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Os Leitores Criticam, Elogiam e Sugerem As confirmações de interesse solicitadas junto à RPM 20 foram devolvidas por quase 80% de nossos leitores e, até hoje, continuam chegando algumas. Foram muitos os leitores que usaram o espaço destinado a Críticas e Sugestões e, para conhecimento dos demais, resenhamos aqui as críticas ou sugestões que foram feitas com maior freqüência. 1. O pedido feito com maior insistência é, sem dúvida, o de mais números por ano: "Pena que o intervalo entre uma e outra seja um pouco grande". Muitos manifestam seu contentamento pelo fato de termos conseguido mais um número no ano que findou. RPM: Pois é. Nosso desejo é esse também, mas justamente em 1993, quando pretendíamos repetir a façanha com 3 números, quase não conseguimos publicar os dois tradicionais. Vamos continuar lutando com a intenção de chegar aos 4 por ano e esperamos continuar contando com o auxílio dos AMIGOS! 2. Sugestões sobre o conteúdo dos artigos: mais assuntos do 1.° grau, mais problemas, mais exercícios, mais jogos, brincadeiras e curiosidades, organização de gincanas e laboratórios de Matemática, trabalho com material concreto, em particular o Tangram. Alguns pedem mais artigos relacionados com o nosso dia-a-dia e outros apelam para que a linguagem da Revista seja mais simples. Muitas opiniões, no entanto, concordam com um leitor, que diz "A RPM tornou-se muito mais atrativa com os novos assuntos relativos ao ensino de 1° e 2° graus; continuem assim". 3. Sugestões sobre a abrangência dos artigos: são muitos os pedidos para que a RPM aborde mais temas de História da Matemática e biografia de grandes matemáticos, Matemática Financeira, Informática, Estatística, Lógica, Geometria e Fractais, Análise Combinatória e a relação da Matemática com outras disciplinas, mais artigos de orientação pedagógica, por exemplo, sobre avaliação e currículos. RPM: Passamos o recado aos nossos autores e editores. Continuamos apelando para que professores no curso Fundamental e Médio enviem suas colaborações. A RPM tem um corpo de revisores que costuma ajudar o novo autor a colocar o seu artigo na forma como ele está publicado. Aos que solicitam mais artigos de primeira a quarta séries, lembramos que a RPM é dirigida especialmente aos professores de quintas séries em diante. Aos que lecionam nas séries iniciais, recomendamos a Revista do Ensino de Ciências (ACIESP/REVISTA, Caixa Postal 20782, CEP 01452-990, São Paulo, SP), que mantém uma seção de Matemática. 4. Muitos leitores solicitam a indicação de bibliografia e, em particular, de livros didáticos com os respectivos preços e maior facilidade para a compra desses livros. Outros solicitam a divulgação de vídeos específicos para Matemática. RPM: Têm a palavra as editoras e os produtores de material didático, que podem contar com a publicidade na Revista, e os professores que usam os livros ou outro material em sala e que estão convidados a enviar resenhas com observações sobre sua aplicação. 5. Publicação de questões de concursos e vestibulares. 6. Divulgação de eventos em Matemática, Cursos e Concursos. RPM: As seções O que vai por aí e O que cai por aí dependem da lembrança dos organizadores de enviar à Revista as questões ou os avisos em tempo hábil, o que, de fato, exige uma antecedência muito grande, enquanto só publicamos 2 números por ano. 7. Mais espaço para Olimpíadas. 8. Alguns propõem a confecção de um índice por assuntos. RPM: Já foi publicado um índice, o volume 2 dos Cadernos da RPM, abrangendo os números de 1 a 15 e distribuído aos Amigos do ano de 1991. Está nos planos da equipe publicar um novo índice dos 20 primeiros números da Revista para ser distribuído ou vendido a todos os assinantes. Aguardem. 9. Muitos leitores se colocam à disposição para ajudar financeiramente a Revista. RPM: O mecanismo através do qual isso pode ser feito já existe. Trata-se do Grupo Amigos da RPM, para o qual o leitor entra mediante uma contribuição anual de 1/10 do salário mínimo. A contribuição dos Amigos, embora pequena em relação ao custo total da Revista, tem ajudado a sobrevivência da RPM, complementando as verbas recebidas das fontes oficiais. São estimulantes as palavras com que alguns leitores se referem à Revista:
Concordam, ainda, em que a RPM tem sido útil para:
Um colega afirma que "a Revista vem correspondendo às propostas anunciadas desde 82...". Uma dessas propostas era a de propiciar aos professores de Matemática um PONTO DE ENCONTRO. Ora, testemunhos de colegas como os que seguem mostram que, de fato, nesse aspecto a RPM está correspondendo ao seu projeto inicial: "Noutro dia, contestei um colega a respeito da decomposição em fatores primos. Ao receber a RPM 20, fiquei feliz ao ver aquilo que discuti. Vou mostrar a ele e, é claro..." ou "Lendo a RPM, sinto-me como se estivesse discutindo diferenças e opiniões com outros professores...". E está mesmo! Estamos todos discutindo e trabalhando juntos, empenhados em melhor atender ao nosso aluno de Matemática!
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