|
|
||||
A RPM esteve presente neste Encontro, realizado de 27 a 29 de junho pp. A programação foi extensa e muitas atividades foram realizadas simultaneamente. A RPM viu: a. Em vídeo, uma série intitulada História da Matemática. São seis vídeos, com duração média de 13 minutos cada um, sobre: Evolução dos Algarismos, Números Triangulares, Teorema de Pitágoras, O Tamanho da Terra, Euclides - livro II - Áreas e Números Poligonais. Coloridos, atraentes, bem feitos - foram muito apreciados pelos professores presentes. São comercializados por uma firma chamada PAEd (Av. Yervant Kisajikian, 1037, CEP 04657 São Paulo, SP. Telef. (011) 563.2772).
b. O
Computador como uma Ferramenta no Ensino da Matemática, minicurso
dado por dois mestrandos em Educação Matemática da UNESP, Rio
Claro, que mostraram, na
resolução de problemas, como o professor pode
usar resultados obtidos pelos
alunos no computador para lançar perguntas
e propor novos problemas,
incentivando os alunos a pensar em estratégias
a serem usadas para que o
computador possa fornecer as respostas desejadas. A interação aluno-computador
incentivada pelo professor foi o ponto
4.°
ENEM, de 26 a 31 de
janeiro de 1992.
A PUC-SP desenvolve programas de pós-graduação (stricto-sensu) em Matemática, compreendendo a área de Ensino da Matemática. Informações podem ser obtidas junto ao Centro de Informática, Matemática e Física PUC, SP ; Rua Marquês de Paranaguá, 111 ; 01303 São Paulo, SP. Telef.:(011 )256-1622.
ICME-7, de 17 a 23 de agosto de 1992. A segunda circular está à disposição dos interessados. Dirigir-se a Congrès ICME-7 Congress ; Université Laval ; Québec, QC, Canadá, GlK 7P4. Esta circular contém informações sobre todos os aspectos do Congresso, incluindo inscrição, acomodações e formulário a ser preenchido por aqueles que desejarem apresentar pequenos trabalhos.(Ver RPM 17, p. 44.)
|