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Certa
vez, um aluno, Marcos, da 8a série, procurou-me com uma
questão. Disse-me ter observado que, nos triângulos retângulos de
medidas inteiras, se somarmos a medida de um cateto com a da hipotenusa e
mais o dobro de todos os inteiros entre esses dois números, obteremos o
quadrado do outro cateto. Por
exemplo:
No
triângulo retângulo ao lado, vamos somar de 9 até 15, porém com os
dobros dos números entre 9 e 15:
. Obtivemos
o quadrado do outro cateto. De
um modo geral, nos triângulos retângulos pitagóricos:
sendo
b
a medida de um cateto, a
a da hipotenusa e os bi, os números consecutivos entre
b e a. Disse-me
também que, se a
e b
forem consecutivos, isto é, se os números b1, b2, ... , bn
não existirem, então
. Por
exemplo: se a
= 13 e
b = 12,
temos c
= 5 e
12 + 13 = 52 Fiz
para Marcos a demonstração do seguinte resultado e disse a ele que a
compreenderia melhor na 1a série do 2o
grau.
Portanto,
Temos, então:
Nos
anos seguintes, com mais alguns alunos participando, fizemos mais algumas
demonstrações da “regra de Marcos”, até mais simples. Muitas delas
partiram do esquema:
Marcos
entrou no ITA sem cursinho. Ele estava freqüentemente procurando relações
entre os números ou nas figuras. Sempre me procurava para tirar dúvidas
e mostrar no que estava trabalhando. É muito raro encontrar um aluno com
tanto interesse pelas coisas da escola.
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