Divisores, Múltiplos e Decomposição em Fatores Primos
(algumas considerações pedagógicas)

Paulo Argolo
Rio de Janeiro, RJ

E muito comum o aluno chegar à 5 série do 1.° grau apresentando inúmeras deficiências na aprendizagem de conteúdos básicos de Matemática.

Procuraremos abordar uma dessas deficiências : saber determinar o maior divisor comum (mdc) e o menor múltiplo comum (mmc) de dois ou mais números naturais, não sabendo, entretanto, o que é um divisor nem o que é um múltiplo de um número natural.

Os conceitos de divisor, número primo e múltiplo podem ser bem fundamentados no primeiro segmento do ensino do 1 grau, particularmente na 4 série. Parece-nos, contudo, que nessa fase de aprendizagem é ainda cedo para a apresentação de regrinhas práticas para a obtenção do mdc ou do mmc. O essencial nesse momento é uma boa fixação dos conceitos introduzidos; o uso de tais regras acaba impedindo que isso aconteça, transformando o aluno num mero repetidor de processos, completamente mágicos para quem nem de longe desconfia por que razão funcionam. Aliás, as próprias abreviações mdc e mmc, a nosso ver, não deveriam ser utilizadas num primeiro estudo sobre divisores e múltiplos. Nesse estágio inicial são absolutamente desnecessárias e inconvenientes.

Quanto à decomposição em fatores primos, temos observado freqüentemente, a ocorrência de um fato interessante de um fato interessante:

O aluno costuma aprender na 4 série (ou mesmo na 5) que na decomposição, feita pela regra prática, os fatores primos devem surgir necessariamente em ordem crescente. Assim, por exemplo, o número 90 deve ser fatorado como em (1).

 

Geralmente isso ocorre quando o próprio professor que ensinou o assunto ao aluno desconhece (e não é raro) um relevante teorema de Aritmética: Todo número natural composto pode ser decomposto de forma, única., a menos da ordem dos fatores, em produto de fatores primos.

Portanto, não há nada que impeça decomposições como as feitas em (2) ou (3). O importante é que o aluno saiba que à direita do traço vertical só pode escrever números primos.

 

Paulo Sérgio Argolo Gonçalves é professor da rede estadual do Rio de Janeiro e da rede municipal do Rio de Janeiro. É autor do artigo Em que dia. foi proclamada a independência do Brasil?, publicado na RPM 15 e que teve grande repercussão entre nossos leitores.