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O objetivo principal de escrever e enviar este trabalho foi o de oferecer alguns "critérios" de divisibilidade fáceis, porém não mnemônicos. Acompanha o trabalho uma tabela que permitirá a qualquer aluno verificar, com facilidade, se um dado número é, ou não, divisível por um dado número primo (entre 7 e 100). Concordo com a Prof. Carmen e com o Prof. Hermano (RPM 6, p. 21) quando afirmam que "um critério de divisibilidade só é útil quando for mais simples que a própria divisão"; portanto, fica a critério de cada um dos colegas aplicar esta sugestão em suas escolas.
*90, 80
e 90 foram colocados na tabela no lugar dos números menores 28, 33, 37, respectivamente, porque dão maior agilidade ao processo.
Dado um número n, seja b seu algarismo das unidades e a o número formado pelos demais algarismos. Por exemplo, se n = 33684, a = 3368 e b = 4. Então n será divisível por 7 se, e só se, a + 5b for divisível por 7.
A tabela
anterior permite reformular esta regra para obter critérios de divisibilidade
pelos números primos entre 7 e 100. Ela permite, ainda, o uso de dois
"métodos" que chamei de aditivo e subtrativo.
Divisibilidade por 7 Ex.: 33684 Na tabela: forma aditiva (q + 5b), começando com b = 4 e a = 3368,
77 é múltiplo de 7, logo 33684 também é, assim como 378 e 3388. Para tornar ainda mais prático o procedimento, faremos os cálculos em seqüência, separando mentalmente a ordem das unidades. Ilustraremos também a "forma subtrativa" (a - 2b), com o mesmo número 33684:
Ao apresentar as duas formas a meus alunos, deixo à escolha a que lhes for mais conveniente. Porém a "forma subtrativa" tem como grande inconveniente o fato de que o aluno já deve estar familiarizado com operações no conjunto Z. Aqui no Rio de Janeiro, os critérios de divisibilidade são ensinados na 5ª série e operações com número inteiros na 6ª série, o que não ocorre na Proposta Curricular de São Paulo. Sigamos: Divisibilidade por 11 Ex.: 3872
Ex.: 28574 Forma aditiva:
Não pretendendo alongar-me em exemplos, darei mais dois critérios para 17 e para 19:
Da maneira como a e b foram definidos, tem-se n = 10a + b O processo se resume em achar um número k tal que n = 10a + b seja um múltiplo do número primo p se, e só se, m = a + kb for múltiplo de p. Ora, da identidade n = 10m + (1 10k)b, deduz-se que: Se k for tal que 1 10k: seja divisível pelo número primo p, então: i) se p ( 2 e , 5) dividir n, p dividirá m; ii) reciprocamente, se p dividir m, p dividirá n. Para concluir que um número primo p, p 2 e p 5 é um divisor de n se, e somente se, ele for um divisor de m, podemos escolher k de modo que p seja um divisor de 1 - 10k e é este o "segredo" da tabela. Ilustrando: p = 7: 1 l0k é divisível por 7 para k = 5, k = 2 (e para muitos outros valores de k, porém todos de valor absoluto maior). Daí, a forma aditiva a + 5b e a subtrativa, a 2b, isto é, no exemplo apresentado: n = 33684 é divisível por 7 m = 3388 é divisível por 7 m' = 378 é divisível por 7 m" = 11 é divisível por 7.
p
= 11:
1
10k é
divisível por 11 para
k = 10, k = 1, etc. Daí a forma aditiva
a + 10b e a subtrativa, a
b. Para o leitor familiarizado com congruências, "achar k de modo que p seja um divisor de 1 10k equivale a resolver a equação 10k: = 1 (mod p) que tem infinitas soluções para p e 10 primos entre si, sendo todos os valores de k côngruos entre si, módulo p.
Bibliografia [1] Petrofrezzo, A. J. & Byrkit, D. R. Introducción a Ia teoria de los números. Editorial Prentice/Hall International, 1972. [2] Niven, J. & Zuckerman, H. S. Introducción a Ia teoria de los números. Editorial Limusa, 1976. [3] Peterson, J. A. & Hashisaki, J. Teoria de Ia Aritmética. Editorial Limusa. Wiley S.A., 1969. [4] Táboas, C. M. G. & Ribeiro, H. S. RPM 6, p. 21, 1985. [5] Dante, L. R. RPM 10, p. 33, 1987.
NR. Sobre critérios de divisibilidade, a RPM recebeu, também, um trabalho da autoria de Roberto Ribeiro Paterlini, da Universidade Federal de São Carlos. O trabalho do Professor Paterlini descreve o processo anterior e apresenta outros critérios de divisibilidade por números primos. Ilustraremos um deles através de dois exemplos, deixando para o leitor a tarefa de descobrir, "como e por que funciona".
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