José Lafayette de Oliveira Gonçalves
Jales, SP

     Introdução

Um jogo muito antigo e conhecido por muitos estudantes e professores é o jogo de dominós. Ele é constituído por 28 peças retangulares e pode ser confeccionado com retângulos, por exemplo, de 6 cm x 3 cm, divididos em 18 quadradinhos de 1 cm x  1 cm.  A marcação dos pontos em cada peça deve obedecer a uma certa estética:

 

As peças de dominó têm sido usadas em sala de aula, nas séries iniciais, para efetuar e fixar pequenas somas. Por exemplo:

 

O próprio jogo de dominós é desafiante. O mais comum é o que envolve 4 jogadores, divididos em duplas. Cada jogador recebe 7 peças, e torna-se vencedora aquela dupla em que um dos parceiros conseguir colocar todas as suas peças antes que os demais jogadores. Jogadores hábeis observam as peças à medida que vão sendo jogadas e descobrem rapidamente quais ainda estão nas mãos do parceiro ou dos adversários e isso lhes permite elaborar estratégias que os levam à vitória.

Podemos também utilizar os dominós para apresentar aos nossos alunos alguns desafios interessantes:

1.  Com as 8 peças:   (0 e 0) ; (0 e 1) ; (0 e 2) ; (0 e 3) ; (1 e 1) ; (1 e 2) ; (2 e 2)   e   (2 e 3),  formar um quadrado, de modo que as somas ao longo das linhas horizontais, verticais e ao longo das duas diagonais sejam todas iguais a 5.

Um pouco mais difícil é o seguinte desafio:

2.     Com as 8 peças:   (1 e 1) ; (1 e 2) ; (1 e 3) ; (1 e 4) ; (2 e 3) ; (2 e 4) ; (3 e 4)   e   (3 e 5),   formar um quadrado, de modo que as somas ao longo das linhas horizontais, verticais e ao longo das duas diagonais sejam todas iguais a 10.

3.      Trocando  apenas   as  peças  (1 e 1)  e  (3 e 5)  pelas  peças  (0 e 2)  e   (4 e 4), repetir o desafio acima.

4.       Finalmente, com as 18 peças:

(0 e 0) ; (0 e 1) ; (0 e 2) ; (0 e 3) ; (0 e 4) ; (0 e 5) ;

(1 e 1) ; (1 e 2) ; (1 e 3) ; (1 e 4) ; (1 e 5) ; (1 e 6) ;

(2 e 2) ; (2 e 3) ; (2 e 4) ; (2 e 6) ; (3 e 3)  e   (3 e 4),

formar um quadrado, de modo que as somas ao longo das linhas horizontais, verticais e ao longo das duas diagonais sejam todas iguais a 13.

 

José Lafayette de Oliveira Gonçalves é mestre em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro. É, atualmente, assistente de apoio pedagógico de Matemática na Delegacia de Ensino de Jales. "Professor Netto", como é conhecido entre alunos e amigos, vem participando ativamente de todas as Olimpíadas de Matemática do Estado de São Paulo.