Número 20

Com este vigésimo número, a Revista do Professor de Matemática completa seu décimo ano de existência. Durante esse tempo, duas vezes por ano, procuramos cumprir o propósito anunciado no segundo número, publicado em 1983:

o de ser uma das janelas através das quais o professor possa oxigenar-se, enxergar um horizonte mais amplo e também possa fazer-se ouvir; não apenas receber mas também dar, contribuir e participar.

Para tornar concreto este ideal, nossa revista tem contado histórias, tem comentado livros, tem esclarecido dúvidas, tem respondido cartas, proposto problemas, e feito muitas outras coisas, sempre dentro do espírito de oferecer ao seu público leitor, professores de Matemática de todo país, novas alternativas de ensino, novos atrativos e ilustrações que tornem mais agradáveis suas aulas, completem sua formação ou, de alguma outra forma, lhes ajudem a desempenhar sua missão.

Desde o começo, sabíamos que nosso trabalho só poderia ser bem feito se contássemos com o apoio dos colegas leitores. O apelo que fizemos foi atendido: pelas inúmeras cartas que continuamos recebendo, dando-nos alento para prosseguir, elogiando, ou mesmo criticando; pelo volumoso número de respostas à nossa bem-sucedida seção de problemas e pela quantidade crescente de trabalhos submetidos para publicação. Apoio igualmente importante tem sido fornecido pelo Grupo Amigos da RPM, cujas generosas contribuições ajudam-nos a manter viva nossa revista.

Talvez não seja excessiva falta de modéstia dizer que estamos sendo bem-sucedidos. Tal êxito deve ser creditado, em primeiro lugar, aos abnegados membros da equipe que lutam por nossa existência, continuidade e padrão de qualidade, sem outra recompensa senão o orgulho do dever cumprido e a alegria de ver um sonho realizado. Cada número novo é como um filho a mais que damos ao mundo. Cada novo membro do grupo é mais um irmão, um companheiro, alguém a mais para compartilhar da.s alegria» e dividir o trabalho.

Em segundo lugar, expressamos nosso reconhecimento às instituições, públicas e privadas, representadas pelas pessoas por elas responsáveis, que tornaram possível, pelo menos até agora, realizar nosso projeto. Neste caso, é justo nomear pelo menos a.s siglas dos órgãos, empresas e entidades que nos financiam e apoiam, permitindo a distribuição gratuita da RPM.

Muito obrigado a FINEP, CNPq, SEPS/MEC, CAPES/MEC, SPEC/CA-PES/MEC/PADCT, IBM, VITAE, IME/USP, CCE/USP.