Vera Helena Giusti de Souza
IME-USP
Envie suas perguntas para
RPM - O leitor
pergunta
Caixa Postal
20570
01452-090 São Paulo, SP
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- Um leitor de Fortaleza nos
propôs o seguinte problema:
Usando a igualdade (a +
b)3 = a3 + b3 + 3ab
. (a + b), temos:
isto é, x é raiz
de x3 + 6x
20 = 0; mas a única raiz real desta equação
é 2; portanto,
Por outro lado,
As equações (1)
e (2) fornecem o sistema:
- Um leitor do Rio de
Janeiro (que não está no cadastro da RPM, não mandou endereço e não colocou
remetente no envelope - haja distração!) nos enviou o seguinte problema:
Num
quadrado ABCD, tomamos um
ponto E sobre AD, tal que
AE = AD/4, e o ponto O,
médio de AB. Sendo OP perpendicular a CE, prove que OP2 = EP
. CP.
RPM:
Sejam
=
,
=
,
=
e AB =
a. Temos
Também
Como ambos os ângulos são
agudos, temos
=
.
Substituindo em (*), temos:
+
=
/2.
Portanto,
=
/2
e o triângulo EOC
é retângulo em O. Daí,
OP2 = EP
. PC
.
- Um leitor de São Paulo quer
saber o porquê da palavra corolário.
RPM: Corolário, segundo
o Aurélio é uma proposição que imediatamente se deduz de outra demonstrada. A
palavra vem do latim, corollarium, que significa pequena coroa ou grinalda (que se dava
aos atores como prêmio); gratificação (Dicionário Escolar
Latino-Português, MEC).
A
ORGANIZAÇÃO
dos ESTADOS IBERO-AMERICANOS
para
a EDUCAÇÃO, a CIÊNCIA e a CULTURA
está fazendo um levantamento para um banco de dados
sobre recursos para o ensino de Matemática e Ciências na América Latina.
Foi pedida a colaboração da
RPM, que, por sua vez, faz um apelo a seus leitores no sentido de
obter informações que se enquadrem em um ou mais dos seguintes itens:
1.
BIBLIOTECAS:
Bibliotecas em Centros de Ensino Secundário e/ou Bibliotecas destinadas
ao uso de estudantes do Secundário. Enviar nomes e endereços.
2. CENTROS DE
INVESTIGAÇÃO: Centros de Investigação em
Matemática e Ciências e suas didáticas. Enviar nomes completos e endereços. (A RPM
obteve do Ministério da Educação uma relação de todas as instituições do 3.° grau que oferecem
cursos nas áreas acima.) Haverá outros Centros de Investigação?
3.
PESSOAL
INVESTIGADOR: Pessoal investigador de alta
qualificação em Matemática e Ciência e em suas didáticas. Endereço, telefone e fax. Indicar a
especialidade de cada um.
4.
PESSOAL
PERMANENTE: Pessoal permanente lotado no Ministério da Educação, com
especialidade em Ciências e Matemática. Endereço, telefone e fax.
5.
RESPONSÁVEL POR EQUIPAMENTO: Divisões ligadas
ao Ministério da Educação, responsáveis por equipamento para o ensino de Matemática e Ciências, no
ensino secundário.
6.
PUBLICAÇÕES: Publicações periódicas em
Matemática c Ciências e suas didáticas. Incluir: (1) Nome da publicação; (2) Ano de fundação; (3) Editor; (4)
Diretor; (5) Endereço; (6) Telefone; (7) Fax: (8) Tiragem; (9) Periodicidade; (10) Tipo de
distribuição. Anexar, se possível, algum exemplar.
As informações devem ser
enviadas para a RPM - OEI, Caixa Postal 20570, CEP
01452-990 São Paulo, SP.
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