Brincando com a Matemática

João Batista da Silva
Nova Granada, SP

Alunos gostam quando exploramos brincadeiras matemáticas ou exercícios curiosos. Aqui vai uma brincadeira que desperta grande interesse nos alunos:

Trata-se de fazer uma adição com 5 parcelas: o aluno escolhe a 1 e eu imediatamente escrevo o resultado num papel, dobro e peço para que ele guarde o papel no bolso. Em seguida, o aluno escolhe a 2a parcela, eu, a 3,  o aluno a 4a,  eu, a 5a -  e aí é só conferir: a soma é igual ao número que está escrito no papel guardado no bolso do aluno (ou de algum colega).

Vejamos como isso acontece, através de um exemplo:

aluno

827

eu escrevo  2 825  no papel

aluno

345

eu

654

345 + 654 = 999

aluno

208

eu

791

208 + 791 = 999

total

2 825

O resultado é o 1 número escolhido pelo aluno +1998. Como 1998 = 2 000 2, dado o 827, basta subtrair 2 e somar 2 000 para obter a resposta:   2 825.

E se o aluno tivesse começado com 27? ou com 3 827? O leitor, ao responder, poderá criar outras brincadeiras parecidas.

 

 

Par ou Impar

Artur Pires Custódio
Santa Luzia, MG

Quando estou ensinando números pares e ímpares na 5 série, conto para meus alunos a seguinte historinha:

Quando eu era criança, meu sobrinho, que era da minha idade, fez a seguinte brincadeira: De um baralho, tirou os ases e todas as figuras e separou as cartas restantes em dois montes. A brincadeira consistia em eu mudar uma carta de um monte para outro e ele descobrir qual a carta que fora mudada. Meu sobrinho acertava sempre, mas nunca me contou qual era o truque.

Foi só quando eu comecei a pensar "matematicamente" que eu desvendei o mistério: meu sobrinho fazia um monte com as cartas pares e outro com as ímpares. Claro que, ao examinar os montes, ele percebia imediatamente qual a carta que fora mudada.

Diga aos seus alunos que façam a brincadeira com seus amigos.