|
|
||||
Aline Rocha
Soube por uma colega da existência de uns vídeos de Matemática para alunos do primeiro grau e procurei conhecê-los. Quando estávamos estudando o sistema de numeração decimal, levei a fita Evolução dos Algarismos para mostrar aos meus alunos do curso preparatório para o Magistério. Trata-se de um vídeo de 13 minutos, em que um marceneiro, "seo Peto", conversa com um boneco, o "Xerê", sobre nosso sistema de numeração e a evolução dos algarismos. Apresenta alguns dos sistemas de numeração de que se tem notícia, começando do período pré-histórico até os algarismos indo-arábicos, passando pelo sistema egípcio e romano, mostrando algumas inscrições em monumentos antigos. Sempre aparteado pelo curioso e simpático "Xerê". O interesse despertado nos alunos foi grande; eles acompanharam o desenrolar da história sem dificuldade e querem conhecer as outras fitas. Penso que os leitores da RPM também se interessam em conhecê-las e, como foi muito difícil encontrá-las, resolvi fazer uma resenha das fitas para esta seção. Os outros vídeos da coleção são: Números triangulares, 13 minutos, em que são apresentadas algumas relações numéricas explorando aspectos geométricos e os números triangulares.
Teorema de Pitágoras,
17 minutos, em que são dadas a noção
de perpendicularismo e algumas de suas aplicações. São usados instrumentos
como fio de prumo e o esquadro. Uma prova geométrica do Teorema de
Pitágoras é ilustrada de várias maneiras,
de modo que o aluno possa acompanhar, mesmo sem nunca tê-la
visto antes. Aparece também o esquadro egípcio, formado por uma corda
com 3 + 4 + 5 nós, de modo a formar o triângulo
retângulo de lados 3, 4 e 5.
O tamanho da Terra,
12 minutos, em que o boneco "Xerê" aprende
como foi que Eratóstenes calculou a circunferência da Terra, observando
a incidência dos raios do Sol nas paredes de um poço. É o processo descrito
na RPM l, p. 12, que "seo Peto" vai desenhando, enquanto explica ao "Xerê".
Euclides, Livro
II,
Áreas,
13 minutos, em que o boneco ouve
falar dos Elementos de Euclides e aprende, por meio de desenhos
e animação, como é possível transformar um polígono num triângulo que tenha
a mesma área. São explicadas algumas das fórmulas conhecidas para o cálculo
de áreas de figuras planas.
Números poligonais, 10 minutos, em que são discutidas as raízes quadradas e é
dada uma prova geométrica do cálculo do quadrado
da soma como produto notável.
Os vídeos são produzidos pela PAED - Vídeo Educativo (Rua
Francisco Teles Dourado, 154 - CEP 04649-040, São Paulo, SP). Eles são curtos, servindo
para aguçar a curiosidade do estudante sem tomar
muito tempo da aula. São coloridos, alegres, porém sóbrios, desenrolam-se num ambiente muito bonito,
quase sempre numa casa de campo, em que "Xerê" conversa com o marceneiro "seo Peto" num ritmo que permite o acompanhamento
dos raciocínios pelo estudante. Algumas das demonstrações são feitas com
quebra-cabeças de madeira ou
cerâmica ou ainda por meio de desenhos e alguma animação. Os vídeos
transmitem, sem nenhum alarde, algumas mensagens valiosas, como a
utilização da Matemática em atividades do cotidiano e a valorização do
conhecimento histórico. A presença em várias ocasiões da caixinha de onde o "seo
Peto" tira seus "tesouros"
consiste também num modo sutil de valorizar o saber perante o estudante.
Pena é que seja tão
difícil entender a fala de "Xerê". Este é um ponto negativo nos vídeos, e os
produtores deveriam fazer um esforço para superá-lo.
O vídeo Evolução dos Algarismos termina com uma tarefa que
"seo Peto" deixa para "Xerê". E a de calcular o produto IIICDXIV
x
MCCIX. Assustados, meus alunos perguntaram: "Professora, "seo Peto"
faz mesmo as contas com algarismos romanos?" |