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Benedito Tadeu Vasconcelos Freire
Você pode dizer se o 264.° e o 118.° dias do ano ocorrem num mesmo dia da semana? Quais são os inteiros que deixam resto 3 quando divididos por 4? Qual é o resto da divisão de 5110 por 6? O número 9.619.874.315 é divisível por 9? Qual é o critério de divisibilidade por 9? A partir da noção de congruência vamos responder a todas essas questões. O conceito de congruência pode explicar muitas "adivinhações", o que permite ao leitor brincar com os amigos resolvendo muitos problemas interessantes, como o que se segue: Peça a um amigo que pense um número natural qualquer, com quantos algarismos ele quiser, e que faça o seguinte: - escreva o número pensado, - mude como queira a ordem de seus algarismos, obtendo um novo número, - diminua o menor do maior,
-
retire um dos algarismos do resto (diferente de zero), e
diga os demais algarismos na ordem
que quiser.
Em resposta você dirá qual o algarísmo retirado.
Como
explicar a "mágica"? A resposta encontra-se no final deste
artigo (v. também RPM 9, p. 30).
O estudo da congruência foi apresentado por CARL FRIEDRICH GAUSS (1777-1855) em seu livro Disquisitiones arithmeticae
-
um tratado em latim sobre a teoria dos números -, publicado em
1800. Foi a partir dessa obra que se desenvolveu essa teoria.
A
notação usada hoje é a mesma adotada por Ga,uss no seu livro.
O que vem a ser congruência? É uma linguagem na qual muitas abordagens acerca
da divisibilidade de números inteiros podem ser simplificadas.
O que realmente é esta linguagem?
Para responder a
esta questão comecemos examinando um calendário,
por exemplo, o do mês de outubro de 1992.
OUTUBRO
DE
1992
DOM
SEG
TER
QUA
R
QUI
SEX
SAB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Destaquemos uma
coluna correspondente a um dia da semana, por exemplo, sexta-feira. Os números
correspondentes a essa coluna
são 2, 9, 16, 23 e 30. Observe que cada um desses números, a partir do
segundo, é o anterior mais 7, e, conseqüentemente, a diferença
entre dois quaisquer é um múltiplo de 7. O mesmo acontece com as
colunas correspondentes aos outros dias da semana.
Você já tinha percebido isso antes?
O número 7 reparte os dias do mês em sete classes, domingos,
segundas, terças, .. .sábados. Do mesmo modo o número 7 reparte
os números inteiros em sete classes. E fácil ver que qualquer número
natural n reparte os inteiros em n classes.
Essas mesmas idéias poderiam ser apresentadas usando um relógio,
considerando as 24 horas do dia. E aqui vemos que o número 12 divide as
vinte e quatro horas do dia em 12 classes: HORAS DO DIA AM 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 PM 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23
Essas
idéias levam-nos à nossa noção principal, que é a de congruência
de inteiros.
2. Congruência
Retornemos ao calendário apresentado no início. Como vimos,
a diferença entre dois números quaisquer, constantes em uma coluna
correspondente a um dia da semana, é um múltiplo de 7. De fato:
9
2 = 7 = 7
x
1, 30
2 = 28 = 7
x
4.
Dizemos então que
9 é congruente a 2 módulo 7,
No caso das horas, podemos adotar a mesma linguagem:
1 é congruente a 13 módulo 12 ,
Desse modo, se os inteiros m e n diferem por um múltiplo do número
natural a, dizemos que m é congruente a n módulo a. Notação de Gauss: m
n (mod a).
A frase "m é congruente a n módulo a" significa, simplesmente,
que a divide a diferença m
-
n.
Agora já estamos em condições de resolver a 1.ª
questão apresentada
anteriormente na introdução. Pelo que vimos, a pergunta pode ser colocada
no ponto de vista da congruência:
264 é congruente a 118
módulo
7?
Ou, mais
resumidamente, 264
118 (mod 7)?
Para responder à questão basta verificar se 7 divide 204
118 =
146. A resposta é claramente não.
A 2.ª
questão - quais inteiros deixam resto 3 quando divididos
por 4? pode ser respondida olhando para os inteiros n congruentes
a 3 módulo 4. Ou, mais resumidamente, n
3 (mod 4).
