|
|
||||
A obra aborda de forma criativa, elegante e objetiva os tópicos que habitualmente compõem o programa de Matemática para o segundo segmento do ensino do 1.° grau. Cada capítulo é constituído da seqüência: desenvolvimento dos conteúdos; exercícios de fixação (entre os quais vários resolvidos); exercícios para casa; exercícios-desafio. Sem abandonar o rigor necessário à apresentação dos conceitos e resolução dos exercícios, conseguem os autores despertar o interesse do leitor através de variados recursos: exercícios ligados ao nosso cotidiano, inovação na redação e formulação das atividades propostas, exercícios-desafio que estimulam o leitor a mostrar sua competência em resolvê-los, linguagem clara, simples, cativante. Apresentamos uma amostra, de exercícios:
- No planeta Zowa, os dias têm 10 horas e as horas têm 10 minutos. Agora, atenção, porque os próximos horários, inclusive os dois que pedimos, são horários de Zowa. Todo programa da TV de Zowa dura 1 h 4 min. a) Um certo programa começa as 7h 8min. A que horas ele termina? b) Um certo programa termina às 5h 2min. A que horas ele começa? - Um diretor de cinema criou um ser extraterrestre para seu próximo filme: no braço esquerdo, ele tem 3 mãios com 7 dedos cada; no direito, tem 4 mãos com 5 dedos cada. Esse ser usa 3 anéis em cada dedo das mãos esquerdas e 2 anéis em cada dedo das mãos direitas. Quantos anéis usa esse simpático extraterrestre? - Considere as divisões de 7420, 7421 e 7423 por 23. Efetue apenas a primeira dessas divisões, mas apresente o quociente e o resto de todas. - Diga quantos vértices, arestas e faces tem uma pirâmide, sabendo que sua base é um polígono de 25 lados.
- Um espião enviou ao comando de sua missão uma mensagem secreta, indicando o número de mísseis do inimigo. A mensagem era: 5m + 24 > 5500 e ( 8m/5) + 700 > 42 m . Descubra quantos mísseis tem o inimigo. - Tenho 40 cruzados, e 35% do que tenho correspondem a 20% do que tem o meu irmão. Quanto ele tem? - Quando o relógio marca meio-dia e vinte, o ângulo convexo formado pelos ponteiros não mede 120 graus. a) Qual é a medida desse ângulo? b) E quando o relógio marcar meio-dia e quarenta?
- Que número somado a 1988 resulta em 19892? - Um polígono convexo tem um lado e dezenove diagonais a mais que outro. Quantas diagonais tem cada um desses polígonos? - Um norte-americano, em turismo numa pequena cidade da Amazônia, entrou numa loja e comprou alguns pacotes de guaraná em pó, gastando 90 cruzados. No dia seguinte, ele voltou à loja, mas cada pacote já custava 2 cruzados a mais que no dia anterior. Dessa vez, ele gastou 70 cruzados. No total, o americano comprou 80 pacotes de guaraná. Quantos ele comprou no primeiro dia? E no segundo?
- O Segundo Livro de Crônicas, que faz parte da Bíblia, foi escrito há cerca de 1000 anos a.C. Esse livro conta que o rei Salomão mandou fabricar um tanque circular de bronze que tinha 10 côvados de diâmetro e 30 côvados de comprimento. (O côvado era uma unidade de medida de comprimento usada na época.) Com essas informações, diga qual era o valor usado para naquele tempo. - Um trapézio de bases 4cm e 16crn está inscrito em um círculo, e por isso é um trapézio isósceles. Um dos ângulos do trapézio mede 45°. Determine a sua área. - Os professores de Português e Matemática combinaram uma questão para dar aos seus alunos. Primeiro, eles escreveram as seguintes palavras, sem acentuá-las: álbum, chapéu, estrela, falso, lápis, pássaro. A seguir, consideraram a função f, que associa a cada uma dessas palavras ou o número 0 ou o número 1: associa o 0 se a palavra (com ortografia correta) não tiver acento; e o 1, quando o tiver. Represente f, com conjuntos.
MATEMÁTICA NA MEDIDA CERTA
é sem dúvida uma obra que vale a pena ser examinada com muita atenção.
27. SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES - L. A. Skornyakov - 64 páginas. Aborda, escalonamento de matrizes, postos de matrizes, teorema de Capelli. Contém 46 problemas, todos com resposta e muitos resolvidos. Não usa a noção de determinante. Acessível a alunos do 2.º grau. 28. A DEMONSTRAÇÃO EM GEOMETRIA - A. I. Fetisov - 64 páginas. Dividido em quatro partes: o que é uma demonstração; por que se precisa de uma demonstração; como deve ser uma demonstração; o que se pode admitir sem demonstração em Geometria. Contem interessantes exemplos de erros comuns em demonstrações. Acessível a alunos da 8.ª série do l.° grau. 29. FRAÇÕES CONTÍNUAS - N. Beskin - 89 páginas. Aborda a aproximação de Arquimedes para o número , calendários juliano e gregoriano, frações contínuas, teoremas de Euler e Lagrange. Acessível a alunos do 2.° grau. 30. GAMA SIMPLES (ESTRUTURA DA ESCALA MUSICAL) - G. E. Shilov - 27 páginas. Aborda escalas musicais e freqüências das notas musicais. Acessível a alunos do 2.°grau.
31.
