Correspondência desta seção
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RPM - Cartas do leitor
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      Informática e Educação Matemática

O colega Paulo Fernando D. Carvalho, de Belo Horizonte, MG, ao tornar-se um Amigo da RPM apresenta seus parabéns à Revista: professor há pouco tempo, ele encontra nela um ponto de apoio e sugestões para suas aulas. Propõe também a criação de uma seção sobre a Informática na Educação Matemática.

RPM: Este é um projeto em cogitação desde o primeiro número da Revista, como se pode ver lá, em Cartas do leitor, à página 25. No segundo número, p.45, é feita uma consulta aos colegas sobre suas experiências em sala de aula com calculadoras, seguindo-se as perguntas: "Quais os perigos e vantagens do seu uso? Quais os perigos em ignorar as máquinas? Seus estudantes dispõem de máquinas de calcular? E sua Escola? E quanto a computadores?"

A ausência de respostas a tais perguntas pode ser um indício de que tais equipamentos estejam fora do alcance da grande maioria dos estudantes brasileiros. Ou será que não?

 

     Diofanto, Fibonacci, Fermat, Gauss, Euler e outros

não dispunham dos recursos técnicos modernos para realizar seus cálculos, como lembra nosso colaborador, Lucien Jean Thys de Porto Alegre, RS. Talvez para sentir melhor as dificuldades pelas quais passaram esses matemáticos, o professor Thys calculou, à mão, o período da dízima periódica gerada por 1/59, período esse que tem 58 algarismos e ocupou 27cm no papel. Não satisfeito, o professor Thys multiplicou por 12 345 678 o número de 58 dígitos formado por esse período obtendo um número de 66 dígitos e 65cm! Separando esse produto em dois números: um forma.do pelos 8 primeiros dígitos e outro pelos 58 restantes e somando ambos, ele torna a obter o período da dízima de 1/59, desta feita, com os 3 primeiros digitas deslocados para o final do número.

RPM: Encontramos, aqui no Rio de Janeiro, um gaúcho que lembra de como o professor Thys despertava o entusiasmo pela Matemática nos alunos do Júlio de Castilhos.

 

     Brincando com os divisores de um número

O colega Paulo Sérgio Argolo Gonçalves, do Rio de Janeiro, RJ, observa que, quando escrevemos os divisores de um número natural n, em ordem crescente ou decrescente, o produto de dois divisores eqüidistantes dos extremos é sempre n. Por exemplo, os divisores de 24 são: 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24 e 1 x 24 = 2 x 12 = 3 x 8 = 4 x 6 = 24. Verifica, ainda, que um número será um quadrado perfeito se e só se tiver um número ímpar de divisores. (Prove.) Neste caso, quando os divisores de n forem escritos em ordem, a raiz quadrada de n ocupará a posição central. Por exemplo, os divisores de 100 são 1, 2, 4, 5, 10, 20, 25, 50, 100; o 10 ocupa a posição central e   .

O mesmo colega, autor (RPM 15, p. 50) e colaborador (RPM 18, p. 59), nos mandou mais duas cartas com observações interessantes:

-   Na RPM 15, pp. 36 e 37, na NR, é dada a medida em graus do menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio às h horas e m  minutos. Observa o colega que a fórmula apresentada dá o valor correto deste ângulo se   0 < < 180.   Se > 180,   o menor ângulo será   360 Cita, como exemplo, o ângulo formado pelos ponteiros às 9 horas: 

-   Em relação à resposta dada na RPM 18, p. 70, a respeito das "sextas-feiras, dias 13", sugere o colega que a RPM declare, explicitamente, a existência de, no máximo, 3 desses dias em um ano (talvez para tranquilizar os superticiosos).

 

     Homenagem à RPM

Com palavras simpáticas de incentivo à equipe da RPM, o estudante Adenilson A. de Moura, de Fortaleza, CE, homenageia a Revista, apresentando a equação

RPM: A homenagem está no   x   da questão!

 

     Retas "imaginárias"

Conta-nos o colega Marinaldo Felipe da Silva, de Porto Velho, RO, que certa vez um amigo lhe perguntou se ele já "imaginara" duas retas que fossem, ao mesmo tempo, paralelas e perpendiculares. Cismando a respeito, o professor Marinaldo considerou duas retas r e s de coeficientes angulares mr e ms, respectivamente. Se  r e s  fossem paralelas e perpendiculares

RPM: Imagine!