Aline Rocha
Rio de Janeiro, RJ

Soube por uma colega da existência de uns vídeos de Matemática para alunos do primeiro grau e procurei conhecê-los. Quando estávamos estudando o sistema de numeração decimal, levei a fita Evolução dos Algarismos para mostrar aos meus alunos do curso preparatório para o Magistério.

Trata-se de um vídeo de 13 minutos, em que um marceneiro, "seo Peto", conversa com um boneco, o "Xerê", sobre nosso sistema de numeração e a evolução dos algarismos. Apresenta alguns dos sistemas de numeração de que se tem notícia, começando do período pré-histórico até os algarismos indo-arábicos, passando pelo sistema egípcio e romano, mostrando algumas inscrições em monumentos antigos. Sempre aparteado pelo curioso e simpático "Xerê". O interesse despertado nos alunos foi grande; eles acompanharam o desenrolar da história sem dificuldade e querem conhecer as outras fitas.

Penso que os leitores da RPM também se interessam em conhecê-las e, como foi muito difícil encontrá-las, resolvi fazer uma resenha das fitas para esta seção. Os outros vídeos da coleção são:

Números triangulares, 13 minutos, em que são apresentadas algumas relações numéricas explorando aspectos geométricos e os números triangulares.

Teorema de Pitágoras, 17 minutos, em que são dadas a noção de perpendicularismo e algumas de suas aplicações. São usados instrumentos como fio de prumo e o esquadro. Uma prova geométrica do Teorema de Pitágoras é ilustrada de várias maneiras, de modo que o aluno possa acompanhar, mesmo sem nunca tê-la visto antes. Aparece também o esquadro egípcio, formado por uma corda com 3 + 4 + 5 nós, de modo a formar o triângulo retângulo de lados 3, 4 e 5.

O tamanho da Terra, 12 minutos, em que o boneco "Xerê" aprende como foi que Eratóstenes calculou a circunferência da Terra, observando a incidência dos raios do Sol nas paredes de um poço. É o processo descrito na RPM l, p. 12, que "seo Peto" vai desenhando, enquanto explica ao "Xerê".

Euclides, Livro II, Áreas, 13 minutos, em que o boneco ouve falar dos Elementos de Euclides e aprende, por meio de desenhos e animação, como é possível transformar um polígono num triângulo que tenha a mesma área. São explicadas algumas das fórmulas conhecidas para o cálculo de áreas de figuras planas.

Números poligonais, 10 minutos, em que são discutidas as raízes quadradas e é dada uma prova geométrica do cálculo do quadrado da soma como produto notável.

Os vídeos são produzidos pela PAED - Vídeo Educativo (Rua Francisco Teles Dourado, 154 - CEP 04649-040, São Paulo, SP). Eles são curtos, servindo para aguçar a curiosidade do estudante sem tomar muito tempo da aula. São coloridos, alegres, porém sóbrios, desenrolam-se num ambiente muito bonito, quase sempre numa casa de campo, em que "Xerê" conversa com o marceneiro "seo Peto" num ritmo que permite o acompanhamento dos raciocínios pelo estudante. Algumas das demonstrações são feitas com quebra-cabeças de madeira ou cerâmica ou ainda por meio de desenhos e alguma animação. Os vídeos transmitem, sem nenhum alarde, algumas mensagens valiosas, como a utilização da Matemática em atividades do cotidiano e a valorização do conhecimento histórico. A presença em várias ocasiões da caixinha de onde o "seo Peto" tira seus "tesouros" consiste também num modo sutil de valorizar o saber perante o estudante.

Pena é que seja tão difícil entender a fala de "Xerê". Este é um ponto negativo nos vídeos, e os produtores deveriam fazer um esforço para superá-lo.

O vídeo Evolução dos Algarismos termina com uma tarefa que "seo Peto" deixa para "Xerê". E a de calcular o produto IIICDXIV x MCCIX. Assustados, meus alunos perguntaram: "Professora, "seo Peto" faz mesmo as contas com algarismos romanos?"