Augusto César Morgado
Eduardo Wagner

Os dois livros resenhados a seguir fazem parte da Coleção do Professor de Matemática, editada pela Sociedade Brasileira de Matemática (Estrada Dona Castorina, 110 - 22460-320 Rio de Janeiro, RJ). Resenhas de outros títulos da coleção encontram-se na RPM 20, 21 e 22.


Construções Geométricas

Eduardo Wagner
(com a colaboração de José PauJo Q. Carneiro)
IMPA-VITAE, 1993

Em todas as discussões de currículos, a Geometria é sempre citada como de vital importância para o desenvolvimento do raciocínio, compreensão inicial de uma axiomática, etc. No entanto, na prática é pouco ensinada e muitas vezes com ênfase em aspectos algébricos menos relevantes. Para agravar essa situação, o estudo das construções geométricas está afastado dos currículos da maioria das faculdades de Matemática do nosso país.

Nesse panorama é que surge o livro Construções geométricas, do professor Eduardo Wagner. Com uma extrema clareza, inúmeras construções são descritas, justificadas e empregadas para resolver interessantes problemas.

Nos seus cinco capítulos, além das construções elementares, como a da mediatriz ou a do arco capaz, outros tópicos de muito interesse para os professores são abordados, como, por exemplo, a resolução geométrica de equações do 2.° grau onde os coeficientes são segmentos dados, como um caso particular da construção geométrica de uma expressão algébrica envolvendo segmentos.

O estudo de figuras equivalentes mereceu um capítulo próprio, assim como um primoroso, sobre construções aproximadas (polígonos de 7, 9, 11, 13, 14, . . . lados, o número , dentre outros).

Transformações geométricas como as translações, rotações, reflexões e homo-tetias são apresentadas e utilizadas para elegantes soluções de problemas. Aliás, dezenas de bons problemas propostos e um esmerado apêndice do professor José Paulo Q. Carneiro sobre construções possíveis com régua e compasso fazem desse livro referência obrigatória para professores do 1 e 2.° graus.
 

 

     Progressões e Matemática Financeira

Augusto César Morgado,
Eduardo Wagner,
Sheila. C. Zani

IMPA-VITAE, 1993

Os dois primeiros capítulos tratam das progressões aritméticas e geométricas e já diferem dos textos mais comuns ao destacar as progressões geométricas como sequências que possuem taxa de crescimento constante. Esse aspecto das progressões geométricas é explorado em numerosos exemplos. Os exercícios desses capítulos são abundantes e interessantes, com diversas aplicações, destacando-se as escalas de Fechner, equações em diferenças de primeira e segunda ordens, e várias situações de finanças, o que representa uma ótima introdução ao capítulo de Matemática Financeira.

No capítulo três, a Matemática Financeira é abordada da forma mais prática possível, com exemplos reais e utilizando princípios claros e gerais para sistematizar a teoria. Tópicos como: equivalência de capitais, taxa mínima de atra-tividade, a diferença entre taxas proporcionais e equivalentes, séries uniformes, determinação da vida econômica de um bem, sistemas de amortização (S.A.C., tabela Price), e outros, são tratados com bastante objetividade e numa sequência que favorece, e muito, a compreensão dos novos temas. Muitos exercícios com­plementam o capítulo, e os autores inclusive assinalaram aqueles que devem ser resolvidos com o auxílio da calculadora, abolindo aquelas ultrapassadas tabelas.

O livro ainda possui sugestões para a resolução dos exercícios mais difíceis ou "perigosos" e as respostas de todos os 244 exercícios propostos.


     Matemática e  Educação - Alegorias, tecnologias e temas afins

Nilson José Machado
Coleção Questões da Nossa Época, vol. 2.
Cortez Editora, 1992.

Este é um pequeno grande livro. Nas suas pouco mais de cem páginas, e no formato de bolso, são discutidas questões relevantes aos que se preocupam com o que fazem ou o que podem vir a fazer na sala de aula.

Nele são colocadas e analisadas questões como a utilização de jogos na sala de aula e os mais surpreendentes efeitos gerados om isso. O excesso de formalismo é ridicularizado com deliciosos exemplos, como a teoria axiomática dos fantasmas e a Cocotologia, definida como a ciência de construir passarinhos de papel.

A segunda metade do livro traz interessantes e importantes considerações sobre medida e avaliação, e até sobre a possibilidade e a necessidade da utilização de computadores e outros recursos em sala de aula. Considerações essas embasa-das historicamente e levando em conta a realidade brasileira.

O livro do professor Nilson certamente será muito útil a todos os que desejam enriquecer a sua atuação em sala de aula.

 

As três resenhas acima são da autoria de
Raul Francisco Werneck
Agostino,
PUC-RIO.