Temos que
encontrar os inteiros n tais que n
3 seja divisível por 4. Então n — 3 = 4k, onde k é um número inteiro. E,
portanto, n
3 + 4k, onde k é um inteiro
qualquer. E fácil ver que os inteiros procurados são: ...,-9,
5,
1, 3, 7, 11, 15,...
Muitos conceitos podem ser expressos em termos de congruências.
Vejamos alguns exemplos.
Exemplo
1.
A noção fundamental "a divide n" pode ser escrita
como n = 0 (mod a).
Exemplo 2.
Um número é par se pode ser escrito na forma 2k, onde k é um
inteiro. Podemos dizer isso de uma outra forma equivalente: um número n é
par se n
0 (mod 2). De modo semelhante
podemos ver que m é ímpar se m
1 (mod 2). E, portanto, o 2 separa
os inteiros em duas classes: os pares e os ímpares. Resumidamente:
n é
par
n
0 (mod
2),
m é ímpar
m
1 (mod 2).
Exemplo 3.
Os elementos do conjunto M
=
{1,4,7,10,...} são números naturais
que deixam resto 1 quando divididos por 3. Observe que esses elementos satisfazem a
congruência n
1 (mod 3).
Isso sugere que a congruência m
n (mod a) pode ser
interpretada como "m e n deixam o mesmo resto quando divididos por
a". Esse é um resultado muito importante para esse nosso ponto de vista. Vamos
chamá-lo, por isso, de
Teorema 1
a)
Se os números naturais m
e n
deixam o mesmo resto quando
divididos por a, então
m
n
(mod a).
b) Se os números naturais
m e n são congruentes módulo a,
então eles deixam o mesmo resto quando divididos por a.
Prova: Primeiro,
vamos provar a parte a). Quando fazemos a divisão
de m por a, temos um quociente q1 e o resto
r; e o resultado é
expresso como m
=
q1a + r.
De maneira análoga, quando fazemos a divisão de
n
por
a,
obtemos um quociente
q2, um resto r (o mesmo da divisão de
m
por a, por hipótese), e temos n
=
q2a
+
r.
Fazendo a diferença,
m
n=
(q1a
+ r)
(q2a
+ r) = (q1
- q2) a .
Logo, m
n é
múltiplo de a, e , portanto, m
n
(mod a).
Agora vamos provar a parte b).
Os resultados da divisão de
m
e
n
por a podem ser expressos
como:
m =q1a
+ r1,
onde 0
r1
< a e
n =q2a
+ r2, onde 0
r2 < a.
Temos
assim que:
r1
r2 = (m -
q1a)
(n
q2a) = (m
n) + (q2
q1)a.
Observe que o
lado direito da igualdade é múltiplo de
a,
pois
m
n
é múltiplo de
a. Como r1 r2 é um múltiplo de a entre (a
+1) e (a
1), r1
r2 tem que ser igual a zero. O que conclui a
prova.
E fácil ver que a congruência se
comporta de maneira semelhante à
igualdade. De fato, são verdadeiras as seguintes propriedades:
(i) m
m
(mod a) (reflexiva),
( ii)
Se m
n (mod a), então
n
m (mod a) (simétrica),
(iii) Se
m
n (mod a) e n
s (mod a), então
m
s
(mod a) (transitiva),
( iv) Se m
= n (mod a) e r
s (mod a), então
m + r =
n + s (mod a),
(v) Se m
n (mod a) e r
s (mod a), então
mr
ns (mod a).
As provas dessas propriedades são
muito simples e as deixamos como exercício para o leitor.
Agora podemos
resolver mais uma das questões propostas qual o resto da
divisão de 5110 por 6?
Para obtermos
a resposta, basta observar que 5 =
1 (mod 6), em seguida, "escrever" 110
congruências:
5
l (mod
6),
5
l
(mod 6), ..., 5
1 (mod 6), e aplicar a
propriedade (v) para obter 5110 = (
l)110 (mod
6).
Como (1)110 = 1, pois 110 é par, temos 5110 =
1 (mod 6).
Agora, de
acordo com o Teorema 1, temos que 5110 e 1 deixam o mesmo resto
quando divididos por 6. Mas o resto da divisão de 1 por 6 é 1: 1 = 0
x
6
+
1.
Portanto, o
resto da divisão de 5110 por
6 é 1.
3. Critérios
de divisibilidade
Vamos resolver
outra questão proposta na introdução deste artigo
o número 29.619.874.315 é divisível por 9?
