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Os livros a seguir são os primeiros de uma nova coleção que a Sociedade Brasileira de Matemática está lançando, a Coleção do Professor de Matemática.. São livros especialmente escritos para professores de Matemática do 2.° grau e são os textos dos cursos para professores organizados pelo IMPA e pela VITAE (v. RPM 18, p. 20). Os livros custam Cr$8 000,00
(em janeiro de 1992) e podem ser comprados na SBM (Estrada Dona Castorina
110, CEP 22460 Rio de Janeiro, RJ) ou nas Secretarias Regionais da SBM.
Elon Lages Lima Excelente texto, de 98 páginas, em que o renomado autor coloca sua competência matemática a serviço da didática Na Introdução há explicações justificando a abordagem que se faz ao tema, a qual difere da grande maioria dos atuais textos didáticos desse nível, pela construção sistemática de fundamentos que sustentam primorosas demonstrações das propriedades. Exemplo disso é a definição funcional adotada para o conceito de semelhança no Capítulo 3 Depois de mostrar que essa definição tem grandes vantagens em relação à adotada habitualmente nos nossos livros-textos, o autor encerra o capítulo tratando da área do círculo e do comprimento da circunferência. O teorema que fornece aproximações para a área do círculo via inscrição e circunscrição de polígonos regulares está engenhosamente demonstrado. Ao final de cada capítulo está presente uma nota histórica onde o autor tece comentários sobre as origens e o desenvolvimento da Geometria. A autoridade de Euclides sobre o assunto é freqüentemente lembrada. No Capítulo 2, após o estudo da área de uma figura, a nota histórica apresenta a demonstração de Euclides para o Teorema de Pitágoras. Oportuníssima lembrança. O Capítulo 4, sobre volumes, é onde a leitura se torna mais ágil Graças ao preparo dado nos capítulos anteriores e à adoção do Princípio de Cavalieri, os volumes dos sólidos tradicionais são encontrados. As listas de exercícios se prestam para ampliar o alcance dos princípios estudados e constituem um excelente material para seminários.
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Augusto César de Oliveira
Morgado Análise Combinatória é um dos temas "malditos" no ensino do 2.° grau. As dificuldades começam no entendimento dos enunciados (muitas vezes mal formulados), passam pelo encontro da "fórmula certa" e terminam com o aluno inseguro quanto ao resultado obtido. Uma saída para esta situação é simplificar o contendo das aulas e dos exercícios, tornando o assunto estéril, desinteressante e repetitivo. Neste livro, os autores apontam corajosamente no sentido oposto: vamos superar as dificuldades sabendo mais e em profundidade! O livro é destinado aos professores e aprofunda o estudo de várias técnicas de contagem e suas aplicações. Uma de suas características marcantes é a de examinar os conceitos e as fórmulas de combinatória de modo que o leitor "aprenda a contar" e se liberte das fórmulas. Outra característica é sua abrangência: ele começa com uma interessante nota histórica, apresenta uma revisão de Teoria dos Conjuntos, passa pelos tópicos usuais de combinatória (Combinações, Permutações, etc.) e cobre tópicos que, em geral, não são ensinados mas complementam de maneira importante a formação do professor (como o Principio de Dirichlet, ou das Casas de Pombo). O livro inclui ainda o estudo do Binômio de Newton (e vai além, tratando do Polinômio de Leibniz) e Probabilidade. Finalmente, gostaria de destacar as listas de exercícios propostos: eles refletem uma atitude importante diante da Matemática, que é a de não rotular problemas como "fáceis" ou "difíceis". Os problemas vão aparecendo e os autores nos convidam a resolvê-los porque eles são, acima de tudo, interessantes. Este livro é uma grande contribuição ao ensino da Matemática justamente porque transmite gosto pelo assunto, aliado a rigor de pensamento.
Cláudio Possani
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