Augusto César Morgado
Eduardo Wagne
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Os livros a seguir são os primeiros de uma nova coleção que a Sociedade Brasileira de Matemática está lançando, a Coleção do Professor de Matemática.. São livros especialmente escritos para professores de Matemática do 2 grau e são os textos dos cursos para professores organizados pelo IMPA e pela VITAE (v.  RPM 18, p. 20).

Os livros custam Cr$8 000,00 (em janeiro de 1992) e podem ser comprados na SBM (Estrada Dona Castorina 110, CEP 22460 Rio de Janeiro, RJ) ou nas Secretarias Regionais da SBM.

 

     Medida e Forma em Geometria

Elon Lages Lima
IMPA - VITAE,  1991.

Excelente texto, de 98 páginas, em que o renomado autor coloca sua competência matemática a serviço da didática Na Introdução há explicações justificando a abordagem que se faz ao tema, a qual difere da grande maioria dos atuais textos didáticos desse nível, pela construção sistemática de fundamentos que sustentam primorosas demonstrações das propriedades. Exemplo disso é a definição funcional adotada para o conceito de semelhança no Capítulo 3 Depois de mostrar que essa definição tem grandes vantagens em relação à adotada habitualmente nos nossos livros-textos, o autor encerra o capítulo tratando da área do círculo e do comprimento da circunferência. O teorema que fornece aproximações para a área do círculo via inscrição e circunscrição de polígonos regulares está engenhosamente demonstrado.

Ao final de cada capítulo está presente uma nota histórica onde o autor tece comentários sobre as origens e o desenvolvimento da Geometria. A autoridade de Euclides sobre o assunto é freqüentemente lembrada. No Capítulo 2, após o estudo da área de uma figura, a nota histórica apresenta a demonstração de Euclides para o Teorema de Pitágoras. Oportuníssima lembrança.

O Capítulo 4, sobre volumes, é onde a leitura se torna mais ágil Graças ao preparo dado nos capítulos anteriores e à adoção do Princípio de Cavalieri, os volumes dos sólidos tradicionais são encontrados.

As listas de exercícios se prestam  para ampliar o alcance dos princípios estudados e constituem um excelente material para seminários.

Cláudio Arconcher
Jundiaí, SP

 

     Logaritmos

Elon Lages Lima
IMPA - VITAE, 1991.

A leitura deste livro, além de instrutiva, é fácil e agradável, pois ele tem a clareza didática que é marca característica do professor Elon.

O livro começa com um apanhado histórico sobre o surgimento e desenvolvimento dos logaritmos e a seguir comenta as dificuldades de se estudar logaritmos a partir de potências de números reais.

A opção escolhida pelo autor é, então, unia definição geométrica de logaritmos, usando a noção de áreas de figuras planas.

Inicialmente, o autor define uma função logarítmica, como sendo uma função L : R+  R  com as propriedades

(i)  L  é crescente,

(ii)  L(x . y) = L(x) + L(y),      x,y   R+ .

A partir dessas duas propriedades, o autor prova que essa função satisfaz todas as outras propriedades usuais dos logaritmos.

Ainda usando essa função define, de forma interessante, potências de base positiva e expoente real e demonstra suas propriedades.

Após esse estudo formal, resta provar a existência de uma função logarítmica, o que o autor faz, construindo uma delas. Esta construção é, como.dissemos no início, geométrica, utilizando a noção de área da região compreendida entre a hipérbole y = l / x , 0 < a x b e o eixo horizontal. A função obtida é o logaritmo neperiano ou natural.

O livro termina mencionando aplicações das funções exponencial e logarítmica como, por exemplo, juros contínuos, método do carbono 14, desintegração radioativa, etc.

No fim dos capítulos há listas com exercícios que permitem treinamento e aprofundamento do assunto desenvolvido.

Cabe salientar que o autor não pressupõe nenhum conhecimento sobre teorias de integração (áreas) ou mesmo sobre o conjunto dos números reais como corpo ordenado completo. Mesmo assim, o livro é desenvolvido com rigor matemático bastante bom, compatível com seus objetivos.

Ana Catarina P. Hellmeister
IME-USP

 

Análise Combinatória e Probabilidade

Augusto César de Oliveira Morgado
João Bosco Pitombeira de Carvalho
Paulo Ceza
r Pinto Car
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Pedro Fernandes

IMPA - VITAE, 1991.

Análise Combinatória é um dos temas "malditos" no ensino do 2 grau. As dificuldades começam no entendimento dos enunciados (muitas vezes mal formulados), passam pelo encontro da "fórmula certa" e terminam com o aluno inseguro quanto ao resultado obtido.

Uma saída para esta situação é simplificar o contendo das aulas e dos exercícios, tornando o assunto estéril, desinteressante e repetitivo. Neste livro, os autores apontam corajosamente no sentido oposto: vamos superar as dificuldades sabendo mais e em profundidade!

O livro é destinado aos professores e aprofunda o estudo de várias técnicas de contagem e suas aplicações. Uma de suas características marcantes é a de examinar os conceitos e as fórmulas de combinatória de modo que o leitor "aprenda a contar"   e se liberte das fórmulas.

Outra característica é sua abrangência: ele começa com uma interessante nota histórica, apresenta uma revisão de Teoria dos Conjuntos, passa pelos tópicos usuais de combinatória (Combinações, Permutações, etc.) e cobre tópicos que, em geral, não são ensinados mas complementam de maneira importante a formação do professor (como o Principio de Dirichlet, ou das Casas de Pombo). O livro inclui ainda o estudo do Binômio de Newton (e vai além, tratando do Polinômio de Leibniz) e Probabilidade.

Finalmente, gostaria de destacar as listas de exercícios propostos: eles refletem uma atitude importante diante da Matemática, que é a de não rotular problemas como "fáceis" ou "difíceis". Os problemas vão aparecendo e os autores nos convidam a resolvê-los porque eles são, acima de tudo, interessantes.

Este livro é uma grande contribuição ao ensino da Matemática justamente porque transmite gosto pelo assunto, aliado a rigor de pensamento.

Cláudio Possani
IME-USP