Correspondência:
RPM - Cartas do leitor
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     Quantos ancestrais

Vários leitores nos escreveram sobre a. questão posta no quadro da p. 9 da RPM 25. O colega Manoel Rego Filho, de Arraial do Cabo, RJ, em particular, teceu longos e interessantes comentários para explicar que o número de nossos ancestrais não cresce exponencialmente devido aos parentescos entre muitos deles. Invocou, fortalecendo seus argumentos, a árvore genealógica de um imaginário patriarca e suas 7 esposas.

RPM: O autor do artigo, Geraldo Ávila, concorda com o professor Rego: De fato, não houvesse parentesco e uma determinada pessoa, digamos, eu, teria 2 pais, 4 avós, 8 bisavós, etc. Mas, se meus pais fossem primos, pelo menos um de meus avós maternos seria irmão de um de meus avós paternos, o que reduziria meus bisavós a, no máximo, 7 e não 8. E, se meus pais fossem primos irmãos, eu teria apenas 4 bisavós e não 8; seria esse o caso, por exemplo, se meus dois avôs fossem irmãos e minhas duas avós, irmãs.

 

     Estas nossas crianças

João Batista de Araújo Filho, de Juiz de Fora, MG, apresentou aos seus alunos da 6 série o texto sobre a "tabuada do 9" e a identidade algébrica

9x = (x 1) 10 + [9 (x 1)],

publicados na RPM 25, p. 61. A curiosidade dos alunos foi de imediato despertada e perguntaram:

- Professor, essa identidade só serve para o 9?

Ele escreveu uma identidade equivalente para o 8:

8x = (x 2) 10 + [8 (x 2)],

e, dai para frente, os próprios alunos escreveram expressões para 7x, 6x, e assim por diante. Depois disso, a substituição da variável  x  por valores escolhidos pelos alunos, permitiu que cada um reforçasse sua habilidade de efetuar cálculos em Z.

RPM: E tudo começou com a pequena Natália, de 8 anos, querendo descobrir um jeito de calcular 5 x 9. É um exemplo de como pequenas ideias podem ser transformadas em boas aulas.

 

     O leitor sugere

-   Filatelia Matemática

José Jackson Lima Albuquerque, de Fortaleza, CE, tem como hobby a Filatelia Temática e iniciou, em 1988, uma coleção intitulada Matemática através dos tempos. A coleção reúne selos postais (de vários países e épocas) com estampas ligadas à Matemática. Ao lado de cada selo, o professor costuma colocar uma pequena nota explicativa. Sugere o colega que a RPM crie uma seção sobre Filatelia Matemática.

RPM:   Qual é a opinião de nossos leitores?

-   Caos e Fractais

Gertrudes A. Dandolini e João Artur de Souza, ambos de Pelotas, RS, ao comunicarem seu novo endereço, reforçaram o pedido de outros leitores para que a RPM aborde mais temas, tais como Caos e Fractais.

RPM:   Caos e Fractais ficam à espera de autores.

-   Numerologia e Taro

Sugere a colega Liliana Rebellatto, de Porto Alegre, RS, que a RPM trate de assuntos como Numerologia, Tarô e Arvore  da  vida.

RPM: Uma vez tocamos de leve em Numerologia. Foi na RPM 13, quando muitos colegas responderam à pergunta feita no número anterior: por que 13 é associado a azar? Junto com as respostas foram citadas diversas fontes, dando assim uma pequena bibliografia aos leitores interessados nesses assuntos.

 

     ...e por falar em fontes

Hideo Kumayama, analisando um livro didático japonês, encontrou o seguinte algoritmo para calcular, por exemplo,    76 x 74,   38 x 32,    ou    107 x 103:

 

Trata-se do produto de dois números do tipo    10a + b   por    10a + c,    com  b + c = 10.

Também ficou fácil calcular    47 x 67,   86 x 26    ou    93 x 13:

  

que são produtos de   10a + c  por   10b + c,  com   a + b = 10.

O colega Hideo, em sua carta, diz que os algoritmos estão fazendo sucesso entre seus alunos, inclusive suas justificativas, que no livro japonês eram propostas como exercícios de fatoração.

RPM:   A dificuldade maior será a "fonte" que o professor Hideo, gentilmente, anexou à sua carta:

 

     Que horror!

O colega João Datista de Araújo Filho, de Juiz de Fora, MG, nos contou que, mediante uma divulgação publicitária bem-feita, foi levado a comprar para a sua filha a Enciclopédia, do Estudante Júnior, 1° grau, 1 a 8 serie.

Qual não foi o seu susto, ao encontrar no 2 volume, que contém a Matemática, na p. 39, além da afirmação de que "o único número primo par é o número 1", as seguintes afirmações sobre a divisão no conjunto dos números naturais:

"A divisão é uma operação inversa da multiplicação. Exemplo:   9 3 = 3.

Este exemplo acima é uma divisão exata.  Não tem resto.  Divisão que contém resto, denominamos de divisão aproximada. Exemplo: ..."

Mais adiante, na p. 44, sob o título: Exemplos para a leitura, está escrito, após algumas afirmações correias:

0,2 dl   =   dois decilitros

0,22 cl   =   vinte e dois centilitros

0,250 ml   =    duzentos e cincoenta mililitros

e, mais adiante,

5,5 dal   =   cinco decalitros e meio litro.

O colega João Batista enviou para a RPM xerox das páginas que contêm os erros acima e informou que a Enciclopédia não traz os nomes dos autores nem o de uma editora. A remessa da Enciclopédia foi feita pela Editora Didática Paulista Ltda. Disse também que alertou amigos e colegas para que não comprassem a Enciclopédia.

RPM: Erros crassos como os acima, de matemática, de português e de diagramação, devem ser denunciados. Em casos mais amenos, após fazer uma ponderada análise, o professor deveria dirigir-se às editoras, apontando eventuais erros encontrados nas suas publicações. Uma boa editora eliminaria os erros nas edições seguintes e o professor estaria colaborando para a melhoria dos nossos livros didáticos. Não podemos esquecer que é muito difícil evitar erros. Já dizia o professor Benedito Castrucci, autor de muitos livros didáticos: Só existe um livro que certamente não tem erros - é aquele que nunca foi escrito. Por isso, mãos à obra, vamos ajudar a melhorar nossos livros de Matemática.