![]() |
|
|
|||
![]() |
134. O número natural N = 11 . .
.122 . . .25 tem 2n algarismos. Os
n
(Sugerido por Amadeu Carneiro de
Almeida, Rio de Janeiro, RJ.) 135. Na figura, C1 e C2 são circunferências tangentes em P.
b) Se uma reta tangencia C2
num ponto C e corta C1, nos pontos A e B, mostre que
PC é bissetriz do
(Sugerido por Cláudio Arconcher,
Jundiaí, SP.)
(Sugerido por Antonio Carlos Rosso Júnior, SP.) 137. Considere o conjunto A de todas as combinações simples de 10 elementos em grupos de 5. Duas combinações distintas são escolhidas ao acaso no conjunto A. Determine as probabilidades de que elas: a) não tenham nenhum elemento em comum; b) tenham exatamente 4 elementos em comum.
1. Um homem entra numa livraria, compra Pequenos Golpes, que custa 20 reais, e paga com uma nota de 100 reais. Sem troco, o livreiro vai até a banca de jornais e troca a nota de 100 por 10 notas de 10 reais. O comprador leva o livro e 8 notas de 10 reais. Em seguida entra o jornaleiro dizendo que a nota de 100 reais é falsa. O livreiro troca a nota falsa por outra de 100. verdadeira. Sem o dinheiro do troco, sem o livro e sem a nota que deu ao jornaleiro, qual foi, afinal, o prejuízo do livreiro? 2. Num minizôo há alguns animais entre mamíferos, aves e répteis. O destaque é um casal de corujas de uma rara espécie. Há. ao todo, 10 cabeças e 22 patas, havendo menos bípedes do que quadrúpedes. Responda: quantos quadrúpedes e quantos bípedes há no minizôo?
(Tirados dos números 30, 40 e 49 de Tendências do Vestibular, publicação da Gráfica Editora Guteplan.) (Ver respostas no final desta seção)
126. No Liceu de Itapipoca existe uma sala onde 1994 cadeiras, numeradas consecutivamente de 1 a 1994, estão dispostas em círculo. Num determinado dia, 1994 estudantes, sentados um em cada cadeira, resolvem começar o seguinte jogo: o estudante sentado na cadeira 1 diz "sim" e permanece no jogo. O estudante sentado na cadeira 2 diz "não" e sai do jogo, e assim sucessivamente. isto é, cada estudante contradizendo o anterior. Aquele que diz "sim" permanece no jogo e aquele que diz "não" sai do jogo. O jogo termina quando resta um só estudante. Determine o número da cadeira na qual ele está sentado. (Olimpíada Estadual de Matemática do Rio de Janeiro, 1994.) Solução: Seja N o número da cadeira do vencedor do jogo. Vamos enunciar dois fatos que podem ser facilmente verificados pelo leitor. 1) N é necessariamente ímpar. 2) Para que N seja igual a 1 é necessário e suficiente que o número de cadeiras seja da forma 2n com n inteiro positivo.
Como 1994 não é da forma 2n , temos N > l. No instante
em que o vencedor diz "sim" pela
(Adaptado da solução publicada no livro
Solução: Temos
2y + 2u+ 2z = BM + BC+ b Como AB = BC, segue
2x + 2t
+ 2v
2(x
2(x
(Solução enviada por diversos leitores.) 128. Seja P um ponto qualquer no interior de um triângulo equilátero ABC. A partir de P construímos as perpendiculares PD, PE e P F aos lados BC, AC e AB, respectivamente.
Solução: Traçamos por P paralelas aos lados do A ABC Como PE, PD, PF são alturas de triângulos equiláteros de lados a, b, c, respectivamente, então
(Solução enviada por José G. Lima
Rodrigues, DF. Os leitores João L. A. Prado, SP, e Josivan A. da
Silva, PB, observaram que vale o mesmo resultado se P estiver num dos
lados do triângulo.) 129. O sorteio do jogo da Super Sena consiste na escolha de seis dezenas distintas escolhidas no conjunto S = {01, 02, ... , 48}. Para realizar o sorteio, a Caixa Econômica Federal utiliza duas esferas idênticas contendo bolas numeradas. A primeira esfera (da qual será extraído o algarismo das unidades) contém 10 bolas numeradas de 0 a 9. A segunda (da qual será extraído o algarismo das dezenas) contém cinco bolas numeradas de 0 a 4. O sorteio das dezenas premiadas consiste de seis etapas consecutivas e independentes, em cada uma das quais são extraídas duas bolas, uma de cada uma das duas urnas. A etapa será repetida se ocorrer qualquer uma das duas situações abaixo: 1) Forem sorteadas as dezenas 00 ou 49. 2) For sorteada uma dezena que já saiu em alguma etapa anterior. Determine: a) A probabilidade de que num sorteio não sejam necessárias repetições. b) A probabilidade de que a quarta etapa precise ser repetida. c) Sabendo que num sorteio completo apenas uma etapa precisou ser repetida uma única vez, qual é a probabilidade condicional de que tenha sido a terceira? Solução: a) Para que não sejam necessárias repetições existem 48 resultados possíveis para a 1.ª extração, 47 para a 2.ª, 46 para a 3.ª e assim sucessivamente até a 6.ª extração para a qual existirão 43 resultados favoráveis. Segue-se que a probabilidade de que não sejam necessárias repetições vale:
Portanto, com probabilidade aproximadamente igual a 43%, um sorteio da Super-Sena exigirá pelo menos uma repetição. b)
Se considerarmos o processo de sorteio no instante que antecede a realização da
quarta etapa, é fácil ver que existem 5 resultados possíveis que exigirão sua
repetição e portanto
c) Para j = l, 2, 3, . . . ,6 a probabilidade de que j-ésima etapa tenha sido a única etapa repetida vale:
Segue-se que a probabilidade de que uma única etapa tenha sido repetida é dada
por (Adaptada de soluções enviadas por vários leitores.)
|