Compilação:
Renate Watanabe

RPM, São Paulo

     Introdução

Em geral, ao falarmos de testes de Matemática, temos em mente testes de múltipla escolha que apresentam uma questão e 5 alternativas, sendo apenas uma delas a resposta correta à questão.

Nos Estados Unidos, desde 1926, realiza-se um exame, em escala nacional, para estudantes que desejam prosseguir seus estudos após o término do 2grau. É o chamado SAT (Scholastic Aptitude Test).

O SAT é apresentado em forma de testes mas, na parte referente à Matemática, além dos testes de múltipla escolha com 5 alternativas, há duas outras modalidades de teste: o de comparação quantitativa e, mais recentemente, aquele que exige que o aluno produza a resposta.

Achando que seus leitores teriam interesse em ver alguns desses testes "diferentes", a RPM pediu (e obteve) autorização para publicá-los.

 

     Comparações Quantitativas

Encabeçando a primeira página que contém esses testes, mas numa disposição diferente da que apresentamos a seguir, encontram-se sempre as instruções e os exemplos:


 
    * Instruções:

Em cada teste há duas quantidades, uma na Coluna A e outra na Coluna B. Você deve comparar as duas quantidades e na folha de respostas assinalar:

A    se a quantidade na Coluna A for a maior;

B    se a quantidade na Coluna B for a maior;

C    se as duas quantidades forem iguais;

D    se a relação entre as quantidades não puder ser determinada a partir da informação dada.
 

 

EXEMPLOS:

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* Copyright (c) 1995 by Educational Testing Service. English version copy-righted 1992 hy Educational Testing Service. Ali rights reserved. Translated with permission for limited use by Revista do Professor de Matemática.

 

 

     Respostas Produzidas pelos Alunos

Os testes são problemas com soluções numéricas. A novidade está no fato de o aluno precisar produzir a resposta e não escolhê-la dentre algumas alternativas.

Como o SAT é, atualmente, prestado por mais de um milhão de estudantes, a sua correção, necessariamente, tem que ser feita por máquinas (não por pessoas).

O modo de proceder é o seguinte: para cada problema há, na folha de respostas, uma pequena "grade" onde o aluno colocará a resposta. As "grades" abaixo ilustram o processo:

    


 

     O Novo Sat

Em 1990, após três anos de estudos e pesquisas em campo, foram aprovadas mudanças no SAT que entrariam em vigor a partir de 1994. Na parte de Matemática, as duas maiores novidades foram:

1)        problemas com respostas produzidas pelos alunos;

2)     calculadoras: uso permitido, porém não necessário.