Luiz Márcio Imenes
FUNBEC

Esta história passou-se em 1986, no 2º colegial do Externato Elvira Brandão. Naquele semestre, estávamos estudando Análise Combinatória, Probabilidades e noções básicas de Estatística. Para o estudo da distribuição binomial, era necessário conhecer a fórmula de Newton para o desenvolvimento de (a + b)n. Os alunos já haviam sido apresentados ao triângulo de Pascal e agora estudávamos as propriedades dos coeficientes binomiais.

Para demonstrar que

usei o argumento clássico: já sabemos que

fazendo  a = b = 1,   resulta:

Os alunos não gostaram. Não souberam dizer do quê. Interpretei assim: para quem ainda não tem uma certa vivência com a Matemática, que, em geral, só se adquire com o tempo e muita dedicação, a idéia de particularizar o resultado geral passa despercebida, não é captada. Retomar, explicar de novo, insistir no argumento, tudo isto, ajuda, mas não resolve. Fica faltando alguma coisa, que não sei dizer o que é. O fato é que eles não se convenceram. E eu não tinha outro argumento!

Passados alguns minutos, o Adriano Henriques, aluno brilhante, apresentou outra justificativa. Eu não o compreendi, o sinal bateu e decidimos deixar para a próxima aula.

Custou um pouco para que eu o compreendesse e ele conseguisse se expressar com clareza. Vou procurar reproduzir, na medida do possível, a linguagem e o raciocínio que ele, finalmente, conseguiu sintetizar.

Os coeficientes binomiais são os números que aparecem no triângulo de Pascal. Tendo-se uma linha qualquer, sabemos construir a linha seguinte:



Para obter o m fazemos: a + b = m e para obter o n fazemos: b + c = n. Então o b, que é de uma linha, vai "aparecer" na linha seguinte duas vezes: uma vez "dentro" dome outra vez "dentro" do n. Isto também vale para os dois extremos (que são sempre iguais a 1), porque eles são repetidos nas duas pontas da linha de baixo.

Deste modo, ao passar, de uma linha para outra, a soma dos elementos da linha dobra, em relação à anterior. Como na linha 1, a soma é 1 + 1=2, então na linha  a soma é  2".

A esta altura, os alunos que ainda estavam interessados na discussão, finalmente, se convenceram.

 

Você está interessado nestes anúncios? E na nova seção?
Respondendo à idéia da criação de uma nova seção (RPM 11, p. 18), alguns colegas já enviaram suas sugestões de nomes para ela e alguns anúncios. A título de pré-lançamento, apresentamos já estes anúncios, esperando inaugurar a nova seção no próximo número.

 

 

 

 

 

 

Às Escolas:
Professora licenciada pelo IME-USP, lecionando atualmente na rede particular, tem interesse em lecionar fora de São Paulo.

Escolas podem dirigir-se a:
Cristina Luiza Garbuid
R. José Garbuid, 66
04613 — São Paulo — SP

 

Você tem este livro?
Licenciando necessita do livro, esgotado em sua cidade, do Prof. Geraldo Ávila, Funções de uma variável complexa, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro, 1974.

Se o colega puder cedê-lo, dirija-se a António Araújo de França
R. Leonel Coelho, 269
Conj. Pedro Gondim
58030 — João Pessoa — PB

 

 

 

 

 

Você tem estas informações?
Licenciado em Matemática deseja continuar seus estudos a fim de ser Professor no
3º grau de Cálculo. Informações sobre cursos e pré-requisitos podem ser enviadas a

Décio Dias Barreiras

R. Paes Sarmento, 104
03542 — São Paulo — SP