Origami e Geometria

José de Oliveira Siqueira


     Introdução

Todos nós, sem dúvida, já fizemos um barco, um chapéu ou um avião de papel. Esta arte tem um nome: origami. Origami é uma palavra de origem japonesa que significa "dobrar papel". Desde 1876 esta arte faz parte do currículo escolar japonês e no Brasil, aos poucos, ela vai se introduzindo no ensino.

O origami pode servir como um simples passatempo nos momentos de lazer; pode ainda ser utilizado como um recurso didático que colabora para o desenvolvimento da criatividade e da habilidade manual de crianças.

Para nós, professores de Matemática, o origami oferece um farto material para descobertas teóricas. E evidente que a teoria surge da observação de fatos e da colocação de problemas. Um dos problemas práticos do origami é dobrar um quadrado em um número ímpar de retângulos congruentes. Você já tentou dobrar um quadrado de papel em 3 retângulos exatamente iguais? Parece fácil. Mas não é. Este artigo tem como objetivo resolver este problema particular e também generalizar o resultado para que se possa dobrar um quadrado em um número qualquer de retângulos congruentes.

 

     Problema 1

Dividir um quadrado de papel em 3 retângulos congruentes, usando dobras de papel.

Solução: Pegue uma folha quadrada e siga as instruções:

(a) dobre o papel, fazendo A coincidir com D e B coincidir com C. Desta forma ficam determinados E e F, pontos médios de AD e BC;

(b)    abra o papel, e agora faça D coincidir com F. Assim construímos um triângulo retângulo com um cateto CF e a soma do outro cateto com a hipotenusa igual ao comprimento do lado do quadrado;

(c)    chame de G o ponto de AB que coincide com um ponto de AD na nova posição.

Fazendo o mesmo para o segmento DC, podemos obter o ponto H:

Os pontos G e H assim obtidos dividem o lado AB em três segmentos congruentes.
 

Vamos demonstrar esta afirmação, que é conhecida como teorema de Haga.

Demonstração:

Os triângulos DGB   e   PDC são semelhantes. Portanto

No PDC, por Pitágoras, temos

PD2 = PC2 + DC2

 

     Problema 2

Dividir um quadrado de papel em 5 retângulos congruentes usando dobras de papel.

Deixamos a prova deste resultado por conta do leitor.

 

                   
     Problema 3

Dividir um quadrado de papel em 7 retângulos congruentes usando dobras de papel.

J, K, L, M são pontos médios, respectivamente, de AE, BF, ED, FC

Pedimos ao leitor, novamente, que demonstre este resultado.

 

     Problema 4

Dividir um quadrado de papel em 9 retângulos congruentes usando dobras de papel

Caro leitor, desta vez é o último que pedimos para você provar. Demonstraremos o teorema geral que possibilita fazer as divisões acima:

 

     Teorema

Demonstração:

Logo,

Corolário 6:  Se m + n 2d, onde   é o número de dobras paralelas ao lado  AD,  então

(Observe que 2d é o número de retângulos congruentes resultantes dos vincos no papel e m significa considerar E como o m-ésimo ponto de divisão depois de A.)

Exemplo: Duas dobras   (d = 2)   paralelas ao lado AD.


É interessante notar as relações de dependência entre as divisões.

Exemplos

 como o primeiro ponto depois de A determinado por d 4  dobras paralelas ao lado  AB   (notação do teorema).

Podemos resumir as relações de dependência entre as divisões através do esquema abaixo (válido para 1 / n, n um número natural não nulo), feito para  :

Observamos que as construções acima utilizam uma régua e um compasso não canônicos representados por coincidências de pontos e dobraduras de papel.

Um problema mais complicado seria a generalização usando um retângulo de lados a e b  (a b).

Bibliografia

[1] Kanegae, M. e Imamura, P. Origami, Arte e Técnica da. Dobradura. de Papel. Ed. da Aliança Cultural Brasil-Japão, 1988.

[2] Kasahara, Kunuhiko e Takahama, Toshie. Origami for Connoisseur. Japan Publications, Inc. Tokyo and New York, 1987.

[3] Imenes, L. M. Geometria das Dobraduras. Editora Scipione, 1988.

[4] Chemello, T. Brincando com Dobraduras. Ed. Global, 1987. [4]  Haga, A. e Kanegae, M. Brincando com Papel. Ed. Global, 1982.

 

 

José de Oliveira Siqueira, 24 anos, é bacharel em Estatística pelo IME-USP e atualmente presta serviços na área de Métodos Quantitativos e Informática na FEA-USP. E grande admirador da cultura japonesa e fascinado por Geometria.