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Por ocasião da redação desta secção, os trabalhos de preparação para as Olimpíadas Internacionais tornam-se mais intensos: é a época da definição das equipes que irão representar o Brasil nas várias competições de que participa em nível internacional. O leitor que nos tem acompanhado deve lembrar-se do sistema utilizado pela Comissão de Olimpíadas para constituir suas equipes: a premiação na Olimpíada Brasileira de 93 (Júnior ou Sênior) é a condição necessária e a classificação obtida tem grande peso na avaliação final, que depende também do desempenho nas listas de exercícios enviadas periodicamente a todos os premiados, bem como da nota obtida na prova usualmente aplicada no final da preparação. Essa prova, evidentemente, é feita somente nas cidades que têm estudantes participando do processo de seleção. Neste ano, a prova foi realizada no dia 28 de maio em Campina Grande, Fortaleza, Juiz de Fora, Maceió, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A prova, para ser resolvida em 4,5 horas, constou das 5 questões que apresentamos a seguir:
1. Sejam
ABC D um quadrilátero inscritível, M o ortocentro de
ABC
e N
o ortocentro de ABD. Prove que MNDC é um
paralelogramo.
2.
Sejam a, b, c, d números reais estritamente positivos.
Prove que
3.
Em
Pasárgada existem N cidades e 2N
1 estradas, sempre
de
mão única, ligando essas cidades; cada estrada liga apenas
duas cidades. Pasárgada é totalmente interligada por essas estradas, isto é, a partir de qualquer cidade é possível chegar a
qualquer outra por uma sequência de estradas. Prove que existe
alguma estrada que pode ser interditada de forma que Pasárgada
continue totalmente interligada pelas estradas restantes.
4.
Seja
A
Z
com as
seguintes propriedades:
(i) 0
A,
(ii) Se
n
A,
então
3n
A,
3n + 4
A e
3n + 11
A.
Prove que dado k
Z existem a, b G A com
a
b = k.
5. Seja P1P2P3P4P5 um pentágono
plano não entrecruzado que
esteja totalmente contido entre a reta r passando por
P1 e P5
e a reta
s paralela a r passando por P3. Seja a
> 0. Prove
que podemos escolher pontos P6 e
P7 (no plano), com
=
a, de forma que seja possível ladrilhar o plano com ladrilhos
congruentes ao heptágono não entrecruzado P1P2P3P4P5P6P7.
Definidas
as equipes (4 estudantes para a Cone Sul, 4 estudantes
para a Ibero-Americana e 6 estudantes para a Internacional), inicia-se
a parte mais difícil, ou seja, os arranjos para as viagens, incluindo,
freqüentemente, as vicissitudes da obtenção de recursos para as passagens.
Quando as verbas oficiais não são suficientes, os participantes
procuram ajuda externa para poderem viajar. Mais de uma vez
professores e estudantes pagaram suas próprias passagens; tem
acontecido, com maior freqüência, de escolas particulares, institutos,
fundações ou empresas pagarem as passagens de alguns estudantes e
professores acompanhantes.
Olimpíadas Regionais
Temos dado
bastante ênfase à Olimpíada Brasileira nesta secção. Chegou o
momento de focalizarmos as olimpíadas regionais, visto que estas
são igualmente importantes e, sob alguns aspectos, mais
importantes ainda. As regionais são mais adequadas às condições locais
e algumas delas, como a carioca e a paulista, por exemplo, envolvem um número muito grande
de participantes, muitas vezes maior do que na própria olimpíada nacional.
A
Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo, organizada pela
Academia de Ciências de São Paulo, é feita em três fases: a primeira
é realizada pelas escolas participantes, que enviam, até julho, uma lista
dos 5 estudantes que irão competir na próxima fase.
Em geral,
em outubro, são realizadas as provas da segunda fase, que irão
definir quais estudantes irão participar da prova final.
Tanto a
prova da 2.ª fase quanto a prova final são elaboradas por uma
Comissão Central, que prepara as questões com base num programa
previamente divulgado entre as escolas participantes. Esse programa leva em conta o
currículo oficial das escolas do Estado.
Na fase
final são feitas duas classificações distintas: uma para as
escolas particulares, outra para as escolas públicas. Os alunos
classificados para a fase final recebem certificados de participação e os
alunos premiados recebem livros, calculadoras e medalhas. Os alunos das
escolas públicas, classificados nos primeiros lugares, oriundos de famílias
carentes, podem ganhar prémios muito maiores: bolsas de estudos nas melhores escolas de
São Paulo.
Em 1993,
74 escolas estaduais e 55 escolas particulares enviaram
finalistas para a prova realizada em novembro. Na solenidade de entrega
dos prémios, cerca de 800 estudantes, familiares e professores vibraram
muito com a festa.
Nos
últimos anos, têm participado da Olimpíada Paulista alunos da 6.ª e 8.ª
séries do 1.° grau e alunos da 2.ª série do 2.° grau. Para que o
leitor possa ter uma idéia do tipo de questões da fase final da
olimpíada, escolhemos algumas questões propostas para alunos da 8.ª série em
algumas dessas competições.
01.
(1982) Em um barbante, unido pelas pontas, existem 12 nós
igualmente espaçados. Escolhem-se três destes nós para vértices de um triângulo que será formado
esticando-se o barbante entre os
vértices escolhidos. O perímetro do triângulo é o comprimento do barbante.
a)
Quantos triângulos
diferentes existem nestas condições ?
b)
Qual
deles tem área máxima ? Qual é esta área máxima ?
02. (1983)
Um número inteiro dado, de quatro algarismos, é tal que
a
soma dos quadrados dos algarismos das extremidades é igual
a
130, enquanto a soma dos quadrados dos algarismos do meio é
igual
a 100. Além disso, subtraindo do número dado o número 03. (1983) A tela de um microcomputador apresenta números inteiros de 1 a 20 e está programado da seguinte maneira: 1 - no primeiro toque, aparecem todos os números, 2 - no segundo toque, apagam-se todos os números pares,3 - no terceiro toque, os números múltiplos de três, que estavam na tela, desaparecem e os múltiplos de três que estavam apagados aparecem na tela,4 - no quarto toque, repete-se o processo anterior com os múltiplos de quatro, 5 - assim, sucessivamente, com os múltiplos de cinco, seis, sete, etc, até vinte.Agora, pergunta-se: (a) Depois do vigésimo toque, quais são os números que aparecerão na tela do computador ? (b) Se a tela apresentasse números inteiros de 1 a 200, quais os números que permaneceriam na tela após o 200° toque ?(c) Se você tiver tempo, tente justificar sua resposta anterior.
5. (1985) (XY).(ZY) = TTT. Na equação, XY representa um número de 2 algarismos distintos, o mesmo acontecendo com ZY, enquanto TTT representa um número com 3 algarismos iguais:a) Demonstre que TTT é divisível por 37. b) Determine X, Y, Z e T.
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