|
|
||||
Compilação:
Em geral, ao falarmos de testes de Matemática, temos em mente testes de múltipla escolha que apresentam uma questão e 5 alternativas, sendo apenas uma delas a resposta correta à questão. Nos Estados Unidos, desde 1926, realiza-se um exame, em escala nacional, para estudantes que desejam prosseguir seus estudos após o término do 2.° grau. É o chamado SAT (Scholastic Aptitude Test). O SAT é apresentado em forma de testes mas, na parte referente à Matemática, além dos testes de múltipla escolha com 5 alternativas, há duas outras modalidades de teste: o de comparação quantitativa e, mais recentemente, aquele que exige que o aluno produza a resposta. Achando que seus leitores teriam interesse em ver alguns desses testes "diferentes", a RPM pediu (e obteve) autorização para publicá-los.
Encabeçando a primeira página que contém esses testes, mas numa disposição diferente da que apresentamos a seguir, encontram-se sempre as instruções e os exemplos:
Em cada teste há duas quantidades, uma na Coluna A e outra na Coluna B. Você deve comparar as duas quantidades e na folha de respostas assinalar: A se a quantidade na Coluna A for a maior; B se a quantidade na Coluna B for a maior; C se as duas quantidades forem iguais;
D se a relação entre as quantidades não puder ser determinada a
partir da informação dada.
___________
|
Os testes são problemas com soluções numéricas. A novidade está no fato de o aluno precisar produzir a resposta e não escolhê-la dentre algumas alternativas. Como o SAT é, atualmente, prestado por mais de um milhão de estudantes, a sua correção, necessariamente, tem que ser feita por máquinas (não por pessoas). O modo de proceder é o seguinte: para cada problema há, na folha de respostas, uma pequena "grade" onde o aluno colocará a resposta. As "grades" abaixo ilustram o processo:
Em 1990, após três anos de estudos e pesquisas em campo, foram aprovadas mudanças no SAT que entrariam em vigor a partir de 1994. Na parte de Matemática, as duas maiores novidades foram: 1) problemas com respostas produzidas pelos alunos; 2) calculadoras: uso permitido, porém não necessário. |