II Encontro de Educação Matemática — Zona Norte - São Paulo

A RPM esteve presente neste Encontro, realizado de 27 a 29 de junho pp. A programação foi extensa e muitas atividades foram realizadas simultaneamente. A RPM viu:

a.   Em vídeo, uma série intitulada História da Matemática.  São seis vídeos, com duração média de 13 minutos cada um, sobre: Evolução dos Algarismos, Números Triangulares, Teorema de Pitágoras, O Tamanho da Terra, Euclides - livro II - Áreas e Números Poligonais.   Coloridos, atraentes, bem feitos - foram muito apreciados pelos professores presentes. São comercializados por uma firma chamada PAEd (Av.    Yervant Kisajikian, 1037, CEP 04657 São Paulo, SP. Telef. (011) 563.2772).

b.   O Computador como uma Ferramenta no Ensino da Matemática, minicurso dado por dois mestrandos em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro, que mostraram, na resolução de problemas, como o professor pode usar resultados obtidos pelos alunos no computador para lançar perguntas e propor novos problemas, incentivando os alunos a pensar em estratégias a serem usadas para que o computador possa fornecer as respostas desejadas. A interação aluno-computador incentivada pelo professor foi o ponto
alto da apresentação.    (Veja p. 66)

 

     4° Encontro Nacional de Educação Matemática

4 ENEM, de 26 a 31 de janeiro de 1992.
Informações:   Fundação Educacional da Região de Blumenau
Rua António da Veiga, 140;     89100, Blumenau, SC.

 

     Pós-Graduação em Matemática

A PUC-SP desenvolve programas de pós-graduação (stricto-sensu) em Matemática, compreendendo a área de Ensino da Matemática. Informações podem ser obtidas junto ao Centro de Informática, Matemática e Física PUC, SP ; Rua Marquês de Paranaguá, 111 ; 01303 São Paulo, SP. Telef.:(011 )256-1622.

 

       7° Congresso Internacional sobre Educação Matemática

ICME-7, de 17 a 23 de agosto de 1992.

A segunda circular está à disposição dos interessados. Dirigir-se a Congrès ICME-7 Congress ; Université Laval ; Québec, QC, Canadá, GlK 7P4. Esta circular contém informações sobre todos os aspectos do Congresso, incluindo inscrição, acomodações e formulário a ser preenchido por aqueles que desejarem apresentar pequenos trabalhos.(Ver RPM  17, p. 44.)