 1998, enquanto os classificados na Sênior serão direcionados para as Olimpíadas Internacional e Iberoamericana. Os treinamentos são distintos, mas nada impede que qualquer aluno participe de ambas, se for de sua vontade.

Nova coordenação no Rio de Janeiro

Anunciamos que o Estado do Rio de Janeiro tem um novo coordenador de Olimpíadas. É o professor José Paulo Carneiro, que assumiu o cargo em 1o  de junho e contará com o precioso apoio da Universidade Santa Úrsula. Para quaisquer informações sobre o programa de olimpíadas no Rio de Janeiro, o prof. João Paulo poderá ser contatado pelo telefone  (021) 256-0875.

Olimpíadas na Internet

Passaremos a dar neste e nos próximos números da RPM informações para que o leitor conectado possa ter acesso a um vasto material hoje disponível na Internet sobre as Olimpíadas de Matemática.

Tudo o que se refere às Olimpíadas Iberoamericanas de Matemática pode ser encontrado em “http://www.oei.es/oim.htm”. Neste site o leitor poderá ver as questões da prova da última Olimpíada Iberoamericana e ter informações sobre diversos outros assuntos, como publicações e o concurso de problemas de matemática. No Brasil, em breve estará pronta a home-page da Olimpíada Brasileira. Entretanto as Olimpíadas Cearenses de Matemática já estão no ar, com muitas informações interessantes. O endereço é “ http://oei.es/sipro01.htm ”.

I Olimpíada Regional de Matemática

Agradecemos o envio à RPM do Boletim Informativo da I Olimpíada de Matemática, realizada na Universidade Federal de Uberlândia, nos meses de novembro e dezembro de 1996.