O colega. Joaquim Tavares Libânio, de Campos de Jordão, SP, alerta. para. o problema que está sendo gerado com as diferenças de notação no sistema decimal. O progresso dos meios de comunicação e o uso de calculadoras vêm trazendo à tona essas diferenças.

Por exemplo, 3.456 representa o número 3 mil e 456 inteiros ou o número 3 inteiros e 456 milésimos? E 2.345,678 representa o número 2 mil e 345 inteiros e 678 milésimos ou o número 2 inteiros, 345 milésimos e 678 milionésimos? A resposta depende do país em que você esteja.

No Brasil, o assunto é regulamentado. O colega Luís Eduardo F. B. Moreira. enviou-nos a Resolução n° 12, de 12/10/88, do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, que estipula que a parte inteira seja separada da parte decimal pela vírgula. Para efeitos fiscais, jurídicos ou comerciais, essa mesma Resolução rege os casos em que o ponto deve ser usado para separar os algarismos de três em três, a partir da vírgula, para a esquerda ou para a direita.

Em outros países, como a Inglaterra e os Estados Unidos, por exemplo, a vírgula e o ponto têm, nos números, funções opostas as que têm aqui: o ponto indica que vai começar a parte fracionária, e a vírgula, de uso eventual, separa grupos de três algarismos.

Daí o fato de nossas calculadoras usarem   " . "'ao invés de   " , ".

Nos meios de comunicação é também comum a confusão. Quem é que já não leu ou ouviu algo como: "a melhor volta até aqui foi de Senna, que conseguiu o tempo de 1 minuto e  48 ponto 3 segundos".