COMO CONSTRUIR
GRÁFICOS - G. E. Shilov - 25 páginas. 32. O MÉTODO DÊ COORDENADAS - I. Gelfand, E. G/agolieva, A. Kirilov - 96 páginas. Uma introdução à Geometria Analítica, aborda coordenadas na reta, valores absolutos, coordenadas no plano, coordenadas polares, coordenadas nos espaços de três e quatro dimensões. É distinto do livro de mesmo título, resenhado na RPM 17. Acessível a alunos do 2.° grau. 33. ALGUMAS APLICAÇÕES DA MECÂNICA À MATEMÁTICA - V. A. Uspensky - 45 páginas. Aborda determinação de tangentes às cônicas por meios mecânicos, princípio da energia potencial mínima, centros de gravidade, teorema de Ceva, moto-perpétuo. Acessível a alunos do 2.°grau. 34. NÚMEROS COMPLEXOS E REPRESENTAÇÃO CONFORME - A. I. Markushévich - 60 páginas. Aborda números complexos, utilização de funções complexas para representar transformações geométricas simples, projeção estereográfica, transformações conformes.
36. O CONCEITO DE
DERIVAÇÃO - V. G. Boltyansky -
63 páginas. 37. MÉTODO CINEMÁTICO NOS PROBLEMAS DE GEOMETRIA - Y. Lloubitch e L. Chot - 67 páginas. Aborda álgebra vetorial, funções vetoriais de uma variável real. Contém 8 problemas resolvidos e 16 com solução indicada, todos de aplicação de métodos cinemáticos à Geometria. Acessível a alunos do 2.° grau. 38. INDUÇÃO EM GEOMETRIA - L.I. Goloviná e 1. M. Yaglâm - 126 páginas. Aborda o princípio da indução finita e suas aplicações à Geometria. Trata detalhadamente do teorema de Euler para poliedros e de colorações do plano. Contém 38 exemplos e 43 problemas, resolvidos ou com indicação de solução. Acessível a alunos do 2.° grau.
39.
O MÉTODO DE
MONTE CARLO - I. M. Sóbol - 78 páginas. 40. OS ALGORITMOS E A SOLUÇÃO AUTOMÁTICA DE PROBLEMAS - B. A. Trajtenbrot - 109 páginas. Uma introdução a teoria dos algoritmos, aborda algoritmos, máquinas de calcular, programas, maquinas de Turing, problemas algoritmicamente insolúveis. Acessível a alunos do 2.° grau. 41. A MÁQUINA DE POST - V. A. Uspensky - 88 páginas. Uma introdução aos aspectos teóricos da computação, aborda a máquina (ideal) de Post. Contém em apêndice o artigo original de Post Processos combinatórios finitos - 1.ª formulação. A parte inicial do livro é acessível a alunos da 7.ª série do l.° grau e, a parte final, a alunos do 3.° grau.
42.
FUNÇÕES
HIPERBÓLICAS - V. G. Shervátov
- 67 páginas. 43. A ENVOLTÓRIA - V. G. Boltianski - 88 páginas. Aborda parábola de segurança, hipérbole de audibilidade, centros instantâneos de rotação, astróide, ciclóide, envoltórias, evolutas e evolventes. Acessível a alunos do 3.° grau. 44. O QUE É A PROGRAMAÇÃO LINEAR - A. S. Birsov - 112 páginas. Aborda Álgebra Linear, Programação Linear, problema de transporte. Acessível a alunos do 3.° grau. 45. ANÁLISE MATEMÁTICA NO CAMPO DAS FUNÇÕES RACIONAIS - G. E. Shilov - 54 páginas. Aborda gráficos, derivadas e integrais de funções racionais. Contem 11 problemas com respostas. Parte deste livro constitui o livro Como construir gráficos. Acessível a alunos do 2.° grau. 46. PROBLEMAS ELEMENTARES DE MÁXIMOS E MÍNIMOS - I. P. Natanson - 42 páginas. Contém 18 problemas de máximos e mínimos que podem ser (e são) resolvidos usando-se apenas propriedades de trinômíos do 2.° grau. Acessível a alunos do 2.° grau. 47. SOMA DE QUANTIDADES INFINITAMENTE PEQUENAS - I. P. Natanson - 65 páginas. Uma introdução ao Cálculo Integral, não utiliza o conceito de derivada. Aborda somas de potências de números naturais, pressão de um líquido sobre uma parede vertical, trabalho para extrair um líquido de um reservatório, cálculo de volumes, princípio de Cavalieri, área da elipse, área do segmento parabólico, volume do parabolóide e do elipsóide de revolução, quadratura da senóide, valor médio de uma função e intensidade efetiva de uma corrente elétrica. Contém 16 problemas com respostas. Acessível a alunos do 2.° grau. 48. AS LINHAS MAIS CURTAS - L. A. Liusternik - 118 páginas. Uma introdução a Geometria Diferencia], aborda geodésicas em superfícies poliédricas, cilíndricas, cônicas, esféricas, pontos duplos em geodésicas, teorema de Clairaut, tangentes e normais, circunferências osculadoras, planos tangentes e retas normais, teorema de Bernoulli, princípio de Hertz, geodésicas em superfícies de revolução, geodésicas em superfícies com um plano de simetria, linhas paralelas, evolutas e evolventes, princípio de Dirichlet da energia potencial mínima, solução mecânica do problema de Fermat, o problema isoperimétrico, curvatura e curvatura geodésica, princípio de Fermat, reflexão e refração, modelo de Poincaré para a Geometria de Lobachevski, o problema da braquistócrona, a catenária, superfícies mínimas, princípio de Hamilton. Acessível a alunos do 3.° grau.
49.
O TEOREMA DE
GÔDEL - V. A. Uspensky -
103 páginas. 50. IMAGENS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS - N. M. Beskin - 78 páginas. Aborda projeções paralelas e a construção de imagens de figuras planas e de sólidos. Acessível a alunos do 2.° grau. (Ver na p. 36 mais uma distribuidora dos livros da Editora Mir.)
|