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Certa
vez, um aluno, Marcos, da 8a série, procurou-me com uma
questão. Disse-me ter observado que, nos triângulos retângulos de
medidas inteiras, se somarmos a medida de um cateto com a da hipotenusa e
mais o dobro de todos os inteiros entre esses dois números, obteremos o
quadrado do outro cateto. Por
exemplo:
No
triângulo retângulo ao lado, vamos somar de 9 até 15, porém com os
dobros dos números entre 9 e 15:
Obtivemos
o quadrado do outro cateto. De
um modo geral, nos triângulos retângulos pitagóricos:
sendo
b
a medida de um cateto, a
a da hipotenusa e os bi, os números consecutivos entre
b e a. Disse-me
também que, se a
e b
forem consecutivos, isto é, se os números b1, b2, ... , bn
não existirem, então
Por
exemplo: se a
= 13 e
b = 12,
temos c
= 5 e
12 + 13 = 52 Fiz
para Marcos a demonstração do seguinte resultado e disse a ele que a
compreenderia melhor na 1a série do 2o
grau.
Portanto,
Nos
anos seguintes, com mais alguns alunos participando, fizemos mais algumas
demonstrações da “regra de Marcos”, até mais simples. Muitas delas
partiram do esquema:
Marcos
entrou no ITA sem cursinho. Ele estava freqüentemente procurando relações
entre os números ou nas figuras. Sempre me procurava para tirar dúvidas
e mostrar no que estava trabalhando. É muito raro encontrar um aluno com
tanto interesse pelas coisas da escola.
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