![]() |
|
|
|||
![]() |
Procurando o valor de x = CE na figura ao lado, a redação da RPM calculou a solução que se encontra entre 0 e 1 da equação
x4
+
2x3
+ x2
- 2x pelo método de Newton, chegando a uma aproximação e afirmando desconhecer um processo algébrico para resolver completamente a equação por meio de radicais (RPM 18, p. 67). Vários leitores escreveram, apresentando alguns artifícios que permitem essa resolução e chegaram a solução procurada sob a forma
Agradecemos a atenção desses leitores e apresentamos um esboço das várias sugestões que nos chegaram. O colega José Paulo Carneiro, RJ, somou 2x2 +2x + 1 a ambos os membros da equação, reduzindo-a à forma
Como x2
Daqui, ele prosseguiu escolhendo a única raiz positiva.
O
colega Hideo Kumayama, SP, preferiu trabalhar com novas variáveis,
fazendo
x = y
e,
então, tomando t = y + (l/y),
chega a
t2
O aluno do Bacharelado de Matemática do IME-USP, Ivanildo Dias de Lima, já se deparou com esse problema, quando era plantonista do curso Anglo-Vestibulares. Na ocasião, usou outra variável, fazendo z = DF na figura e recaindo na mesma equação que o Hideo
Ele
resolve esta equação do mesmo modo, fazendo t = z + (
l/z) e
voltando a x pela relação x2 + (1
O
colega Sérgio
de Oliveira, RJ,
chega à
solução de um modo mais direto, observando que x4
+
2x3
+ x2
Feito isto, escolheu a única solução positiva dentre os dois pares de soluções das equações do 2.° grau que obteve anulando cada um desses fatores. Neste último procedimento, o pulo do gato está na fatoração acima que o colega considera "fácil de ver". Será mesmo fácil? Cada um destes artifícios algébricos permite a obtenção de todas as soluções da equação acima, mas convém observar que a expressão obtida também só permite conhecer aproximações do valor de x da mesma maneira que o método de Newton.
O colega Felizardo Toscano, PE, agradece ao colega gaúcho Constantino de Souza pelo envio do volume I do Curso de Álgebra de Sinézio de Farias, que lhe foi muito útil. Trata-se de resposta ao Balcão do Mestre (RPM 13, p. 68).
O
colega Jean Sebastian P. Wenger, RJ, motivado pela pergunta de Sérgio
Noríaki Sato
(RPM
15, p. 64) a respeito de aproximações de números irracionais, apresenta
RPM.
Embora esta seja uma expressão simpática, ela envolve números muito maiores
do que aquela da RPM 15,
Continuam chegando adesões ao Grupo Amigos da RPM e muitas cartas com sugestões e palavras de estímulo. Dentre estas, destacamos a do colega Sérgio F. Cuzzolini, SP, que sugere a ajuda anual. Estamos já lançando neste número o Amigo 91. O colega sugere também que, a exemplo do 1.° Caderno, outros sejam publicados com palestras proferidas em Congressos de Matemática.
O colega Marcelo Gama, PE, faz coro com vários outros leitores, pedindo que se publique um pouco da vida e da obra de grandes matemáticos. A colega Maria de Fátima R. Barbosa, MT, além de biografias pede também questões curiosas, brincadeiras e montagem de material didático. Na mesma direção, escrevem os colegas Wilson B. dos Santos, RJ e João Silvio Rodrigues, RS, interessados em cultivar em seus alunos o gosto pela Matemática. RPM. As seções História e histórias ..., Probleminhas, Artefatos, Para que serve e notas de final de página pretendem preencher este requesito. Ainda assim, alertamos nossos autores para as necessidades dos leitores expressas na correspondência. Convidamos também nossos colegas experientes que tenham algo a contar nessa linha a colocar suas boas idéias no papel e remetê-las à RPM.
|