Correspondência desta seção:
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RPM — Cartas do leitor

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     Livros...

Continuamos a receber muitos pedidos de informações sobre livros úteis ao professor. Algumas providências estão sendo tomadas junto a editoras, a fim de levar ao conhecimento do nosso leitor o que há disponível em nosso mercado. Simultaneamente, buscamos profissionalizar a publicidade na RPM, incluindo mais informações das editoras.

A esse propósito, reiteramos que as páginas de "matéria publicitária" veiculam as informações que nos são enviadas pelas editoras, não significando, portanto, que traduzam a opinião da SBM. Já as resenhas publicadas na seção Livros são examinadas e aprovadas pelo Comitê Editorial da RPM. Essa é uma seção que precisa ser reativada. Nesse sentido, a colaboração do leitor-professor é de suma importância: cada professor que conheça um novo livro pode enviar à RPM sua opinião, com elogios, críticas e dados tais como editora, edição, ano, enfim, uma pequena resenha. Gostaríamos de publicar, de uma só vez, a opinião de vários leitores sobre o mesmo livro.

Nessa linha, recebemos carta de agosto de 1987 (como o tempo corre!) do colega Sebastião Alves da Silveira, de Formiga, MG, a respeito do pedido de informação sobre a vida do matemático Souzinha (RPM 6, p. 61). Conta ele que uma biografia desse matemático foi publicada por um médico historiador, natural de Formiga, Dr. Leopoldo Corrêa (Souzinha: biografia de Joaquim Gomes de Souza). Editora Littera Maciel, Belo Horizonte, 1984, 210 p.)

Tais notícias são de bastante interesse para nós, professores de Matemática. Já vê o leitor-professor o quanto pode cooperar no esforço de melhorar a seção "Livros" da RPM.

 

 

     ...e o livro didático

Em carta dirigida à SBM, a colega Ilka Maria de A. Moreira, de Goiânia, GO, expressa seu sofrimento dos últimos três anos, quando tem acompanhado os livros que seus filhos estudam na escola. Sendo professora universitária, ela se preocupa com o "amontoado de coisas erradas" que as crianças estão aprendendo na escola. E junta às suas palavras algumas páginas de um livro-texto. Numa delas são apresentados dois conjuntos: um com 2 lápis e outro com 3 borrachas. A partir da comparação do número de elementos de cada conjunto, o texto conclui que "o conjunto de lápis é menor que o conjunto de borrachas", chegando (pasmem!) a escrever:

"conjunto de lápis < conjunto de borrachas".

Vai ser difícil convencer uma criança de que um conjunto formado por um elefante seja menor do que um com duas formiguinhas. Mais difícil, ainda, vai ser convencê-la de que essa "Matemática da escola" tenha alguma coisa a ver com o seu dia-a-dia e seu raciocínio. Por isso, as preocupações da colega de Goiás são nossas também.


Como fazer para melhorar o livro didático? Como dar condições ao professor de corrigir o livro adotado?

Há algum tempo, o INEP/MEC encomendou a uma equipe da Universidade Federal Fluminense uma análise dos livros comprados pela FAE para as quatro séries iniciais do 1 grau. Tomamos conhecimento de alguns dos resultados da análise dos textos de Matemática, em palestra proferida na PUC/RJ, patrocinada pelo Projeto Matemática, Comunidade e Universidade. O resultado da análise é desalentador, mas a seção "Livros" pode servir para atenuar um pouco esse estado de coisas. É preciso que o professor se acostume a reparar nos erros dos livros que adota e escreva para a RPM. São também importantes as informações positivas, como a presença de bons problemas, que tenham atraído a curiosidade do estudante, ou que tenham representado um desafio. Aspectos positivos e negativos de um livro são mais facilmente detectados quando o livro é adotado em sala. O depoimento de vários professores que tenham usado o mesmo livro, em regiões ou situações diferentes, vai, com certeza, ajudar os demais colegas e o próprio autor.

Leitor-professor, escreva para a RPM contando suas experiências com o livro-texto adotado em sala de aula. Vamos desistir dos livros que prejudiquem o ensino e vamos contribuir para melhorar os livros que ajudam a aprender e a pensar.

 

 

     Verde, que não te quero verde

O colega Ivan A. A. Fernandez, da Praia Grande, SP, corintiano inconformado com o que diz ser o "verde palmeirense" da nossa capa, envia-nos alguns problemas, entre eles o da ligação de água, luz e telefone em três casas.

RPM. Na RPM 11, p. 9 e na RPM 12, p. 42, você pode ver o quanto de Matemática está envolvido na solução desse problema! Quanto ao verde, você não pode esquecer um pouco o Palmeiras e pensar nas palmeiras, na nossa bandeira ou no canto do poeta?

 

 

     Enchente e concurso no Rio de Janeiro

O colega José Alves, de Nova Iguaçu, RJ, perdeu sua coleção da RPM nas enchentes do início deste ano. Junto da nova coleção o colega solicita a publicação das questões do concurso de janeiro de 88 para o Magistério Público no Estado do Rio de Janeiro.

RPM. Esperamos que o colega tenha recebido os números atrasados da RPM. Quanto às questões do concurso, já era nosso plano publicá-las. Foi um concurso com questões interessantes, bem enunciadas, cuja divulgação vai enriquecer o acervo do professor. No momento, entretanto, não dispomos de uma cópia dessas questões. Agradecemos a algum leitor que nos possa ceder uma.

 

 

     Ao professor Luiz Márcio Imenes

Escreve-nos Mário Aparecido da Silva, de Campinas, SP, para elogiar o trabalho de nosso colega colaborador, o Imenes, tanto na RPM e no Telecurso, quanto como professor e pessoa. Conta o exemplo de sua namorada, que hoje faz o curso de Engenharia Civil, tendo aprendido Matemática graças às aulas do Imenes pela TV. Pretende fazer economia para poder adquirir essas aulas em videocassete. RPM. Nós, colegas do Imenes na RPM. concordamos com o leitor.