|
|
||||
102. Seja P(x) = x3 + ax2 + bx + c um polinômio com coeficientes inteiros. Suponha que a equação P(x) = 0 tem três raízes inteiras distintas. Mostre que a equação P(x) 1 = 0 não admite nenhuma raiz inteira.
103.
Um múltiplo de 17 quando representado na base 2 tem exatamente 3 dígitos iguais a 1. Qual é o número mínimo de zeros
que essa representação deverá conter?
104.
Determinar o raio do semicírculo no qual está inscrito um hexágono cujos seis lados são iguais e têm por comprimento a > 0.
105.
Sabendo-se que a função f
: IN M satisfaz a
condição
f
(n
+ 1) > f
(f
(n)) para todo n
IN, provar que
f
(n)
= n.
1. Marly diverte-se observando os passarinhos voando em torno de um arbusto. Ela notou que, quando uma ave fica em cada galho, uma das aves fica sem galho, e quando ficam duas aves em cada galho, um dos galhos fica sem ave. Quantos galhos há no arbusto? e quantas aves? (Adaptado da revista Engenheiro Moderno, 1965. Enviado por Valdir Rodrigues, SP). 2. Havia 3 homens, João, Jacó e José, cada um dos quais tinha duas ocupações. Estas os classificam, cada um em duas delas, como: motorista, contrabandista, músico, pintor, jardineiro e barbeiro. Dos fatos abaixo, determinar as duas ocupações de cada um deles: (1) O motorista ofendeu o músico ao rir de seus cabelos longos. (2) Tanto o músico quanto o jardineiro costumavam ir pescar com João. (3) O pintor comprou uma garrafa de gim do contrabandista. (4) O motorista namorava a irmã do pintor. (5) Jacó devia ao jardineiro Cr$500.000,00.
(6) José
ganhou tanto de Jacó como do pintor no jogo de malha. 3. Usando os sinais + x ( ) !, verificar as seguintes igualdades 0 0 0 = 6 4 4 4 = 6 8 8 8 = 6 1 1 1 = 6 5 5 5 = 6 9 9 9 = 6 2 2 2 = 6 6 6 6 = 6 10 10 10 = 6 3 3 3 = 6 7 7 7 = 6
(Enviado por José Augusto de Oliveira Netto, BR). (Ver respostas na seção "Inequação Produto")
94. Provar que para todo x real, com 0 x 2, tem-se x cos x < 0,71. 1.ª solução: (Solução enviada por Roberto K. Kawakami, SP.) 2.ª solução: Como a área do triângulo OAB é menor do que a área do setor OAB, isto é,
(Solução enviada por Marco Antonio Manetta, SP.) 95. Uma escada de 6 m de altura está encostada contra uma parede que apresenta um degrau de 2 m de altura por 2 m de largura, como mostra a figura. Quais as alturas máxima e mínima que o extremo superior da escada pode alcançar na parede? Solução: Chamaremos a altura máxima de y e a mínima de x.
que nos leva à solução:
(Resumo
de soluções
enviadas pelos leitores.) 96. Fixados dois pontos B e C, determinar o lugar geométrico dos baricentros dos triângulos ABC com lado AB de comprimento constante. Solução:
Seja G o baricentro, ponto de encontro das medianas. Traçamos GN \\ AB. Temos:
Variando o ponto A, com AB constante, o ponto N não muda e, portanto, os baricentros pertencem à circunferência de centro N e raio AB/3. Por outro lado, cada ponto P dessa circunferência, exceto os da reta suporte BC, é baricentro de algum triângulo com lado BC: basta tomar A' na semi-reta suporte de MP, com origem M, de modo que A'P = 2 MP . (Resumo de soluções enviadas pelos leitores.) 97. Uma urna contém 10 bolas, sendo 5 brancas, 3 azuis e 2 pretas. As bolas vão ser retiradas ao acaso, sem reposição. Determine a probabilidade de que (a) a última bola branca saia da urna na k-ésima retirada (5 k 10); (b) a cor azul seja a primeira a acabar.
Número de casos favoráveis:
Logo a probabilidade de que a última bola branca saia na h-ésima retirada
O número de casos favoráveis será contado supondo que a cor azul acabe na:
Logo, a probabilidade de que a cor azul acabe primeiro é:
(Resumo de soluções enviadas pelos leitores.)
Observação: Não levamos em conta as soluções não elementares do problema
94. Muitas cartas de Natal, RN, vêm com a etiqueta ao lado. Quem é o autor da feliz idéia?
|