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105. Um professor de Probabilidade propôs a seus alunos o seguinte problema: "São dadas duas moedas, uma perfeita (probabilidade de cara igual a 1/2), e outra com duas caras. Uma moeda é escolhida ao acaso e lançada 3 vezes. Qual é a probabilidade de que sejam obtidas 3 caras?" Um dos alunos, após efetuar alguns cálculos, concluiu, corretamente, que se fosse efetuado um único lançamento, a probabilidade de se obter uma cara seria igual a 3/4. Como foram efetuados três lançamentos independentes, a resposta seria (3/4)3 = 27/64. a) O que está errado no raciocínio do aluno e qual é a resposta correta do problema? b) Você seria capaz de reformular o problema de modo que o raciocínio e a resposta do aluno ficassem correias?
106. Dado o número
real a (Inspirado em uma questão proposta no vestibular da FUVEST.) 107. Prove que num quadrilátero os pontos médios das diagonais e o ponto médio do segmento cujos extremos são os pontos de interseção de dois lados opostos são colineares. (Enviado por Cleunilson Bezer de Medeiros, DF.) 108. 17 matemáticos de todo o mundo trocam correspondência sobre 3 temas. Cada dupla de matemáticos se corresponde sobre um e apenas um tema. Mostre que existem pelo menos 3 matemáticos que se correspondem sobre o mesmo tema. (Olimpíadas Colombianas de Matemática)
1.
Numa adega foram detectados dois barris com vazamento, sendo
que ambos têm o mesmo diâmetro, mas
um o dobro da altura do
outro. Foi observado que ambos começaram a
vazar ao mesmo
tempo e que uma hora e quinze minutos após
o início do vazamento os dois barris estavam com a mesma quantidade de vinho.
Ao fim.
de duas horas de vazamento, o maior barril estava totalmente vazio. Qual será
o tempo necessário para que o menor (Enviado por João Tomaz do Amurai, SP.) 2. Escolha um número qualquer de 4 dígitos distintos. Escreva o maior número com esses 4 dígitos. Escreva o menor. Subtraia o menor do maior. Repita o processo com a resposta obtida. Continue até chegar a um resultado interessante. (Tirado de Student Math Notes de maio de 1993, publicado pelo National Council of Teachers of Mathematics.) 3. Um casal tem filhos e filhas. Cada filho tem um número de irmãos igual ao número de irmãs. Cada filha tem um número de irmãos igual ao dobro do número de irmãs. Quantos filhos e filhas tem o casal? (Questão proposta em um exame vestibular da FUVEST.)
(Ver respostas na.seção "História e Histórias")
98. Seja P(x)
um polinômio
com coeficientes inteiros tal que P(0)=P(1)=1.
Considere
x0
um inteiro qualquer e defina
xn+1
= P(xn)
para
todo
n =
0, 1, 2, . . . . Provar
que, para i
Solução:
Seja P(x)
= a0xn+a1xn-1+
. . . +an-1x+an.
Da hipótese do
problema segue-se que an =
1 e que a0+a1+
. . . +an-1. Dados
i e j, com i
É fácil ver que o termo independente de xi na expressão acima é a0 + ai + . . . +an-1+1=1. Segue-se então que x1+2 = qj+1 + 1, onde qj+1 é inteiro. Por indução pode-se afirmar que xj = qj-1xi + 1, onde qj-1 é inteiro. Da relação entre xi e xj segue-se que mdc(xi,xj)=1, e, portanto, que xi e xj são primos entre si .
(Adaptado
das soluções enviadas por
Paulo Sérgio Anderson e
Geraldo Perlino
Júnior.) 99. Calcular o valor da expressão tg20° tg40° tg80°. Solução:
0 valor de
tg20° tg40° tg80° é
tg3x =
tgx .
tg(60°
Para provar
essa identidade basta lembrar que tg60° =
Segue-se, então:
Lembrando que
obtemos facilmente que
(Adaptado de soluções enviadas por vários leitores.)
100. Eu tenho um pasto circular de raio r e meu cavalo está preso a um mourão da cerca por meio de uma corda de comprimento x. Qual deve ser o comprimento x, de maneira que o cavalo possa comer somente a metade do capim do pasto? Solução:
Seja
Seja S' a área do segmento circular de corda PA. S' = área do setor OAP - área do triângulo OAP.
Como a soma da área do setor PCA e duas vezes a área do segmento circular de corda PA deve ser a metade da área do pasto circular de raio r, temos:
Donde, Uma resolução numérica, ou gráfica, de (3) mostra que
101. Num triângulo ABC cada lado é dividido, por dois pontos, em 3 partes congruentes. Unindo-se tais pontos ao vértice oposto, obtém-se um hexágono, como mostra a figura. Mostre que a área do hexágono é a décima parte da área do triângulo ABC.
Solução:
Afirmamos que
as áreas quadriculadas são iguais a S/6
e as hachuradas são iguais a 2S/15,
onde S é a área do triângulo ABC. Donde a área do hexágono
é 5
Verifiquemos
também que a área do
(Solução enviada por Edson Roberto Abe, SP.)
então, a razão
das áreas do
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