|
|
||||
A retificação da circunferência e a determinação da circunferência dado o perímetro podem ser feitas por diversos processos aproximados. Um dos processos de retificação é o de Specht, que permite uma boa aproximação: o erro relativo é menor do que 3 x 10-7 . Vejamos o processo de Specht: a) Traçar a semi-reta , passando pelo centro O da circunferência, tal que P e Q sejam pontos desta circunferência ( PQ será o diâmetro). b) Pela extremidade P, traçar uma semi-reta , perpendicular a . c) Dividir o raio PO em 5 partes congruentes. d) Determinar os pontos A, B e C na semi-reta , tais que PA= PQ; AB = PO/5 e BC = 2PO/5. e) Traçar o segmento OB. f) Determinar D na semi-reta , tal que PD = OB. g) Traçar o segmento OC. h) Traçar o segmento DE paralelo a OC, tal que E pertença à semi-reta . i) PE será equivalente à circunferência retificada com erro relativo menor que 3 x 10-7. Explicação Temos:
Substituindo na igualdade acima:
Se fizermos d = 1 (d é o diâmetro da circunferência), teremos PE 3,1415920 e como 3, 1415927, temos PE = , com erro relativo menor do que 3 x 10-7.Outro processo que permite obter a retificação da circunferência, com erro relativo menor do que 2 x 10-5, é o processo de Kochausky. Apresentarei aqui um processo adaptado para diminuir o número de traçados. Vejamos: a) Traçar os diâmetros PQ e RS, perpendiculares entre si.b) Traçar a semi-reta , tal que = 30° e T RS.c) Prolongar QP e determinar U, tal que PU=OP.d) Prolongar RS e determinar V tal que TV = 3 OP.e) Traçar o segmento UV. Este segmento será equivalente à metade da circunferência retificada. Explicação
Se fizermos r = 1, obteremos o valor de com erro relativo menor do que 2 x 10-5,
Apesar de o processo de Specht ser numericamente
mais preciso, o processo de Kochansky permite obter a retificação da
circunferência com um número bem menor de traçados. Referências Bibliográficas [l] F.I.C. Elementos de Geometria., 17.ª edição, F. Briguiet e Cia, Rio de Janeiro, 1964. [2] Lima, Edison R. Problemas de Desenho Geométrico, LISA, São Paulo, 1973.
|