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      Hideo Kumayama  "De fato, a calculadora já faz parte da vida da maioria de nossos estudantes e deve ser usada na escola" (RPM 23, p. 63 ). Concordo em gênero e número com a afirmação acima. Mas, como e quando devemos iniciar o uso da calculadora na aula de Matemática? Que tipo de calculadora é a mais conveniente? Vamos responder inicialmente à última pergunta. Para o ensino de Matemática no 1.° grau devemos utilizar a máquina mais simples possível. As quatro operações, uma memória e a raiz quadrada são suficientes. É a que chamamos de "calculadora do feirante". E quando devemos apresentá-la oficialmente aos alunos? Achamos que quando o aluno estiver dominando completamente os algoritmos das operações (sabendo utilizá-los, é claro, com números decimais) é hora de introduzir a calculadora. Não devemos, entretanto, fazer do uso da calculadora apenas um "modismo". Se os alunos vão utilizá-la como instrumento de trabalho, deverão conhecer os seus recursos e o seu uso adequado. As "calculadoras do feirante" disponíveis no mercado são muito semelhantes. Todas possuem 8 dígitos no visor e as mesmas teclas, são de inúmeras marcas mas não funcionam exatamente da mesma maneira. Todo aluno deve aprender como funciona a sua máquina para poder utilizá-la da melhor forma possível. Vamos mostrar alguns exemplos utilizando duas calculadoras diferentes: uma Casio LC-797 e uma Sharp EL-901. Exemplo 1 - Elevar um número ao quadrado. Esta simples operação é feita da mesma forma em todas as calculadoras. Por exemplo, para calcular 52 basta digitar as teclas [5] [x] [=] e o resultado 25 aparece no visor. Exemplo 2 - Obter os termos de uma progressão aritmética. Para obter os termos de uma progressão aritmética cujo primeiro termo é 3 e cuja razão é 2, observe que os procedimentos são diferentes nas duas calculadoras que dispomos. 
 
 
      
      
      Veja que na Casio a razão da progressão é digitada em primeiro
      lugar, enquanto na Sharp a razão é o segundo número digitado. Este caso é semelhante ao anterior. A máquina deve guardar uma constante que agora será multiplicada a cada número digitado. Se desejamos obter uma P.G. com a1= 7 e q = 3, os procedimentos são os seguintes: 
 Veja que, curiosamente, as duas calculadoras funcionam de forma bastante semelhante neste caso. Exemplo 4 - Calcular potências de um número. As potências de expoente positivo não oferecem a menor dificuldade. Por exemplo, calculemos 134 nas duas máquinas que dispomos: visor Casio: [l] [3] [x] [x] [=] [=] [=][ 28561] visor Sharp: [1] [3] [x] [=] [=][=] [ 28561] Para calcular o inverso de um número (potência de expoente — 1) devemos também observar pequenas diferenças na utilização das calculadoras. Por exemplo, calculemos 1/5 nas duas máquinas. Casio Sharp visor visor 
      [5]  [ [=] [ 0.2] 
      
      
      O leitor pode estar pensando agora por que não digitamos [1] [ Como procuramos mostrar nos exemplos anteriores, a "calculadora do feirante" já possui recursos interessantes que devem ser explorados nas aulas. O fato de podermos obter com facilidade a raiz quadrada de um número e a utilização da memória ampliam enormemente o poder de cálculo da máquina de calcular. 
      
      
      Entretanto, como faremos para calcular a raiz cúbica de um
      número? Será necessário o uso de uma calculadora mais sofisticada? Vamos 
      mostrar que não. Com a "calculadora do feirante" podemos
      calcular ab
      com a positivo e b racional. Parece 
      incrível, não?
      Mas é verdade. Vamos mostrar como calcular 
       
 
      
      
      Exemplo 5 - Calcular   
       
      
      
      Seja 
       
      
      Vamos agora criar 
      uma sequência de números reais onde
      x0 
       
      é 
      uma aproximação de   
       
    
    Essa 
      sequência converge para 
       
      
      
      Tomemos 
      x0 = 1. Então, 
      x1
      
      
      
      =
      
       
      
       
 
 
      
      
      o que indica que uma aproximação para   
       Por que funciona esse método? Vamos observar a expressão 
       com infinitos radicais. O número x pode ser calculado por técnicas acessíveis a alunos do 2.° grau de duas formas diferentes. A primeira consiste em observar que 
       
     
     
       A segunda forma de calcular x na expressão (*) usa um argumento mais sofisticado. Como x está definido por uma expressão que contém infinitos radicais, então, elevando os dois lados à 4.ª potência, obtemos: 
       
      É
      interessante observar que com o valor que tomamos para x0,
      nossa primeira aproximação é praticamente irrelevante. 0 leitor pode
      verificar que se tomarmos, por exemplo, 
      x0 = 
      
      
      80 como primeira
      aproximação para  
      
      
      Mostramos então como calcular a raiz cúbica de um número dado
      usando a mais simples das calculadoras. Mas já tínhamos dito que
      essa mesma calculadora do feirante é capaz de calcular uma potência de 
      expoente racional. Vamos ver no próximo exemplo como calcular
       
      
      
      Exemplo 6 - Calcular  
       
       A potência de 2 imediatamente inferior a 19 é 16 = 24. Escrevemos então x19 = x16 . x3 = 34 ou x16 = 81 • x-3 ou, ainda, 
       Definimos a sequência (xn) da seguinte forma: 
       
      
      
      Vamos então calcular as nossas aproximações para  
       Começamos então com x0 = 1. Paia obter x1, fazemos assim: 
    
    [8] [1] [ Para obter x2 , mantemos o valor de x1 no visor e digitamos: 
    
    
    [ 
    
    
    Basta agora repetir os mesmos movimentos até que você obtenha o mesmo número 
    no seu visor. Isso indicará que você possui uma aproximação de
     Exemplo 7 
    
    
    Na RPM 22, pp. 13 e 14, pedia-se para calcular a taxa mensal de juros 
    cobrada num
    
     
     Para obter i1+ 1, apertamos as teclas: 
    
    
    [1] [.] [2] [ Aparecerá no visor: 1.2106482. Mantendo esse valor de i1 no visor, apertamos, novamente, as teclas: 
    
    
    [ 
    
    
    e assim sucessivamente.   Acabaremos obtendo   1,2337519.    Para o
    problema da RPM 22, com   
    
    i0
    = 20%,  teremos  i 
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