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Adriano Emiliano dos Santos está no ciclo básico em continuação (equivalente à 2.ª série) numa Escola Estadual de 1.° grau, em Bernardino de Campos, SP. Ele é aluno da professora Maria Emília Giacomini, que costuma trabalhar muito o sistema decimal de numeração, utilizando-se de exercícios do Manual de Atividades Matemáticas para o 1.° grau publicado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP, Secretaria de Educação, SP).
Certo dia, a professora Maria Emília pediu a seus alunos que efetuassem a
divisão 94
A professora, conversando com Adriano, soube que, no esquema acima, ele considerava o 1 como dezena e completava a multiplicação por 5 fazendo as somas 25 + 50 = 75 ou 35 + 50 = 85 ou, ainda, 40 + 50 = 90, achando, assim, o quociente que convinha de uni modo que ele mesmo inventou.
Será que o João está fazendo certo? João Paulo de Oliveira completou 10 anos em 15/09/90 quando era aluno da professora Maria Eloísa Terra de Souza, na Escola Estadual de l.° grau Dr. António Carlos de Abreu Sodré, em Bernardino de Campos, SP. A professora Maria Eloísa, com apoio de sua diretora, Áurea Aparecida Jorge Pereira, acompanha os mesmos alunos desde a 1.ª série e também usa os manuais da CENP. Veja como João efetuou algumas contas de multiplicar: Indaguei do João como ele fazia a multiplicação e ele explicou: No exemplo 1, multipliquei (de cabeça) o 12 por 5. Deu 60. Escrevi o zero do 60 e "foi" 6 (do 60). Multipliquei o 12 por 4. Deu 48. Juntei com o 6 que "tinha ido" e deu 54. Escrevi o 4 (do 54) e "foi" 5 (do 54). Multipliquei o 12 por 2. Deu 24. Juntei o 5 que "tinha ido" e resultou 29. Resultado 2940. Absolutamente correto! Nos exemplos 2 e 3 João seguiu o mesmo raciocínio. Perguntei ao João como ele tinha descoberto essa maneira de multiplicar, mas ele não soube explicar. Ficou, porém, para a professora Maria Eloísa e para mim a certeza de que o João atingira todos os objetivos que pretendíamos: saber pensar, raciocinar, criar, improvisar. Não é isso que todo bom professor almeja para seus alunos?
___________ Por outro lado, no que tange aos algoritmos das 4 operações, é preciso também lembrar que, com pequenas variações, eles representam uma síntese de processo vivido por séculos pela humanidade e que, em geral, simplificam a vida do cidadão. E preciso que os alunos cheguem a eles.
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Foi a partir dessa alegoria que teve origem a corrida da orientação, uma competição que reúne o raciocínio lógico a um adequado condicionamento físico. Na Suécia, a orientação já vem sendo incorporada ao currículo escolar, onde é conhecida como orienteering. (Retirado da Revista Geográfica Universal, n.° 193, dez-90.) Enviado por José Luiz dos Santos, Realengo, RJ. |