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Neste artigo, procuraremos mostrar que diversas demonstrações em Geometria e Trigonometria tornam-se fáceis e elegantes quando usamos o conceito de área. É costume, no ensino do segundo grau, apresentar as áreas das figuras planas e suas propriedades no fim do curso de Geometria. Entretanto, achamos que o conceito de área deve ser introduzido o mais cedo possível e utilizado sempre que o professor achar conveniente. Como primeiro exemplo, comparemos duas soluções de um conhecido problema.
Provar que a soma das distâncias de um ponto qualquer
interior a um triângulo equilátero aos lados é constante.
Consideremos o triângulo equilátero ABC da figura ao lado, um ponto P interior e as perpendiculares PX, PY e PZ aos seus lados. Tracemos por P, B'C' paralelo a BC , formando o triângulo equilátero AB'C'. Tracemos ainda as alturas AE e CF desse triângulo e a perpendicular PQ a C'F. Pela congruência dos triângulos PQC' e PYC', concluímos que PY = C'Q e, como PQFZ é um retângulo, temos que PZ = QF. Logo, PY + PZ = C'Q + QF = C'F . (Para simplificar a notação, usaremos o mesmo símbolo para representar um segmento ou a sua medida.) Ora, as alturas AE e CF do triângulo equilátero AB'C' são iguais e, portanto, PY + PZ = AE. (1) Prolongando AE até a base BC do triângulo, obtemos ED = PX. Finalmente, na igualdade (1), somamos PX do lado esquerdo e ED do lado direito para obter
PX + PY + PZ = AE + ED = AD, altura de
ABC, Consideremos agora o triângulo equilátero ABC com lado a e altura h, como na figura ao lado. Traçando os segmentos PA, PB e PC, temos que a soma das áreas dos triângulos PBC, PCA e PAB é igual à área de ABC. Logo,
e o problema está resolvido ■ Repare que na primeira solução usamos apenas o conceito de congruência de triângulos, mas a construção das linhas auxiliares pode ser considerada pelos alunos um pouco artificial. Na segunda solução, quando o conceito de área foi utilizado, o resultado apareceu de forma bem mais natural.
Vejamos, então, alguns teoremas que podem ser demonstrados
mm o auxílio das áreas.
1) O Teorema da Bissetriz
A bissetriz de um ângulo de um triângulo divide o lado
oposto em segmentos proporcionais aos lados adjacentes.
Este enunciado quer dizer que se
AD for bissetriz do
ângulo A do triângulo ABC, então
Para demonstrar, é preciso lembrar que, se dois
triângulos possuem mesma altura, a razão entre suas áreas é igual à
razão entre suas bases. Portanto, na figura, a razão entre as áreas dos
triângulos ADB e ADC é igual a DB/DC. Por outro
lado, qualquer ponto da bissetriz de um ângulo eqüidista de seus lados e,
portanto, as perpendiculares DE e DF aos lados AB e AC são iguais.
Logo,
e o teorema está demonstrado.
2) O Teorema
de Tales
Sejam
B' e
C' pontos dos lados
AB e AC,
respectivamente, do triângulo ABC.
Para demonstrar, consideremos, como na figura a seguir, os
segmentos BC' e CB'. Se B'C'IIBC, então os triângulos
B'C'B e B'C'C têm
mesma área porque possuem mesma base (B'C') e alturas relativas a essa base também iguais.
Acrescentando a esses triângulos o triângulo AB'C', concluímos que os
triângulos ABC' e ACB' também possuem a mesma área. O resto é fácil.
ficando provado o teorema.
O teorema de Tales e sua recíproca são importantíssimos em
Geometria porque a partir daí podemos obter os teoremas relativos à
semelhança de triângulos e as propriedades da homotetia. A demonstração
feita aqui foi inspirada em outra equivalente do livro Medida. e forma em
Geometria, do professor Elon Lages Lima, e sua enorme vantagem está no
fato que nela não importa se os segmentos AB' e AB são comensuráveis ou
não. A demonstração tradicional, que usa o feixe de paralelas, só fica
completa com uma incômoda passagem ao limite.
3) As Fórmulas
Trigonométricas
As funções trigonométricas aparecem pela primeira vez na
escola secundária, definidas para ângulos agudos, como razões entre lados
de um triângulo retângulo. Usando figuras particulares, conseguimos
calcular os valores das funções trigonométricas para 30°, 45°, 60° e 18°,
mas fica difícil ir além. Entretanto, para enriquecer este capítulo,
podemos antecipar diversas fórmulas que, mais tarde, serão deduzidas em
contexto mais geral.
Proposição 1
a) Se 0° <
a < 45°, então sen2a
= 2 . sen a
.
cos a ;
Para demonstrar, consideremos a figura a seguir, formada
por dois triângulos retângulos OCA e OCB, iguais, onde fizemos
OA = OB = 1.
Temos, então, que CA = CB = sen a, OC = cosa e, traçando
AD perpendicular a OB, AD = sen
2a. Ora, o dobro da área do triângulo OAB é igual a
OB . AD e também é igual a
AB . OC. Logo,
1 . sen 2a
= 2 . sen a
. cos a ,
ficando demonstrada a primeira parte da proposição.
Para a segunda parte, consideremos ainda na figura
acima =
= 90°
a. Como OD+DB
= 1, temos
cos 2a + 2 sen a .
cos = 1
ou
cos 2a + 2 sen a .
sen a = 1
porque a e
são
complementares. Logo,
ficando provada a segunda parte da proposição (bastando substituir 2a por a e, conseqüentemente, a por
a/2).
Proposição 2
Se a, b, a + b e
a b são ângulos agudos,
a) sen (a + b) = sen
a . cos b + sen
b . cos a
b) sen (a
b) = sen a
. cos b
sen b . cos
a
Para demonstrar a primeira parte, consideremos a figura
(a) onde OC = 1, AB
OC,
= a e
= b. Temos,
então, OA = l /cos a,
OB = l / cos b, CA = tg a, CB = tg b e, traçando AD
OB, AD =
OA . sen (a +
b). Usando novamente que OB
. AD = AB .
OC, temos
ficando provada a primeira parte da proposição. A
demonstração da segunda parte é inteiramente análoga, bastando considerar
a figura (b).
4) A Lei
dos Senos
Os lados de um triângulo são proporcionais aos senos dos
ângulos opostos.
Para uma demonstração alternativa da lei dos senos,
podemos partir do fato de que a área de um triângulo é igual à metade do
produto de dois lados pelo seno do ângulo formado por eles, ou seja,
Ora, considerando a primeira igualdade e multiplicando por
a ambos os membros, obtemos
Como
o mesmo pode ser feito para as outras igualdades, concluímos que
Muitos outros resultados podem ser obtidos "usando áreas", e
se o leitor tiver alguma contribuição a dar neste sentido, seja uma
demonstração (Pitágoras não vale), ou seja a solução de um problema em que o
conceito de área seja usado como argumento, está convidado a escrever para a
RPM, que receberá com satisfação a sua iniciativa.
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