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Prova de Matemática
do Em 1992, a Fundação João Goulart preparou duas provas de Matemática para a seleção de Professores I e II. A prova de Matemática para Professor I constou de 50 questões. Compareceram à prova 1.335 candidatos. Foram aprovados 283. A prova para Professor II constou de 50 questões: 14 de Português, 12 de Matemática, 12 de Integração Social e 12 de Ciências. Compareceram à prova 25.186 candidatos. Foram aprovados 1.815. Abaixo estão as 12 questões de Matemática da prova para Professor II. Será que nossos bons alunos do 1° grau e os do Magistério saberiam encontrar as soluções? 15. Os pontos A(0,0), B(3,4) e C(4,3), representados num sistema de eixos ortogonais, são: (a) pontos alinhados (b) vértices de um triângulo retângulo (c) vértices de um triângulo equilátero (d) vértices de um triângulo isósceles (e) vértices de um triângulo escaleno
16. João e um grupo de amigos gostam de se reunir para fazer jogos de adivinhação. Numa dessas reuniões, João pensa em um número de quatro algarismos distintos e informa ao grupo que esse número obedece às seguintes condições: - não tem algarismo em comum com 3.658; - tem três algarismos em comum com 6.194; - tem dois algarismos em comum com 3.940. Nos dois números, esses algarismos ocupam as mesmas posições; - tem um só algarismo em comum com 7.831, mas a posição do algarismo comum nos dois números é diferente.
Com essas informações, o grupo já sabe qual, dentre as alternativas a seguir, é a única correta com relação ao número escolhido por João: (a) é um número divisível por 3 (b) é um número primo (c) ele e 3.060 são primos entre si (d) é um número par que não é múltiplo de 4 (e) tem apenas 42 dezenas
Antonio comprou um terreno retangular. Quando foi medir o terreno, para determinar a quantidade de arame necessária para cercá-lo, percebeu que havia esquecido a trena. Para não perder a viagem, António usou um pedaço de barbante e mediu o comprimento e a largura do terreno, observando que a soma das duas medidas valia 25 vezes o comprimento do barbante. Antonio comprou então 180 m de arame, o suficiente para construir uma cerca de 3 (três) fios, sem sobrar arame. O pedaço de barbante mede:
(a) 12cm (b) 3,6cm (c) l,2m (d) 36cm (e) 2,4m
18. A professora Júlia,
para trabalhar sistema de numeração na sala de aula, simula
um setor de empacotamento de uma fábrica de lápis. Para isso, pede aos
alunos
que
adotem o seguinte
procedimento: juntar todos os lápis que possuem, colocar
cada conjunto de cinco lápis em um estojo, reunir cada conjunto de cinco
estojos
em um
pacote e acondicionar cada conjunto de 5 pacotes em uma caixa. O total de lápis embalados pelos alunos, nesse dia, é um número que, quando registrado na base decimal, contém: (a) 4 ordens (c) 123 dezenas (e) 1.234 unidades (b) 19 dezenas (d) 2 centenas
19. Observe os sólidos A e B representados ao lado. O volume a ser retirado do sólido A, para se obter o sólido B, é: (a) a metade do volume do sólido A (b) o dobro do volume do sólido B (c) a terça parte do volume do sólido A (d) o triplo do volume do sólido B (e) a quarta parte do volume do sólido A
20. Paulo quer comprar um apartamento à vista. Observando o saldo bancário, verifica que possui Cr$78.000.000,00 para a compra. Sem perder tempo, pega o jornal para escolher sua futura casa, e se interessa por uma cuja planta está assim anunciada: Neste desenho, cada quadrícula mede 0,5 cm x 0,5 cm.
O
preço anunciado é de Cr$l.250.000,00 o m2. Paulo pode
então concluir que:
(a) tem a quantia exata para a compra (b) tem que conseguir ainda Cr$4.500.000,00 para fazer a compra (c) terá, após a compra, uma sobra de Cr$4.500.000,00 (d) falta, para fazer a compra, o dobro da quantia que ele possui (e) tem o suficiente para comprar, ao menos, duas casas idênticas à do anúncio e de mesmo preço.
(a) 230 (b) 140 (c) 130 (d) 100 (e) 90
(a) 56 (b) 60 (c) 120 (d) 124 (e) 146
Uma pesquisa de opinião fez, a um sexto dessas pessoas, a seguinte pergunta: "- Qual o canal de televisão que você prefere?" O resultado da pesquisa pode ser representado pelo gráfico acima. O número de pessoas que não opinaram é: (a) 24 (b) 48 (c) 288 (d) 480 (e) 2.000
Considere as afirmações: I) As figuras A,C e E tem o mesmo perímetro II) As figuras A,B e D têm áreas equivalentes III) As figuras A,B e E têm áreas equivalentes e mesmo perímetro Associando-se V, quando verdadeira, ou F, quando falsa, às afirmações I), II) e III), nessa ordem, temos (a) FFF (b) VVF (c) FFV (d) VVV (e) FVF
(a) 1 carro-pipa é suficiente para encher totalmente a cisterna, sem sobrar água (b) 1 carro-pipa é maior do que a capacidade da cisterna (c) 2 carros-pipas é insuficiente para encher totalmente a cisterna (d) 2 carros-pipas ultrapassa em 1.200 a capacidade da cisterna (e) 1 carro-pipa mais 1.200 é suficiente para encher totalmente a cisterna
26.
P1
é
uma parábola que tem as mesma raízes que a parábola P2, representada
na figura. O vértice de P1 é simétrico, em relação ao eixo
Ox, ao
ponto de máximo de P2. A
equação parábola P1. (b) 3x2 + 4y + 12 = 0 (c) 3x2 - 4y - 12 = 0 (d) -3x2 - 4y - 12 = 0 (e) -3x2 - 4y + 12 = 0
Respostas 15. D 16. D 17. C 18. B 19. A 20. B 21. E 22. A 23. B 24. B 25. D 26. C.
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