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José Lafayette de Oliveira Gonçalves
Um jogo muito antigo e conhecido por muitos estudantes e professores é o jogo de dominós. Ele é constituído por 28 peças retangulares e pode ser confeccionado com retângulos, por exemplo, de 6 cm x 3 cm, divididos em 18 quadradinhos de 1 cm x 1 cm. A marcação dos pontos em cada peça deve obedecer a uma certa estética:
As peças de dominó têm sido usadas em sala de aula, nas séries iniciais, para efetuar e fixar pequenas somas. Por exemplo:
O próprio jogo de dominós é desafiante. O mais comum é o que envolve 4 jogadores, divididos em duplas. Cada jogador recebe 7 peças, e torna-se vencedora aquela dupla em que um dos parceiros conseguir colocar todas as suas peças antes que os demais jogadores. Jogadores hábeis observam as peças à medida que vão sendo jogadas e descobrem rapidamente quais ainda estão nas mãos do parceiro ou dos adversários e isso lhes permite elaborar estratégias que os levam à vitória. Podemos também utilizar os dominós para apresentar aos nossos alunos alguns desafios interessantes: 1. Com as 8 peças: (0 e 0) ; (0 e 1) ; (0 e 2) ; (0 e 3) ; (1 e 1) ; (1 e 2) ; (2 e 2) e (2 e 3), formar um quadrado, de modo que as somas ao longo das linhas horizontais, verticais e ao longo das duas diagonais sejam todas iguais a 5. Um pouco mais difícil é o seguinte desafio: 2. Com as 8 peças: (1 e 1) ; (1 e 2) ; (1 e 3) ; (1 e 4) ; (2 e 3) ; (2 e 4) ; (3 e 4) e (3 e 5), formar um quadrado, de modo que as somas ao longo das linhas horizontais, verticais e ao longo das duas diagonais sejam todas iguais a 10. 3. Trocando apenas as peças (1 e 1) e (3 e 5) pelas peças (0 e 2) e (4 e 4), repetir o desafio acima. 4. Finalmente, com as 18 peças: (0 e 0) ; (0 e 1) ; (0 e 2) ; (0 e 3) ; (0 e 4) ; (0 e 5) ; (1 e 1) ; (1 e 2) ; (1 e 3) ; (1 e 4) ; (1 e 5) ; (1 e 6) ; (2 e 2) ; (2 e 3) ; (2 e 4) ; (2 e 6) ; (3 e 3) e (3 e 4), formar um quadrado, de modo que as somas ao longo das linhas horizontais, verticais e ao longo das duas diagonais sejam todas iguais a 13.
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