|
|
||||
Muitas vezes, no ensino de Matemática em diferentes séries, o professor se depara com alunos que têm dificuldade com tabuada. Para efetuar multiplicações, estes alunos usam os mais diversos recursos, como contar nos dedos, desenhar pauzinhos ou, ainda, enunciar a tabuada desde o início, até chegar ao produto procurado. Um dia destes, uma prima, que não é matemática, me mostrou um "algoritmo" interessante que permite calcular o produto de dois números inteiros, compreendidos entre 6 e 10 (6 e 10 inclusive).
Consideremos os dedos de ambas as mãos, o polegar sendo o número 6, o indicador, o 7, e assim por diante. Para calcular, por exemplo, o produto de 8 por 7, basta seguir os seguintes passos: 1. Colocar as mãos, uma em frente à outra, como para bater palmas. 2. Encostar o dedo "número 8" da mão esquerda no dedo "número 7" da mão direita. 3. Contar 10 unidades para cada dedo que estiver antes do encontro dos dois dedos e mais 10 unidades para cada um destes dois dedos. Assim, no produto de 8 por 7 temos ao todo 50 unidades, pois devemos contar na mão esquerda o polegar e o indicador, na direita o polegar, e ainda contar os dois dedos unidos, os de números 8 e 7. Isto vai perfazer um total de 5 dedos, valendo, portanto, 50 unidades. 4. Finalizando, observar que depois dos dois dedos unidos, na mão esquerda restam 2 dedos e, na direita, 3. Fazer o produto do número de dedos restantes em cada mão, ou seja, 2x3 = 6. 5. Somar este valor, 6, ao número 50 obtido no passo 3. O produto de 8 por 7 é, então, 56. Devemos observar que a execução do algoritmo exige: - o conhecimento dos múltiplos de 10, no passo 3; - o conhecimento do produto de dois números quaisquer compreendidos entre 1 e 4, no passo 4. No entanto, estas duas exigências são simples. O algoritmo calcula justamente os produtos que, por serem os de números maiores do que 5, são, em geral, aqueles que os alunos têm mais dificuldade para decorar.
Uma vez entendido o funcionamento do algoritmo, fui tentar entender por que ele funcionava. A explicação que obtive é a seguinte: Sejam x e y dois números inteiros tais que 6 x 10 , 6 y 10 e xy o seu produto. Quando posicionamos o valor x no dedo da mão esquerda e y no da mão direita e unimos os dois dedos, temos que contar, no passo 3, x 5 dedos na mão esquerda e y 5, na direita, produzindo um total de x + y 10 dedos. Este total é multiplicado por 10, ou seja, é calculado o valor de (x + y 10)10. No passo 4, quando fazemos o produto do número de dedos restantes em cada mão, estamos multiplicando 5 (x 5) = 10 x por 5 (y 5) = 10 y, produzindo (10 x) . (10 y). Finalmente, no passo 5, somamos o valor (x + y 10) . 10 com (10 x) . (10 y), obtendo: (x + y 10) . 10 + (10 x) . (10 y) = ... = xy, mostrando por que o algoritmo fornece o produto de x por y m
É importante frizar que todos os alunos devem memorizar a tabuada — e, cedo ou tarde, isto acaba acontecendo. O algoritmo acima representa apenas um reforço a mais para atingirmos este objetivo: a memorização da tabuada. (NR. Na RPM 9, p. 40, há uma variante do algoritmo aqui apresentado.)
|
|