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O colega Fernando Luiz Tavares da Silva, de Campina Grande, PB, enviou-nos os blocos de madeira que ele utiliza para ilustrar as fórmulas que dão a diferença dos cubos (v. figura) e o cubo da diferença.
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O colega Regis Santana, de Curitiba, PR, apresenta duas outras soluções para o problema publicado na RPM 22, p. 59. A primeira delas coincide praticamente com a solução do professor Benjamin, publicada na p. 62 da RPM 21 (e que não havia chegado ainda ao leitor na ocasião em que ele escreveu os seus comentários... sem dor).
Este é o sugestivo título que o colega Regis Santana atribuiu a alguns comentários que faz a duas questões do vestibular da PUC RJ - 92, selecionados pela Revista para a seção O que cai por aí, RPM 22, p. 41. 0 colega considera como abuso de linguagem a expressão do problema 18, "Operários rolam um cubo de granito...", dizendo desconhecer que se role algo que não seja redondo, exceto dívida! Quanto à questão 19 sobre um quadrado mágico, fê-lo lembrar-se de um professor amigo que lhe disse um dia: "Quadrado mágico é cultura de almanaque, coisa de... bêbado". E explicou, com sua experiência de boêmio incurável: "Nas minhas andanças pelos botequins, encontro freqüentadores que descobrem que leciono Matemática. A primeira coisa que me pedem: completar os quadradinhos de modo que... É impressionante a afinidade dos ébrios com os tais quadrados!" RPM. O colega missivista não declara suas preferências em líquidos, mas considera os encantos dos quadrados mágicos e cita 9 propriedades de tais quadrados. O leitor gostaria de conhecer essas observações, apesar da companhia boêmia?
O colega
Hideo Kumayama, de São Bernardo do Campo, SP, envia-nos o exemplo
de um exercício que ele propõe a seus alunos a partir de uma conta de
energia elétrica: Complete a conta abaixo com os valores em cruzeiros
reais para cada faixa de consumo, do
total a pagar e do ICMS (a fórmula está no verso da conta: ICMS = FX/ (1
Os valores entre colchetes não constavam da conta apresentada aos estudantes. O exercício dá margem ainda à discussão da variação do preço por kWh, da unidade kWh para medir consumo de energia elétrica, do porquê de os preços por kWh apresentarem mais de duas casas decimais e sobre o significado de ICMS, entre outros temas. RPM. Aqui está um exemplo de exercício tirado do cotidiano do estudante, para atender a algumas solicitações de nossos leitores. Outros exemplos com novas idéias são bemvindos.
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