|
|
||||
— Um colega de Fortaleza, CE, nos enviou dois problemas relativos ao tetraedro tri-retângulo. Problema1. Seja O ABC um tetraedro tri-retângulo em O com OA = a, OB = b, OC = c e RPM: Observemos o triângulo retângulo da figura ao lado. Que relações existem com os elementos assinalados? O teorema de Pitágoras e a relação bc = ah são bem conhecidas. Repare entretanto que uma terceira relação decorre destas duas:
0 problema em questão é a versão tridimensional desta relação. Na figura ao lado vemos o tetraedro O ABC nas condições do enunciado. O ponto H é a projeção do vértice O sobre o plano ABC e a reta AH encontra BC em D. Vamos provar que OD é perpendicular a BC. OA é perpendicular ao plano OBC, portanto, OA é ortogonal a BC. OH é perpendicular ao plano ABC, portanto, OH é ortogonal a BC. Se BC é ortogonal a duas retas concorrentes, então BC é perpendicular ao plano definido por elas, ou seja, BC é perpendicular ao plano OAD. Logo, BC é perpendicular a OD.
Problema 2. E dado um ponto P no interior de um triedro tri-retângulo. Como devemos construir um plano que passe por P e que determine um tetraedro de volume mínimo? RPM: Vamos agora usar a Geometria Analítica. Seja então dado P = (x0, y0, z0) onde que corta os eixos nos pontos A = (a,0,0), B = (0,b,0) e C = (0,0, c), sendo a, b e c positivos para satisfazer o enunciado do nosso problema. O ponto P pertence a esse plano, logo,
então que, se o volume deve ser mínimo, o produto II será máximo. Porém, como a soma dos três fatores é constante (relação (*)), o produto será máximo quando os três fatores forem três arestas do tetraedro devem medir: a = 3x0 b = 3y0 e c = 3z0.
- Um
colega de Recife, PE, nos pergunta:
Como /65 e /65 são suplementares,
Um colega de Pirassununga, SP, nos pergunta: Em um triângulo, os lados de comprimentos m e n opõem-se a ângulos de 60° e 40°, respectivamente. Qual c o comprimento da bissetriz interna relativa ao maior ângulo?
- Um colega de Belo Horizonte, MG, nos pergunta: Em um triângulo retângulo, os lados formam uma progressão aritmética crescente de razão r. Calcule, em função de r, os raios dos círculos inscrito e circunscrito ao triângulo. RPM: Chamando o maior cateto de x, os lados do triângulo serão x r, x, x + r e, pelo teorema de Pitágoras:
Os lados são, portanto, 3r, 4r e 5r. O raio do círculo circunscrito a um triângulo retângulo é igual à metade da hipotenusa; logo, o raio do círculo circunscrito é Rc = 5r/2. O raio do círculo inscrito em um triângulo qualquer é R1 = S / p, onde S é a área e p o semiperímetro do triângulo. No caso temos,
|