Prova de Matemática do
C
oncurso Público para o Magistério da
P
refeitura da Cidade do Rio de J
aneiro

Em 1992, a Fundação João Goulart preparou duas provas de Matemática para a seleção de Professores I e II.

A prova de Matemática para Professor I constou de 50 questões. Compareceram à prova 1.335 candidatos. Foram aprovados 283.

A prova para Professor II constou de 50 questões: 14 de Português, 12 de Matemática, 12 de Integração Social e 12 de Ciências. Compareceram à prova 25.186 candidatos. Foram aprovados 1.815.

Abaixo estão as 12 questões de Matemática da prova para Professor II. Será que nossos bons alunos do 1° grau e os do Magistério saberiam encontrar as soluções?

15.   Os pontos   A(0,0),  B(3,4)   e   C(4,3),   representados num sistema de eixos ortogonais, são:

(a)   pontos alinhados

(b)   vértices de um triângulo retângulo

(c)   vértices de um triângulo equilátero

(d)   vértices de um triângulo isósceles

(e)   vértices de um triângulo escaleno

 

16.   João e um grupo de amigos gostam de se reunir para fazer jogos de adivinhação. Numa dessas reuniões, João pensa em um número de quatro algarismos distintos e informa ao grupo que esse número obedece às seguintes condições:

-     não tem algarismo em comum com 3.658;

-     tem três algarismos em comum com 6.194;

-    tem dois algarismos em comum com 3.940. Nos dois números, esses algarismos ocupam as mesmas posições;

-    tem um só algarismo em comum com 7.831, mas a posição do algarismo comum nos dois números é diferente.

 

Com essas informações, o grupo já sabe qual, dentre as alternativas a seguir, é a única correta com relação ao número escolhido por João:

(a)   é um número divisível por 3

(b)  é um número primo

(c)   ele e 3.060 são primos entre si

(d)  é um número par que não é múltiplo de 4

(e)   tem apenas 42 dezenas

 

Antonio comprou um terreno retangular.   Quando foi medir o terreno, para determinar a quantidade de arame necessária para cercá-lo, percebeu que havia esquecido a trena.   Para não perder a viagem, António usou um pedaço de barbante e mediu o comprimento e a largura do terreno, observando que a soma das duas medidas valia 25 vezes o comprimento do barbante.

Antonio comprou então 180 m de arame, o suficiente para construir uma cerca de 3 (três) fios, sem sobrar arame. O pedaço de barbante mede:

(a)   12cm             (b)  3,6cm            (c)   l,2m              (d)  36cm            (e)  2,4m
 

18.   A professora Júlia, para trabalhar sistema de numeração na sala de aula, simula um setor de empacotamento de uma fábrica de lápis. Para isso, pede aos alunos que adotem o seguinte procedimento: juntar todos os lápis que possuem, colocar cada conjunto de cinco lápis em um estojo, reunir cada conjunto de cinco estojos em um pacote e acondicionar cada conjunto de 5 pacotes em uma caixa.
Num certo dia, ao final do exercício de simulação, estavam formados uma caixa,
3 estojos, 2 pacotes e ainda sobraram 4 lápis.

O total de lápis embalados pelos alunos, nesse dia, é um número que, quando registrado na base decimal, contém:

(a)     4 ordens                          (c)   123 dezenas                        (e)   1.234 unidades

(b)    19 dezenas                       (d)  2 centenas

 

19.   Observe os sólidos   e   B   representados ao lado.   O volume a ser retirado do sólido A, para se obter o sólido B,  é:

(a)   a metade do volume do sólido A

(b)  o dobro do volume do sólido B

(c)   a terça parte do volume do sólido A

(d)  o triplo do volume do sólido B

(e)   a quarta parte do volume do sólido A

 

20.   Paulo quer comprar um apartamento à vista.   Observando o saldo bancário, verifica que possui   Cr$78.000.000,00   para a compra.

Sem perder tempo, pega o jornal para escolher sua futura casa, e se interessa por uma cuja planta está assim anunciada:

Neste desenho, cada quadrícula mede  0,5 cm x 0,5 cm.

O preço anunciado é de  Cr$l.250.000,00 o m2. Paulo pode então concluir que:
 

(a)   tem a quantia exata para a compra

(b)   tem que conseguir ainda   Cr$4.500.000,00   para fazer a compra

(c)    terá, após a compra, uma sobra de  Cr$4.500.000,00

(d)   falta, para fazer a compra, o dobro da quantia que ele possui

(e)   tem o suficiente para comprar, ao menos, duas casas idênticas à do anúncio e de mesmo preço.

 

(a)   230                (b)   140               (c)   130                (d)   100               (e)  90


22. Rafael, organizando sua coleção de selos, observa que, ao contá-los de dez em dez, sobram quatro selos; o mesmo acontece quando conta de oito em oito e, curiosamente, também sobram quatro selos quando ele os conta de doze em doze. Para que a coleção de Rafael tenha  180  selos, ainda faltam:

(a)   56              (b)   60               (c)   120               (d)   124               (e)   146


23. Em uma pequena cidade do interior, onde se consegue, sem nenhum aparelho especial, sintonizar 5 canais de televisão, existem 12 mil pessoas que assistem regularmente a esse meio de comunicação.

Uma pesquisa de opinião fez, a um sexto dessas pessoas, a seguinte pergunta: "- Qual o canal de televisão que você prefere?"

O resultado da pesquisa pode ser representado pelo gráfico acima. O número de pessoas que não opinaram é:

(a)  24               (b)  48               (c)  288               (d)  480               (e)  2.000


24. Observe as figuras abaixo:

Considere as afirmações:

  I) As figuras  A,C E  tem o mesmo perímetro

 II) As figuras  A,B  e  D têm áreas equivalentes

III) As figuras  A,B  e E têm áreas equivalentes e mesmo perímetro

Associando-se  V,  quando verdadeira, ou  F,  quando falsa, às afirmações   I), II) e III), nessa ordem, temos

(a)  FFF                (b)  VVF               (c)  FFV                   (d)  VVV                (e)  FVF


25.  Uma empresa que possui carros-pipas, todos com   9.000 i   de capacidade, foi chamada para encher uma cisterna de dimensões   3,0m x 4,0m x l,4m.
Para a realização dessa tarefa, podemos concluir que a capacidade de:

(a)    1 carro-pipa é suficiente para encher totalmente a cisterna, sem sobrar água

(b)    1 carro-pipa é maior do que a capacidade da cisterna

(c)    2 carros-pipas é insuficiente para encher totalmente a cisterna

(d)    2 carros-pipas ultrapassa em   1.200  a capacidade da cisterna

(e)    1 carro-pipa mais   1.200  é suficiente para encher totalmente a cisterna

 

26.  P1 é uma parábola que tem as mesma raízes que a parábola P2, representada na figura.  O vértice de   P1   é simétrico, em relação ao eixo Ox, ao ponto de máximo de P2. A equação parábola P1.

(a)    3x2 4y + 12 = 0

(b)   3x2 + 4y + 12 = 0

(c)    3x2 - 4y - 12 = 0

(d)   -3x2 - 4y - 12 = 0

(e)   -3x2 - 4y + 12 = 0

 

Respostas

15. D   16. D   17. C   18. B    19. A     20. B   21. E     22. A    23. B   24. B   25. D    26. C.