L. J. Thys
Porto Alegre, RS

Da Revista La Science et Ia Vie, maio de 1985, número 812, Seção Ensino, recortei esta avaliação jocosa sobre o ensino de Matemática, proveniente do Laboratório de Física de Orsay.

"A reforma do Ensino está longe de atingir a unanimidade. Um grupo de professores de alto nível estudou a questão que preocupa a maioria dos futuros docentes: a evolução de um problema de Matemática. A seguinte comparação ajudará certamente a entender isto.

Ensino 1960. Um camponês vende um saco de batatas por 100 francos. Seus gastos de produção montam a  4/5  do preço de venda. Qual é seu lucro?

Ensino Tradicional 1970. Um camponês vende um saco de batatas por 100 francos. Seus gastos de produção montam a 4/5 do preço de venda, isto é, 80 francos. Qual é seu lucro?

Ensino Moderno 1970. Um camponês troca um conjunto P de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é igual a 100 e cada elemento m t M vale 1 franco. Desenhar 100 pontos representando os elementos do conjunto M. O conjunto F dos gastos de produção contém 20 pontos a menos que o conjunto M. Representar o conjunto F como subconjunto do conjunto M e responder à questão seguinte: qual é o cardinal do conjunto B dos benefícios (a desenhar em vermelho)?

Ensino Renovado 1980. Um agricultor vende um saco de batatas por  100 francos; os gastos de produção montam a  80 francos  e o lucro é de  20 francos. Tarefa: sublinhar a palavra "batata" e discutir o assunto com o vizinho. Ensino Reformado 1990. Um camponez kapitalista privilegiado cenriquece injustamente de 20 francos sobre um saco de batatas; analize o teksto e procure os eros do contudo de gramática, de hortografia, de putuassão e, depois, fale o que penca deste jeito de juntar "tutu". A apresentação termina com o seguinte comentário: 'É um pouco esquemático mas isso reflete bem a evolução dos estilos docentes".

 

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Nota
da RPM:

Em 1985, esta foi uma mensagem de alerta. É com a contribuição dos leitores que trabalha­mos para impedir que se realize a profecia para 1990. Vamos continuar esta luta contribuindo, lendo, perguntando, respondendo ou escrevendo. Temos certeza que se cada um fizer um pouco, cresceremos juntos e frustraremos os maus prognósticos dessa avaliação. Somos gratos ao colega L. J. Thys que, mais uma vez, partilha com o leitor da RPM as pérolas do seu arquivo.