Inicialmente
escrevemos o número dado na seguinte forma
29.619.874.315 = 2
x
1010
+ 9
x
109
4- 6
x
108
+ 1
x
107 + 9
x 106 + 8
x105
+ 7
x
104
+
4x103
+ 3
X
102
+ 1
x
10 + 5.
Agora,
observe que 10
1 (mod 9), o que implica que 10n
1 (mod 9), para todo número natural n. Além disso, é verdade que
10n
x
m
m (mod 9), para todo número inteiro
m (propriedade
(v) acima). Segue então que
5
5
(mod 9)
9
x
106
9
(mod 9)
1
x
10
1
(mod 9)
1
x
107
1
(mod 9)
3
x
102
3
(mod 9)
6
x
108
6
(mod 9)
4
x
103
4
(mod 9)
9
x
109
9
(mod 9)
7
x
104
7
(mod 9)
2
x
1010
2
(mod 9)
8
x
105
8
(mod
9)
E, aplicando a propriedade (iv), temos
29.619.874.315 = (5
+
1 + 3 + 4 + 7 + 8 + 9
+1 + 6 + 9 + 2) (mod 9).
Observe, então, que o número dado é congruente à soma, E, de seus
algarismos. Isto significa (pelo Teorema 1) que, na divisão por 9, o
número 29.619.874.315 deixa o mesmo resto que
. Portanto, para
responder à questão, basta verificar se a soma
dos algarismos do
número dado é divisível por 9. Como
= 55 não é divisível por 9,
o número dado também não é divisível por 9. Isto sugere o critério
de divisibilidade por 9, que enunciamos a seguir:
Teorema
2
Quando um número natural m é dividido por 9, o resto
da divisão é o mesmo obtido quando da divisão da soma de seus
algarismos por 9. Em particular, um número m é divisível por 9 se a soma
de seus algarismos for um número divisível por 9.
Prova: A idéia da prova é a mesma do caso particular feita anteriormente.
Deixamos os detalhes para o leitor.
O leitor agora pode enunciar os critérios de divisibilidade por 3,
5, 10, etc. e dar uma justificativa para cada um deles, baseado no que foi
feito acima (v. também RPM 10 pp. 33-40).
A questão de tirar os "noves fora" de um número foi tratada na
RPM 14, pp.
17-20. Do ponto de vista estudado aqui, tirar os "noves
fora" de um número significa achar o resto da sua divisão por 9.
4.
Explicando a "mágica"
Vamos agora explicar nossa última questão apresentada na introdução:
... qual foi o algarismo retirado?
Como já sabemos, um número natural e a soma de seus algarismos deixam o mesmo resto quando divididos por 9. Portanto, dois
números formados com os mesmos algarismos, colocados em outra
ordem, possuem o mesmo resto quando divididos por 9. Logo, se
de um desses números se subtrair o outro, a diferença será
divisível
por 9.
Por
isso, sabemos, de antemão, que seu colega obteve, como
resultado um número cuja soma dos algarismos é múltiplo de 9.
Para fazer a
"mágica" da descoberta do algarismo retirado, efetuamos,
primeiramente, a soma dos algarismos ditos pelo seu colega. A seguir, subtraímos essa soma do menor
múltiplo de 9 maior que essa soma.
O resto é o algarismo procurado.
Para concluir,
deixamos dois problemas, que apareceram em competições de Matemática, para o leitor exercitar os
conhecimentos aqui apresentados:
Problema
1 — Um número de três algarismos 2a3 é somado com o número
326, dando o número 5b9. Se 5
b9 é divisível por 9, então a + b é
igual a
...
Problema 2
— Encontre todos os números naturais m de 5 algarismos, m divisível por 11,
cuja soma de seus algarismos seja 43.
Referências Bibliográficas
[1] PERELMAN, Ya.
I.
Problemas y experimentos recreativos.
Moscú, Mir,
1975.
NR. Além das revistas já citadas no texto, o leitor encontrará temas
correlatos
nas RPM's 6, p. 21; 7, p. 25; 12, p. 24.
Benedito
Tadeu VasconceJos Freire, do Departamento
de Matemática da UFRN, é docente do Curso de Aperfeiçoamento para
Professores de Matemática do 1.°
e 2.°
Graus. É também tutor do programa PET-CAPES
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