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Alunos gostam quando exploramos brincadeiras matemáticas ou exercícios curiosos. Aqui vai uma brincadeira que desperta grande interesse nos alunos: Trata-se de fazer uma adição com 5 parcelas: o aluno escolhe a 1.ª e eu imediatamente escrevo o resultado num papel, dobro e peço para que ele guarde o papel no bolso. Em seguida, o aluno escolhe a 2a parcela, eu, a 3.ª, o aluno a 4a, eu, a 5a - e aí é só conferir: a soma é igual ao número que está escrito no papel guardado no bolso do aluno (ou de algum colega). Vejamos como isso acontece, através de um exemplo:
O resultado é o 1.° número escolhido pelo aluno +1998. Como 1998 = 2 000 2, dado o 827, basta subtrair 2 e somar 2 000 para obter a resposta: 2 825. E se o aluno tivesse começado com 27? ou com 3 827? O leitor, ao responder, poderá criar outras brincadeiras parecidas.
Quando estou ensinando números pares e ímpares na 5.ª série, conto para meus alunos a seguinte historinha: Quando eu era criança, meu sobrinho, que era da minha idade, fez a seguinte brincadeira: De um baralho, tirou os ases e todas as figuras e separou as cartas restantes em dois montes. A brincadeira consistia em eu mudar uma carta de um monte para outro e ele descobrir qual a carta que fora mudada. Meu sobrinho acertava sempre, mas nunca me contou qual era o truque. Foi só quando eu comecei a pensar "matematicamente" que eu desvendei o mistério: meu sobrinho fazia um monte com as cartas pares e outro com as ímpares. Claro que, ao examinar os montes, ele percebia imediatamente qual a carta que fora mudada. Diga aos seus alunos que façam a brincadeira com seus amigos.
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