Este ano o Brasil já participou de duas olimpíadas internacionais de Matemática: a 3.ª Ibero-americana e a 29.° Internacional.

A 3.ª Ibero-americana foi realizada no Peru, em abril, e contou com a participação de treze países.

Os quatro estudantes que representaram o Brasil conquistaram medalhas — uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Transcrevemos abaixo três dos seis problemas dessa Olimpíada, dois deles com a respectiva solução. Quanto ao terceiro:

 

Prêmio para o leitor

O leitor que enviar para a seção "Olimpíadas" da RPM a solução "mais eficiente" para o terceiro problema receberá, como prêmio, um exemplar autografado do novo livro anunciado na última capa desta  RPM e na p. 48. (Válido até 31/03/89)


1. As medidas dos ângulos de um triângulo estão em progressão aritmética e os comprimentos das alturas do mesmo triângulo também estão em progressão aritmética. Demonstre que o triângulo é eq
uilátero.

Solução:

Se os ângulos estão em  PA ,  como sua soma é   180°,  um deles medirá 60°.  Seja esse ângulo. Para os lados, temos  b a c  e, portanto, para as alturas,   hb ha hc.

Temos:

Simplificando, obtemos  4a2r2 + a4r4 = 0,   o que implica  r = 0.

 

2. Considere as expressões da forma x + yt + zt2com x, y, z números racionais e  t3 = 2.   Demonstre que:

se x + yt + zt2 0, então existem  u, v e w  racionais  tais que (x + yt + zt2) . (u + vt + wt2) = 1.

 

Solução

x + yt + zt2,   nas condições do problema, só é igual a zero se   x = y = z = 0.  A igualdade  (x+ yt + zt2) . (u + vt + wt2) = 1   é, então, equivalente ao sistema

Esse sistema terá solução se

Suponhamos  x, y  racionais e tais que

6xyz 4z3 2y3 x3 = 0.

Sem perda de generalidade podemos supor  x, y  inteiros e primos entre si. Vemos que  x é par; substituindo  por  2x'   e simplificando, obtemos

6x'yz 2z3 y3 4x' 3 = 0.

Portanto é par; substituindo  por  2y'   e simplificando, obtemos

6x'y'z z3 4y' 3 2x' 3 = 0,

o que mostra que z é par. Isso contraria a hipótese de serem x,y e z primos entre si. Portanto a única solução da equação é  x = y = z = 0.

 

3. Considere os conjuntos de n números naturais não nulos, nos quais não há três elementos em progressão aritmética. Demonstre que em um desses conjuntos a soma dos inversos de seus elementos é máxima.

(Prêmio para a solução "mais eficiente".)

 

A 29.ª Olimpíada Internacional de Matemática realizou-se em Canberra, Austrália, em julho deste ano. Contou com a participação de 49 países, num total de 268 estudantes. Os países que tiveram melhor desempenho foram União Soviética, Romênia, China, Alemanha Ocidental e Vietnã, nessa ordem.

Dois integrantes da equipe brasileira, Jun Takakura  e  Lenilson Barreira de Morais receberam menção honrosa pelo seu desempenho nesta olimpíada internacional.

Os problemas propostos foram bem mais difíceis do que os da Ibero-americana. Transcrevemos abaixo dois dos problemas propostos: o primeiro teve o maior índice de acertos, 98 em 268; o segundo teve o menor índice de acertos: apenas 11 em 268.

1. Consideram-se duas circunferências concêntricas e coplanares de raios R e r(R > r).  Sejam P um ponto fixo da circunferência menor e B um ponto variável que percorre a circunferência maior.Areta BP volta a concorrer com a circunferência maior no ponto C. A perpendicular / a BP por P volta a concorrer com a circunferência menor no ponto A (se / for tangente a essa circunferência em  P, A = P).

a)   Determine o conjunto de valores da expressão  BC2 + CA2 + AB2.

b)  Determine o lugar geométrico descrito pelo ponto médio de  AB.

é um quadrado perfeito. ab + 1